Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg
Descrição de chapéu Corpo jornalismo

Os ratos asquerosos saíram do esgoto onde estavam escondidos

Os criminosos perversos estão destruindo a saúde física e mental dos brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu sou do tempo...

Nunca imaginei que iria escrever "eu sou do tempo", mas, já que não encontrei um jeito melhor, é assim mesmo que vou começar.

Eu sou do tempo em que os jornais eram muito mais do que um meio de informação; eram um prazer, uma necessidade e um vício.

Desde menina eu sou viciada em jornais. Lia, de cabo a rabo, os jornais que meu pai comprava: A Tribuna de Santos, Estadão e Folha de S.Paulo. A Folha sempre foi o meu preferido. Mais do que ler, eu recortava todas as notícias que me interessavam e guardava em pastas.

Imagens de logotipos de aplicativos de redes sociais
Para fugir das notícias depressivas, as pessoas pararam de ler e assistir ao noticiário para acompanhar as redes sociais - Denis Charlet - 29.mar.20/AFP

Na faculdade, além de ler quase uma dezena de jornais e revistas, escutava os noticiários nas rádios. Acredite se quiser: eu adorava "A Voz do Brasil".

Em 2007 e 2008, quando passei alguns meses trabalhando na Alemanha, Espanha e Suécia, pedi para o meu jornaleiro guardar todos os jornais. Na volta, passei dias e dias lendo e recortando quilos de jornais acumulados.

Até hoje, recorto e guardo tudo o que acho importante. Meus armários estão abarrotados com os recortes das notícias que guardo desde a infância.

Como colunista da Folha, desde junho de 2010, guardo todas as mensagens que recebo dos meus leitores e leitoras. Com especial carinho, guardei os inúmeros e-mails que recebi sobre as colunas "A bela velhice" (16/10/2012) e "O sexo das mulheres mais velhas" (28/5/2019), e o e-mail de uma leitora que colou na geladeira, para reler todos os dias, "A arte de dizer não" (1º/1/2013).

Por ser completamente viciada e ter consciência da importância dos jornais na minha trajetória pessoal e profissional, fiquei bastante preocupada quando li o relatório sobre o consumo de notícias no "Digital News Report 2022" do Reuters Institute. A pesquisa, realizada com 93 mil leitores em 46 países, encontrou que, na média dos países pesquisados, a porcentagem de pessoas que evitam ler notícias "depressivas" passou de 29%, em 2017, para 38%, em 2022. A porcentagem de brasileiros que fogem das notícias "depressivas" é a mais alta da pesquisa: passou de 27% para 54% nos últimos cinco anos.

A pesquisa mostrou que 64% dos brasileiros preferem buscar informação nas mídias sociais, como YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok.

Mas onde encontrar notícias "não depressivas" no Brasil?

Os crimes e a barbárie que estamos testemunhando no Brasil, segundo uma médica de 52 anos, estão matando, adoecendo e intoxicando todos os brasileiros.

"No ano passado, quase morri: tive ataques de pânico e um AVC. Meu cardiologista me mandou evitar ler jornal e assistir a noticiários na televisão. É impossível viver no Brasil e não sentir medo, estresse, ansiedade, impotência e depressão. É só ódio, violência e destruição. Como dormir com quase 700 mil mortes por Covid e 33 milhões de brasileiros passando fome? E, o pior de tudo, com esses monstros assassinos no poder? Só de ouvir o nome do psicopata genocida já passo mal. Aqui em casa é proibido falar o nome dele e dos seus cúmplices corruptos e vagabundos. Ver esses criminosos na televisão me deixa tão enojada que tenho vontade de vomitar".

Ela saiu do grupo de WhatsApp da família, pois o cunhado fez uma série de "brincadeirinhas" ameaçadoras.

"Quando pedi para ele parar de enviar fake news, ele me xingou de ‘velha feminista comunista’ e postou uma foto com dois revólveres. Ele sempre foi um canalha desprezível, mas agora assumiu que é um fascista fanático. Os ratos asquerosos, inclusive dentro das nossas famílias, saíram do esgoto onde estavam escondidos".

"O Brasil dos golpistas criminosos é tóxico", afirmou a médica. Os brasileiros estão doentes, angustiados e deprimidos. Os assassinos perversos estão destruindo a saúde física e mental dos brasileiros. Daí a necessidade de fugir de notícias "depressivas" para tentar se manter viva e saudável.

"Como brasileiros que se acham ‘do lado do bem e de Deus’ podem se identificar com quem diz que Jesus Cristo não comprou pistola porque não tinha na época em que viveu? Será que existe vacina para curar o mal, a ignorância e a perversidade?"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.