Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Joaquim Barbosa é o principal adversário do PT segundo pesquisa

O ex-ministro do STF apareceria com quase 10% em alguns cenários traçados para a legenda

O PT recebeu pesquisas e análises que apontam um nome como o mais perigoso para as pretensões eleitorais do partido em 2018: Joaquim Barbosa.

PEDRA...

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que apareceria com quase 10% em alguns cenários traçados para a legenda, teria potencial de atrair parte do eleitorado petista, por sua história e perfil de centro-esquerda —ainda que tenha condenado líderes da agremiação no processo do mensalão.

...NO CAMINHO

As mesmas análises dizem que, depois de tudo o que aconteceu no Brasil, candidatos que seguem com o mesmo discurso, como Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) correriam o risco de “virar pó”.

A NETA

Barbosa pode se filiar ao PSB, até 7 de abril, mesmo sem a garantia de ser candidato. Há um obstáculo: a legenda, em PE, quer se alinhar com o PT para evitar que Marília Arraes, neta de Miguel Arraes, se lance candidata pelo partido de Lula. Ela é considerada grave ameaça às pretensões do governador Paulo Câmara, candidato à reeleição.

POR FAVOR

Um dia antes de pautar o habeas corpus de Lula no STF, a presidente da corte, Cármen Lúcia, procurou Celso de Mello, o decano do tribunal, para conversar. Ouviu dele, de novo, apelos para que levasse o assunto ao plenário.

ALTA VOLTAGEM

Ela o avisou da decisão no dia seguinte, quando ele já se dirigia para o tribunal. Conversou ainda com Marco Aurélio Mello, que ameaçava colocar uma questão de ordem para obrigá-la a pautar o assunto. O diálogo foi tenso.

NADA DISSO

“Você me ofendeu quando disse que designar data [para julgar a prisão depois de condenação em 2ª instância] seria apequenar o Supremo. Então, quando eu liberei as ações [de constitucionalidade sobre a regra] eu apequenei a Corte?” Cármen disse que suas declarações foram distorcidas.


DE VOLTA PARA CASA

A top Michelle Alves, que se casou no Rio de Janeiro com Guy Oseary, empresário de Madonna e U2, diz que se sente mais conectada ao Brasil desde a celebração, em outubro do ano passado. Por isso, pretende aumentar a frequência das visitas ao país.

 

Na semana passada, ela passava por São Paulo para visitar a família e foi fotografada para a coluna no hotel Fasano.


VISITA

Gilberto Carvalho, ex-ministro de Lula e um dos mais próximos amigos do ex-presidente, foi recebido pelo ministro Luís Roberto Barroso na noite de quarta (21). O petista já tinha percorrido quase todos os gabinetes da corte. 

EXPORTAÇÃO

A galeria Victoria Miro, de Londres, selecionou obras das artistas Adriana Varejão, Lygia Clark, Mira Schendel e Tomie Ohtake, que nasceram ou se instalaram no Brasil, para uma exposição com trabalhos de 50 mulheres. A mostra será inaugurada em abril. 

VIAGEM

A série  “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, apresentada por Marcos Palmeira, estreará em maio no canal Cine Brasil TV. Na atração, o ator viaja pelo Brasil mostrando práticas de sustentabilidade.

VELINHAS

O Teatro Porto Seguro comemorará seus 3 anos com shows de Zizi Possi e Gal Costa no início de maio.


ENTRE AMIGOS

O empresário Sergio K. recebeu convidados para uma festa em sua casa na quarta (21). A DJ Pietra Bertolazzi. os arquitetos Léo Junqueira e Nelson Kabarite e os empresários Bruno Siqueira e Stella Jacintho estiveram lá. O DJ Marcelo Botelho se apresentou no evento.


CURTO-CIRCUITO

O membro do Conselho Nacional de Justiça Arnaldo Hossepian fará palestra sobre segurança pública no 1º Foro Brasil Espanha, que começa nesta sexta (23) , em Barcelona.

A galeria Transarte abre nesta sexta (23) a exposição “Imigração: Por um Mundo sem Fronteiras”. Às 19h.

A 17ª Mostra do Filme Livre começa nesta sexta (23), no Centro Cultural Banco do Brasil de SP. Vai até o dia 16 de abril.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.