Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Nestor Cerveró progride para regime semiaberto

Ele decidiu que não vai procurar emprego e segue em prisão domiciliar

Um dos primeiros condenados na Operação Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró progrediu para o regime semiaberto e já pode sair para trabalhar, das 10h às 20h.

CLASSIFICADOS

Cerveró, no entanto, não está usufruindo do benefício. Ele decidiu que não vai procurar emprego e segue em prisão domiciliar.

TURMA

A posição que o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), adotará na 2ª Turma, se o pedido de Lula para não ser preso chegar ao colegiado, segue sendo uma incógnita para advogados e até mesmo para alguns de seus colegas.

ENTRELINHAS

Embora o magistrado tenha votado contra a possibilidade de prisão depois de condenação em segunda instância, ele afirmou, em nota de maio do ano passado, que não tenderia a insurgir-me contra referida diretriz. O texto respondia a informações da coluna justamente sobre como o STF julgaria uma eventual prisão de Lula.

ESPELHO

Há votos do ministro, no entanto, que dão esperança a advogados ligados ao PT. Em um deles, de agosto, Celso de Mello concedeu habeas corpus a condenado que teve a prisão determinada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), justamente o que julgou e deve ordenar a detenção de Lula.

BONS MOTIVOS

No voto, Mello considerou que o TRF-4 não tinha fundamentado a ordem de prisão, condição necessária para que ela fosse efetivada.

FILA

Geraldo Alckmin embarcou em avião de carreira para Brasília, na terça (6). Foi à posse de Luiz Fux na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e para reunião do PSDB que discutirá, nesta quarta (7), a reforma da Previdência. De 46 parlamentares do partido, cerca de 30 devem votar a favor, afirmou ele à coluna no ônibus que leva os passageiros à aeronave.


LETRA E MÚSICA

O compositor Guinga lançou na segunda (5) o songbook The Music of Guinga. O cantor Pedro Iaco, a produtora Fernanda Marques e o designer gráfico Roberto Urbano foram ao evento, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.


AQUI NÃO

O prefeito João Doria (PSDB) pediu reforço na fiscalização para evitar que foliões façam xixi nas ruas durante o Carnaval paulistano. Para isso, a Guarda Civil Metropolitana vai ampliar o efetivo de apoio aos fiscais. Serão, ao todo, 760 guardas por dia nos quatro dias de folia. A multa para quem for pego urinando é de R$ 500.

TAL FILHA

Fernando Haddad comemorava no fim de semana a entrada da filha, Carolina, na Poli da USP. Ele também estudou e é professor do departamento de ciência política na mesma universidade.

CORREIO

Um grupo de sete membros do conselho consultivo do Iphan, órgão federal de patrimônio, solicitou à presidência da entidade que a construção das torres de Silvio Santos ao lado do Teatro Oficina seja avaliada pelo conselho e não pelo setor técnico, como ocorre normalmente.

 

A carta diz que há uma ameaça concreta de transformação de ambiência [do edifício do teatro].

DEIXA DISSO

O Iphan diz que apresentará um informe sobre o processo em uma reunião do conselho para que os membros opinem. Afirma, no entanto, que é uma instituição técnica e cabe ao seu corpo de servidores avaliar projetos como esse.

MISTURA

O Centro Cultural São Paulo receberá em março uma exposição do artista francês Jean-François Rauzier, que cria paisagens a partir de fotografias e manipulação digital. A mostra terá montagens feitas com imagens do Rio, Brasília e Salvador.


UMA DÉCADA

O ator e apresentador Oscar Filho completa, em 2018, dez anos em cartaz com seu show solo de comédia Putz Grill...; o espetáculo estreia nova temporada no Teatro MorumbiShopping no dia 3 de março


CURTO-CIRCUITO

O curso Políticas na Arte está com inscrições abertas até a sexta (9). As reuniões serão no Galpão VB.

A Emmathomas Galeria participa da ZonaMaco, na Cidade do México, com apresentação solo do artista Carlos Mélo. A partir desta quarta (7) até o domingo (11).

O espetáculo Romeu e Julieta 80, com Renato Borghi e Miriam Mehler, faz sessão extra na quinta (8). Às 21h, no Sesc Ipiranga.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.