Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu itamaraty stf

Embaixador afastado por acusação de assédio perderá metade do salário

João Carlos da Souza-Gomes foi removido de cargo na sexta (16)

O embaixador João Carlos da Souza-Gomes, que foi removido na sexta (16) do cargo de chefe da representação do Brasil junto à FAO (braço da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) em Roma, tem até 75 dias para se apresentar em Brasília. 

CONTRACHEQUE

Souza-Gomes passa por um processo administrativo que apura acusações de assédio moral e sexual feitas contra ele. Com a remoção, o embaixador ganhará menos da metade de seu salário atual. Ele também deixa de receber uma verba mensal de US$ 9.553 para pagar jantares e recepções.

AO VIVO

As entidades de advogados que defendem que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue as ações que podem reverter orientação da corte sobre prisão em segunda instância discutem a possibilidade de fazer uma espécie de “panfletagem” junto aos magistrados do tribunal na terça (20). Antes elas se reuniriam na sede da OAB.

NO AGUARDO

As organizações pediram audiência com os 11 ministros do STF, mas poucos, como Dias Toffoli, já aceitaram recebê-las. A ideia seria abordar os magistrados nos salões do tribunal e entregar a eles os documentos defendendo a tese. Ela pode hoje evitar a prisão de Lula, mas foi apresentada antes ainda de ele ser denunciado na Justiça.

PORTA

Uma parte do grupo, no entanto, prefere ir de gabinete em gabinete entregando memoriais nas recepções, ainda que não se encontre pessoalmente com os magistrados.

VAI E VEM

E o impasse segue entre os integrantes do próprio STF. A última tentativa, de que algum dos magistrados favoráveis à revisão da prisão em segunda instância levantasse o tema no plenário, forçando Cármen Lúcia a pautá-lo, foi abortada depois que ela sinalizou com a possibilidade de uma reunião ampla com os colegas para discutir a questão.


 

Erasmo Carlos em Gravação de "Paraíso Perdido"
Erasmo Carlos em Gravação de "Paraíso Perdido" - Fabio Braga

TELONA

O cantor Erasmo Carlos viverá um dos protagonistas do filme “Paraíso Perdido”, de Monique Gardenberg, que estreia em maio.

 

Ele será José, dono de uma boate. Em uma das cenas, Erasmo canta uma versão de “Quem Tudo Quer Nada Tem”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, ao lado de Jaloo e Julia Konrad, suas netas na trama.


EM CASA

A assessora da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) que estava com ela na hora do assassinato não conseguiu ir ao velório da amiga. Ela está em choque, em casa. Além disso, recebeu conselhos para evitar o assédio da imprensa.

NO ESCURO

A jovem já prestou depoimento à polícia e esclareceu que não conseguiu ver nada do crime. Ela estava ao lado de Marielle, lendo um texto, quando os assassinos chegaram atirando. 

LEMBRANÇA

E o concerto de quinta (15) da Osesp foi dedicado à memória de Marielle. O diretor artístico da orquestra, Arthur Nestrovski, subiu ao palco para prestar homenagem à vereadora do Rio de Janeiro.

AOS CUIDADOS

O Fórum Aberto Mundaréu da Luz, grupo de moradores, urbanistas e outros profissionais que atuam na região da cracolândia, em SP, protocolou junto à prefeitura, à Câmara Municipal e ao governo estadual um projeto urbanístico e social para a região. O plano propõe a construção de moradias e políticas de redução de danos.

 

Entre as organizações que participam do coletivo estão o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de SP, o LabCidade, da USP, e o Instituto Pólis.


NO RITMO

O Balé da Cidade estreou na quinta (15), no Theatro Municipal, o espetáculo “Um Jeito de Corpo”, coreografado por Morena Nascimento. O diretor da companhia, Ismael Ivo, e o secretário municipal da Cultura, André Sturm, compareceram. O maestro Roberto Minczuk, o apresentador Marcelo Tas, o ator Sérgio Mamberti e o diretor do Instituto Odeon, Carlos Gradim, assistiram à apresentação. 


CURTO-CIRCUITO

A artista Josely Carvalho faz visitas guiadas na mostra “Diário de Cheiros: Teto de Vidro”. Neste sábado (17), às 11h30 e às 17h, no MAC USP.

Otaviano Costa apresenta neste sábado (17), pela terceira vez, o Brazil Foundation em Miami.

A peça “Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo 2” reestreia neste sábado (17). Às 21h, no Teatro Frei Caneca.

A empresária Carol Sampaio celebra seus 35 anos neste domingo (18) no Copacabana Palace. A partir das 18h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.