Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

A ala jovem do MDB pedirá a expulsão do ex-deputado Eduardo Cunha e do ex-governador Sérgio Cabral se os dois membros do partido não tomarem a iniciativa de pedir a desfiliação nas próximas semanas.

IMAGEM
"A saída deles é uma forma de oxigenar o partido e mostrar à sociedade que não comungamos dessas práticas", diz Assis Filho, presidente da Juventude do MDB. O assunto será discutido pelo grupo em março. Caso até lá os dois políticos, presos em decorrência da Lava Jato, continuem filiados, "passarão por esse constrangimento de terem a expulsão solicitada", afirma o líder partidário.

HISTÓRICO
A Juventude foi a responsável por pedir a expulsão dos senadores Kátia Abreu (TO) e Roberto Requião (PR), por infidelidade. O conselho de ética da legenda aprovou o desligamento dela e analisa o dele.

OUTRO LADO
Na defesa de Fernando Haddad e dos outros filiados indiciados pela Polícia Federal sob suspeita de caixa dois na eleição do ex-prefeito, o PT centrará esforços no argumento de que a ação atende a fins políticos e é guiada pelo calendário eleitoral, com interesse em prejudicar a sigla.

DE LADO
"Indícios e materialidades são deixados de lado, ferindo o devido processo legal", diz o advogado Vitor Marques, do setorial jurídico da sigla. A corporação afirma não se pronunciar sobre investigações.

PULSO
A decisão da PF atinge indiretamente a campanha de Lula ao Planalto e a de Luiz Marinho ao governo de SP. Haddad é o coordenador do programa de governo do ex-presidente. Chico Macena, também indiciado, assumiu o mesmo papel na equipe de Marinho.

DE RASPÃO
E Eduardo Suplicy (PT-SP) foi aprovado no exame para recuperar a carteira de motorista, que havia perdido por excesso de multas. O vereador acertou 21 de 30 questões, o mínimo necessário para ter a permissão de volta.


LENDAS DA ÍNDIA
Os atores Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi estrearam a peça "Os Guardas do Taj", que tem direção de Rafael Primot e João Fonseca, no Teatro Raul Cortez, no sábado (13). Os também atores Tarcísio Meira, Glória Menezes e Ana Lúcia Torre estiveram no evento. A apresentadora Adriane Galisteu, a cantora Ester Campos e o ex-secretário municipal Gabriel Chalita também compareceram.


BATATA QUENTE
O valor da cesta básica no Estado de São Paulo registrou queda de 2,91% e fechou 2017 custando R$ 651,58 -um ano antes, estava em
R$ 671,13. A batata foi o item que mais subiu (20%), seguida por cebola (14%), salsicha (12%) e creme dental (12%). Entre as principais reduções de preço estão a do feijão (39%) e a do alho (27%).

O levantamento foi feito pelo Procon-SP e pelo Dieese.

VAI...
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) diz que pedirá ao Ministério da Cultura detalhes sobre o uso de dinheiro da Lei Rouanet em dezembro. Ele entrou em bate-boca com o ministro Sérgio Sá Leitão no Twitter após a publicação pela coluna, no sábado (13), de que o governo acelerou a análise de contas dos projetos apoiados.

...E VOLTA
Cavalcante chamou de "frouxa" a nova regulamentação da lei publicada pelo ministro, que rebateu, dizendo que sua instrução "produziu o melhor dezembro da Lei Rouanet". Diante da informação de que o parlamentar requisitará as planilhas, Sá Leitão escreveu: "Faça, deputado. Será um prazer".

OUVINDO VOZES
A Globo passará a transmitir pelo pay-per-view do "Big Brother Brasil" as orientações e advertências dirigidas aos participantes do programa. Antes, os recados eram ouvidos pelo espectador apenas esporadicamente. A câmera do "confessionário", onde os confinados se comunicam com os diretores da atração e com o apresentador Tiago Leifert, também poderá ser vista pelo serviço de streaming da emissora.


AQUECENDO O TAMBOR
O cantor e ator Tiago Abravanel se apresentou na festa de pré-Carnaval do bloco Gambiarra, na Audio, na sexta (12). A drag queen Gloria Groove, a atriz Larissa Manoela e o DJ Miro Rizzo também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O espetáculo de circo e dança "Bollywood Clown - Pompeia Empowering Party!" estreia nesta terça (16). Às 20h, no Sesc Pompeia.

Começa nesta terça (16) o encontro Brincadeiras do Congo, com histórias e danças do país africano. Até o dia 26, no Museu Afro Brasil.

O cantor Oswaldo Montenegro faz show de estreia da turnê "Serenata". No sábado (20), às 22h30, no Espaço das Américas.

com JOELMIR TAVARES (interino), BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.