Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Os comitês de mobilização que o PT criou nos Estados para o julgamento de Lula estão se preparando para organizar protestos em todo o país em caso de condenação do ex-presidente, no dia 24, por um placar unânime, que torne a candidatura dele praticamente inviável. E também em caso de prisão.

POR CIMA
Dirigentes do partido acreditam que as cortes superiores não manteriam Lula preso, concedendo a ele um habeas corpus. Mas a eventual detenção e sua manutenção por cortes superiores será encarada, segundo integrante da legenda, como "declaração de guerra". E a senha para protestos permanentes.

PLANO A
Com Lula condenado, mas solto, o partido pretende,como já alardeado, inscrevê-lo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mesmo tendo certeza da posterior impugnação da candidatura. Pelo plano, o ex-presidente tocaria a campanha até ser afastado pela corte eleitoral, em setembro, e "empurraria" um candidato na última hora.

CESTA
O PT está seguro de que um candidato indicado por Lula, ainda que perto das eleições, pode chegar ao segundo turno.

Segundo o Datafolha, 29% dizem que votariam "com certeza" num nome apoiado pelo ex-presidente. Outros 21% talvez votassem neste candidato.

PORTA ABERTA
O número de visitas ao Portal da Transparência Estadual, que disponibiliza informações sobre contratos, receitas e despesas públicas, cresceu 13% em 2017, em comparação com o ano anterior. Segundo dados da Ouvidoria-Geral do Estado de SP, foram quase 1,5 milhão de acessos no ano passado.

SALÁRIO
Ainda de acordo com o órgão, o assunto mais buscado foi a remuneração de servidores públicos.


IDENTIDADE
A brasiliense Gabrielle Joie, 19, trabalhava como vendedora de uma loja na rua Oscar Freire, em SP, quando foi convidada pelo diretor Bruno Barreto a fazer um teste para o elenco da série "Toda Forma de Amor", no Canal Brasil.

Aprovada, Gabi interpreta Marcela, uma transexual -como ela própria. "[O enredo] fala desse processo de buscar independência e lidar com coisas que as pessoas não entendem", diz a modelo. A série estreia no primeiro semestre.


PARA TODOS
A Secretaria Municipal da Cultura vai inaugurar a Casa de Cultura de Parelheiros em abril. O distrito é o único da cidade que ainda não possui nenhum equipamento cultural. O local foi construído para ser um teatro, mas era utilizado pelo Conselho Tutelar.

NOVO CEP
O secretário da Cultura, André Sturm, fez acordo com a Secretaria de Justiça do Estado e conseguiu a transferência do Conselho Tutelar. O imóvel será reformado.


NOVOS TEMPOS
Os atores Bruno Gissoni e Caio Castro e os empresários Pierre Grego e Pedro Braun se despediram de 2017 em São Miguel dos Milagres, em Alagoas. O nadador Thiago Pereira, sua mulher, Gabriela Pauletti, a chef Morena Leite e a modelo Natalia Zambiasi curtiram a virada do ano em Trancoso. A modelo Fernada Motta, o stylist Matheus Mazzafera e o DJ Jack-E festejaram em Florianópolis.


RISO
O Ministério da Cultura autorizou o humorista Sérgio Mallandro a captar R$ 875 mil para uma turnê de um espetáculo de stand-up que deve passar por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Natal, Teresina e Goiânia.

COISA SÉRIA
Segundo a produção, a apresentação será voltada também para surdos e deficientes visuais, com recursos de comunicação e também de acessibilidade para esses públicos.


CURTO-CIRCUITO

A banda BaianaSystem faz show na Comedoria do Sesc Pompeia. Às 21h30, de hoje até sábado (6).

O CCBB exibe os documentários "Presos em Flagrante" e "Cartagena", do diretor Raymond Depardon. Às 19h.

A exposição "Flusser e as Dores do Espaço" segue em cartaz até o dia 28/1. No Sesc Ipiranga.

O videomaker Bruno Treviso terá um trabalho projetado em uma mostra de fotografias no Las Alhajas Palacio. Hoje, em Madri.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.