Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSOL lidera ranking de novos filiados em 2017; MDB, PT e PSDB têm perda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Alan Marques/Folhapress O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) durante discurso contra o relatório do deputado Ricardo Izar (PP-SP), no plenário da Câmara dos Deputados
O deputado federal Jean Wyllys, uma das lideranças nacionais do PSOL

O PSOL foi o partido que mais ganhou filiados em 2017 e o MDB, o que mais perdeu, segundo relatório concluído pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta semana, com os dados de dezembro.

SOBE E DESCE
A sigla fundada por dissidentes do PT fechou o ano com 24 mil novos nomes em relação a janeiro, mantendo tendência de alta dos últimos anos. Apesar do aumento, é o 25º partido no quesito número de filiados. Já a legenda do presidente Michel Temer registrou a saída de 4.528 membros, mas tem no total 2,3 milhões —é a maior do país.

TERMÔMETRO
O PT, que vem divulgando que pedidos de filiação cresceram após a condenação do ex-presidente Lula, fechou o ano com menos 82 integrantes. A sigla é a segunda maior do país, com 1,5 milhão de membros. Em seu site, no entanto, diz ter 1,8 milhão. A diferença pode ser causada pelo intervalo entre o envio dos dados e a atualização no TSE. O tribunal não informa números de desfiliações.

TERMÔMETRO 2
O PSDB, terceiro maior partido, fechou 2017 com 1,4 milhão, mas perdeu 10 mil pessoas ao longo do ano.

TOM FESTIVO
O "CarnaLula", ato organizado pelo MBL (Movimento Brasil Livre) em Porto Alegre (RS) no dia 24, será "a comemoração de uma decisão que já foi tomada", diz Pedro Franco, liderança gaúcha do grupo. Para ele, há provas suficientes para confirmar a condenação do ex-presidente.

FESTIVO 2
Os organizadores esperam receber políticos da região Sul que apoiam o MBL.

O prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB), que chegou a pedir o Exército e a Força Nacional na cidade, foi convidado, segundo Franco.

TRINCHEIRA
Ao longo do mesmo dia, o PT e movimentos sociais farão manifestações na capital gaúcha em defesa de Lula.

TERCEIRO SINAL
A peça "Amigas, Pero no Mucho", escrita por Célia Regina Forte, reestreou na quarta (10), no Teatro Folha. O espetáculo tem Elias Andreato, Nilton Bicudo e Leandro Luna no elenco e conta com apresentação de piano de Anderson Beltrão.


COMPLETA TRADUÇÃO
A festa de aniversário de São Paulo, no dia 25, no Vale do Anhangabaú, vai contar com uma homenagem à cantora Rita Lee durante a tarde. Tulipa Ruiz, Marina Lima, Letrux e Raquel Virgínia, da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, vão participar do tributo, cantando músicas da roqueira. À noite, Anitta será a atração principal do evento, que é gratuito.

DO ALTO
Também no dia 25, o edifício Altino Arantes, conhecido como "Banespão", será reinaugurado. O local, fechado desde 2015, abrirá para visitação no dia seguinte. O prédio passará a se chamar Farol Santander e funcionará como um centro de empreendedorismo, cultura e lazer, além de um mirante.

LEI DO RETORNO
Dos 72 fisioterapeutas demitidos em setembro pelo grupo Leforte, que gere o hospital Bandeirantes, 25 disseram ter interesse em voltar aos cargos após a Justiça decidir pela recontratação dos funcionários. Eles foram dispensados para a terceirização do setor. Segundo a empresa, oito não voltarão por estarem em outro emprego.

RETORNO 2
Após recorrer na Justiça e perder, o grupo Leforte assinou acordo com o Ministério Público do Trabalho, na segunda (8), comprometendo-se a readmitir profissionais que quiserem retornar e assegurar estabilidade a eles.

RONDA
A Polícia Militar de SP realizou 345 abordagens e prendeu quatro pessoas no Réveillon da avenida Paulista deste ano. Também houve a apreensão de uma "arma branca". Na virada anterior, segundo a PM, foram 282 abordagens e nove prisões.


CADÊNCIA E RITMO
O monólogo "O Compositor Delirante", interpretado por Daniel Kronenberg, teve reestreia no Espaço Parlapatões na quarta (10). Os atores Ando Camargo, Ricardo Monastero e Igor Pushinov passaram por lá. O espetáculo é inspirado na obra de Beethoven.


CURTO-CIRCUITO

A Casa do Baixo Augusta faz programação pré-Carnaval. Até o dia 31 de janeiro.

Sérgio Mamberti e Ricardo Gelli reestreiam nesta sexta (12) a peça "Visitando Sr. Green". Às 21h30, no Teatro Jaraguá.

A peça "As Criadas" estreia nesta sexta (12). Às 20h30, no teatro Aliança Francesa.

Começa nesta sexta (12) e vai até o domingo (14) a 6ª Tattoo Week Rio. No Centro de Convenções Sulamérica.

com JOELMIR TAVARES (interino), BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.