Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSDB torce para que Lula não seja preso

Detenção do petista não levará multidões às ruas

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo
O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo - Zanone Fraissat-27.dez.2017Folhapress

O PSDB torce para que Lula não seja preso. Na avaliação de integrantes da cúpula do partido, a detenção do petista não levará multidões às ruas ---mas pode gerar "ressentimento" e aumentar a imprevisibilidade da campanha eleitoral.

ZEBRA

A situação poderia favorecer, por esse raciocínio, o surgimento de um "outsider" na eleição que atropele de vez o candidato tucano, Geraldo Alckmin, hoje com 8% na pesquisa Datafolha. A abstenção também poderia aumentar.

NEM AÍ

Já Fernando Henrique Cardoso tem falado sobre a necessidade de "serenidade", sem dar muita importância, no entanto, à prisão.

EM LINHA

O ex-presidente tem mantido canais com setores do PT. Ele e Fernando Haddad se encontraram nesta semana para uma conversa que varou a madrugada.

EM LINHA 2

Haddad é hoje uma das pessoas mais próximas de Lula, coordenando o que poderia ser seu programa de governo.

NA TURMA

Paulo César Espírito Santo é coautor da ação em que o juiz Marcelo Bretas, do Rio de Janeiro, conseguiu garantir auxílio-moradia, em 2015.

A parceria chamou a atenção de advogados: Espírito Santo é também desembargador do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) e costuma endossar a maioria das decisões que Bretas toma na segunda instância.

NA TURMA 2

O desembargador Abel Gomes, do TRF-2, também recorreu à Justiça para garantir o pagamento de auxílio-moradia. Ele é o relator, no tribunal, dos casos que Bretas julga e que chegam à segunda instância. Está na mesma turma de Espírito Santo, que é o revisor. E também costuma endossar as medidas do juiz.

TAPETE VERMELHO

A Medalha Cidade de São Paulo foi entregue pelo prefeito João Doria em uma cerimônia na terça (30), no Theatro Municipal. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o publicitário Nizan  Guanaes, o ator Tom Cavalcante, a ex-jogadora de basquete Hortência, a diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, o empresário Carlos Jereissati Filho, o coreógrafo Ismael Ivo, o maestro Roberto Minczuk e a geneticista Mayana Zatz estiveram entre os premiados. O vice-prefeito Bruno Covas também compareceu.


É PIQUE!

Ainda brigado com o filho Marcelo, Emílio Odebrecht completou 73 anos no dia 25 de janeiro. Passando a temporada na casa de praia da família em Busca Vida, na Bahia, ele foi até Salvador para jantar em um restaurante. Sem grandes comemorações e com poucas pessoas na mesa.

CORTE

O vereador Fernando Holiday (DEM) quer extinguir o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). A proposta está em um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município de sua autoria para o qual ele começará a buscar apoio de colegas na Câmara Municipal. Para protocolar o texto, são necessárias as assinaturas de ao menos um terço dos parlamentares da Casa.

CORTE 2

Segundo Holiday, o TCMSP é uma estrutura "caríssima e desnecessária". "O controle contábil pode ser feito pelo Tribunal de Contas do Estado, tal e qual ocorre com os outros municípios", aponta o vereador na justificativa de sua proposta. "[A extinção] traria uma economia gigantesca", diz o parlamentar.

MENOS FUMAÇA

O número de fumantes é menor entre quem tem plano de saúde, segundo a FenaSaúde, que representa empresas do setor. De acordo com a entidade, que se baseou em dados do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar, de 2008 a 2016 houve redução de 31% no total de tabagistas no Brasil ---entre os clientes de planos, a redução foi de 41%.

FUMAÇA 2

Ainda segundo a FenaSaúde, no Brasil há 11% de fumantes declarados, o que cai para 7,3% entre quem adquire serviços suplementares de saúde. Segundo a entidade, colaborou para essa redução o maior investimento das operadoras em campanhas de conscientização sobre os malefícios do fumo.

CRIVO

O produtor Jô Santana realizará no Itaú Cultural, em maio, as audições para o musical que prepara sobre dona Ivone Lara. Serão selecionados 20 atores e 8 músicos, que incluem, além da protagonista, a intérprete da psiquiatra Nise da Silveira, que foi amiga da sambista.


O espetáculo estreará em setembro no Rio e virá a São Paulo em março de 2019.


CURTO-CIRCUITO

O concurso Miss Município de São Paulo 2018 ocorre nesta quinta (1º). Às 20h30, no Shopping Mega Polo.

Lívia Mattos faz show nesta quinta (1º) de seu novo disco "Vinha da Ida". Às 21h, no Sesc 24 de Maio.

Luciana Mello faz show nesta quinta (1º). Às 21h, no Theatro Net.

A advogada Renata Vilhena Silva lança nesta quinta (1º) o livro sobre sua trajetória. Às 18h30, na av. Paulista, 1294.

BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.