Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Equipe de Lula notificou Netflix há um ano sobre distorções em 'O Mecanismo'

Na ocasião, a série de José Padilha ainda estava em fase de produção

Os advogados de Lula no Brasil e nos EUA notificaram extrajudicialmente a Netflix, há cerca de um ano, sobre a série “O Mecanismo”, de José Padilha, então em fase de produção. Na ocasião, apresentaram documentos e alertaram sobre o que já consideravam riscos de distorções na história da Lava Jato envolvendo o ex-presidente.

PRIMEIRO PASSO

As notificações podem servir hoje de base para um eventual processo de Lula contra a Netflix nos EUA. Questionados, os defensores do petista dizem que não comentam.

ALUGUEL

Na série, o personagem que representa Lula tem, por exemplo, diálogos que na vida real são do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que dizia ser necessário “estancar a sangria” da Operação Lava Jato.

ZÍPER

A Netflix não se manifesta sobre “O Mecanismo”. Padilha diz que ela é uma série dramática e que misturar os diálogos não tem a menor importância pois são todos parte do sistema.

MELHOR AMIGO

José Yunes e Michel Temer jantaram no fim de semana, em SP. Os dois quase sempre se encontravam quando o presidente estava na cidade.

CORAÇÃO

Aos 80 anos, Yunes passou por cirurgia cardíaca recente para implantar uma válvula aórtica. Ele tinha um estreitamento que comprometia a circulação.

ASAS

Depois que tiver alta, Paulo Maluf deve vir a SP de avião privado providenciado pela família, e com acompanhamento médico. “Ele vai cumprir a pena em casa, seguindo rigorosamente as regras até que o caso seja apreciado pelo plenário do STF (Supremo Tribunal Federal)”, diz o advogado Ricardo Tosto.

ASAS 2

Maluf sairá de casa só para exames, quando poderá ficar internado, “e só se autorizado pelo STF”, diz Jorge Nemr.


 

TEMA DA VITÓRIA

A peça “Ayrton Senna, o Musical”, dirigida por Renato Rocha e que tem o ator Hugo Bonemer no elenco, teve sessão para convidados na quarta (28), no Teatro Sérgio Cardoso. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, o jornalista Reginaldo Leme, a empresária Anna Cláudia Rocha e o ginasta Arthur Zanetti passaram por lá.


IDENTIDADE

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) fará em maio uma exposição que associará obras de seu acervo a registros de eventos culturais que ocorreram na marquise do parque Ibirapuera, na zona sul, onde o museu está localizado. 

 

A mostra, com o título “A Marquise, o MAM e Nós no Meio”, abrirá ao mesmo tempo que uma outra, individual, de Ismael Nery.

OS MELHORES

A revista Quatro Cinco Um vai lançar no dia 13 uma newsletter semanal de livros jurídicos em parceria com o site Jota. A ideia é publicar resenhas de advogados e juristas com os melhores lançamentos da área. O patrocínio é do papel Report.

MUDANÇA

O conselho de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa terá a maioria de seus membros composta por mulheres. De um total de nove integrantes, cinco serão conselheiras.

PORTA ABERTA

O governo do estado de São Paulo vai inaugurar nos dias 31 de março e 2 de abril os hospitais regionais de Sorocaba e de São José dos Campos. São os primeiros construídos por meio de Parceria Público-Privada (PPP). 

O investimento foi de R$ 486 milhões, dos quais 40% provenientes da Construcap, empresa parceira, e outros 60% do governo. 


SOM NA CAIXA

O músico Junior Lima, a modelo Gianne Albertoni e o youtuber PC Siqueira assistiram ao show do grupo Depeche Mode no Allianz Parque, na terça (27). 


CURTO-CIRCUITO

O Cantareira Norte Shopping promove a encenação da Paixão de Cristo. Nesta sexta (30), às 19h.

Rashid faz show nesta sexta (30) com participação de Luccas Carlos e a Ellen Oléria. Às 21h, no Auditório Ibirapuera. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.