Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.
Para PT, julgamento de Lula vai constranger STF sobre prisão em 2ª instância
O PT acredita que o julgamento de Lula, em janeiro, vai constranger o STF (Supremo Tribunal Federal) a manter a possibilidade de prisão de condenado em segunda instância. Juízes e magistrados têm defendido a manutenção da regra, pressionando a corte a não modificá-la.
NA PAREDE
Na opinião de dirigente do partido, o julgamento de Lula vai emparedar o STF, pois a tese será apreciada no momento em que se discutirá se o petista, caso condenado, será ou não preso. A decisão do Supremo influi no cumprimento de pena de outros réus da Operação Lava Jato.
LONGA DATA
Um ministro da corte afirma, no entanto, que a discussão sobre a prisão depois de condenação em segunda instância é antiga e não será conturbada pelo caso de Lula. Que teria até chance de, nas regras atuais, conseguir habeas corpus no STF contra a sua eventual prisão caso haja sinais de que ela é abusiva.
DEGRAU
E a defesa do ex-presidente estuda recorrer ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) caso consiga elementos que mostrem que o processo contra Lula tramitou de forma acelerada no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) em comparação com o de outros investigados da Lava Jato.
ACELERA, LULA
Há dúvidas no entorno de Lula, no entanto, se a melhor estratégia para ele será dar ênfase à contestação de uma eventual celeridade inusual do TRF-4. A população poderia adotar para o petista a máxima de que quem não deve não teme e deveria querer ser julgado rapidamente.
ATÉ O FIM
Há setores do PT que defendem que até mesmo se for preso Lula deve ser inscrito no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como candidato do partido à Presidência.
-
FESTA EM CASA
A Casa Natura Musical recebeu festa na terça (12) com shows de nomes da música brasileira como Dona Onete, Margareth Menezes, Emicida e Rael. A modelo Pathy Dejesus e as cantoras Assucena Assucena e Raquel Virgínia, da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, compareceram ao evento.
-
SALDÃO
A Prefeitura de São Paulo quer parcelar as dívidas de multas de trânsito em até 12 vezes. A Secretaria da Fazenda enviou na segunda (11) um projeto de lei sobre o tema para a Câmara Municipal. Com a aprovação, a administração pretende arrecadar parte dos cerca de R$ 2 bilhões de infrações de trânsito que deixou de receber.
COTAS
O Ministério da Cultura (MinC) firmou uma parceria com a Unesco para a formulação de uma política de inclusão no setor audiovisual. A ideia do MinC é diminuir diferenças ligadas principalmente a gênero e raça. De acordo com dados levantados pelo ministério, apenas 30% dos filmes financiados pelo Fundo Setorial de Cinema têm mulheres como diretoras.
COTAS 2
"A Unesco vai fornecer consultores para nos ajudar a definir que medidas podemos tomar para equalizar isso", diz o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Formação e capacitação voltadas para mulheres estão entre as ideias.
ENTÃO É NATAL
O grupo de serenatas Trovadores Urbanos fará um "flash mob" (apresentação surpresa) no Mercado Municipal no domingo (17). Vestidos de Papai Noel, dez cantores da trupe paulistana se revelarão em meio ao público e entoarão músicas natalinas. A ação começará às 11h.
EU SOZINHA
A atriz Denise Stoklos estrelará em 2018, ano em que completa 50 anos de carreira, o monólogo "Denise Stoklos em Extinção, de Bernhard". A peça, baseada em um livro do dramaturgo Thomas Bernhard, estreia em março em São Paulo.
-
A MUITAS MÃOS
O psicanalista Christian Dunker e os escritores Cristóvão Tezza e Julián Fuks lançaram o livro "Ética e Pós-Verdade" na terça (12), na Livraria Cultura da av. Paulista. A editora Márcia Ligia Guidin também passou por lá.
-
CURTO-CIRCUITO
Começa hoje a 1ª Feira de Livros da Cultura, com publicações de 21 editoras com desconto mínimo de 50%. Até sábado (16), na Galeria Olido.
A exposição coletiva "Fuga" abre hoje. Às 19h, na Verve Galeria.
Eliete Negreiros fala sobre a representação do amor na obra de Paulinho da Viola. Às 19h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade