Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu stf

Militar condenado na Lava Jato pode voltar à prisão

Caso é do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear

Retrato do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, "pai" do programa nuclear brasileiro, ex-presidente da Eletronuclear, preso e condenado a 43 anos de prisão na Lava Jato
Retrato do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, "pai" do programa nuclear brasileiro, ex-presidente da Eletronuclear, preso e condenado a 43 anos de prisão na Lava Jato - Ricardo Borges/Folhapress

O almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, 78, ex-presidente da Eletronuclear, pode voltar à prisão. O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), do Rio, deve julgar em breve os embargos em que o Ministério Público Federal questiona a sua libertação, em outubro do ano passado.

PORTA ABERTA

Quando concedeu habeas corpus ao almirante, o tribunal estava com o colegiado incompleto: um dos desembargadores, Paulo Espírito Santo, considerado duro em suas decisões, estava de férias. A substituta dele votou a favor de Othon. Com o placar de 2 a 1, o almirante, condenado a 48 anos de prisão e em tratamento de um câncer de pele, foi para casa.

PORTA FECHADA

Agora, o resultado pode se inverter caso Espírito Santo participe da nova votação. O magistrado já chegou a declarar em sessão que não daria a liberdade a Othon se estivesse presente quando o caso foi julgado.

AMPULHETA

O destino do ex-presidente Lula depois de eventual prisão divide opiniões no PT. Dirigentes mais velhos acreditam que a Justiça dificilmente o manteria na cadeia por muito tempo. 

 

Já aqueles mais familiarizados com os humores dos magistrados acreditam que, se o desgaste já é grande para os que buscam evitar a prisão, ele seria ainda maior na tentativa de soltá-lo.

AMPULHETA 2

Ou seja, por esse raciocínio, uma vez preso, Lula poderia ficar numa cela por longa temporada.

CALMA, GENTE

Há ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) preocupados com Cármen Lúcia. Apesar de aparentemente firme em suas decisões, eles entendem que a presidente da corte está passando por momento de extrema tensão e fragilidade por causa do caso Lula. A ordem é tentar poupá-la.


PROGRAMA EM FAMÍLIA

As apresentadoras Maisa Silva e Luisa Mell e o estilista Amir Slama foram ao show de Katy Perry no sábado (17), no Allianz Parque. O vice-prefeito Bruno Covas esteve lá com o filho, Tomás. O ator Marco Luque e sua mulher, a jornalista Flavia Vitorino, assistiram à apresentação com as filhas, Isadora e Mel.


MALAS PRONTAS


O vice-prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) viaja para o exterior nesta terça (20). Vai “recarregar as baterias” antes de assumir a prefeitura. Volta no dia 2 de abril.

CIDADE MARAVILHOSA

A cantora Lana Del Rey antecipou sua vinda ao Brasil para passar pelo Rio de Janeiro. Ela se apresentou em Santiago, no Chile, no domingo (18) e desembarcou na capital fluminense nesta segunda (19). Lana fica no Copacabana Palace até sexta (23), quando viaja para se apresentar na Colômbia. A cantora volta ao país para um show no Lollapaloozza, em SP, no dia 25. 

MADEIRA

O Escritório de Arte Paulo Kuczynski abrirá no dia 5 de abril uma mostra com 25 obras do escultor Frans Krajcberg, morto em novembro. Parte dos trabalhos foram feitos na década de 1960, quando o artista vivia entre a França e a Espanha. Alguns deles nunca foram expostos.

URNA

A Prefeitura Regional Sé lançará nesta terça (20) um edital para selecionar dois representantes da sociedade civil para o conselho gestor da av. Paulista pelo programa Ruas Abertas. O grupo, que terá também representantes da prefeitura regional, da CET e do Conselho Participativo Municipal, deverá ser consultado sobre questões ligadas à via. 

RECLAME

Um estudo realizado pela Universidade Harvard apontou que o abuso em publicidade de alimentos para crianças diminui se houver regulação estatal e empresas que criem regras claras sobre o tema. O levantamento estará em um livro do Instituto Alana, instituição que combate a propaganda infantil. 


DATA VENIA

O advogado Pierpaolo Bottini e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Maria Thereza de Assis Moura lançaram na sexta (16) o livro “Colaboração Premiada”, do qual são coordenadores. O ministro Gilberto Kassab, o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, e o ministro Mauro Campbell, do STJ, compareceram ao evento, na Faculdade de Direito da USP.


CURTO-CIRCUITO

O livro “Lobby Desvendado”, organizado por Milton Seligman e Fernando Mello, será lançado nesta terça (20). Às 19h, no Insper.

O artista Bruno Dunley lança nesta terça (20) um livro sobre sua obra. Às 19h, na galeria Nara Roesler de SP.

O evento Encontros Michelin traz o chef francês Pascal Favre d’Anne, uma estrela no guia, para dois jantares: nesta terça (20), no Espaço Citron, e na quarta (21), no Bitrô Charlô.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.