Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

O PSB faz diferentes planos para Joaquim Barbosa caso ele entre no partido

Ex-ministro do STF pode ser lançado ao governo do RJ ou ao Senado 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSB faz diferentes planos para Joaquim Barbosa caso ele entre no partido. Alguns de seus principais dirigentes querem convencer o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) a ser candidato ao governo do RJ — ou então tentar o Senado.

LINHA RETA

A possibilidade de Barbosa sair candidato no Rio é considerada nula por alguns de seus interlocutores. Ele só se animaria a entrar no PSB para disputar a Presidência.

AINDA TEM CLIMA

As conversas entre o ex-ministro e a legenda, que andavam mornas, devem ser retomadas nos próximos dias. “Sinto que ainda pode dar algo”, afirmou um dirigente à coluna.

DOMINGUEIRA

A presidente do STF, Cármen Lúcia, ofereceu almoço para colegas em sua casa no domingo (11). Estavam lá Edson Fachin, Dias Toffoli e Rosa Weber.

SOBREMESA

O encontro ocorre em meio ao clima de tensão e dúvida sobre a possibilidade de o STF analisar o habeas corpus em que Lula pede para não ser preso. Cármen Lúcia não incluiu o tema na pauta do tribunal.

TUDO OU NADA

E representantes de entidades de advogados vão tentar se encontrar com o decano do tribunal, Celso de Mello, nesta terça (13) para falar do habeas corpus de Lula. Antes, se reúnem na OAB para tentar forçar a ordem a tomar uma posição.

JOÃO DE TODOS

E o ministro Luís Roberto Barroso recebeu em sua casa, no sábado (10), em Brasília, para celebrar seus 60 anos. Além dos colegas Toffoli, Fachin, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Luiz Fux, estavam presentes personalidades como o médium João de Deus.

PENEIRA

Num breve discurso, Barroso citou Rosa Weber, que presidirá o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir de agosto: “Se dependesse de mim ela seria coroada rainha”.


DOSE DUPLA

O Masp abriu na sexta (9) as exposições “Imagens do Aleijadinho” e “Maria Auxiliadora: Vida Cotidiana, Pintura e Resistência”. O diretor-presidente da instituição, Heitor Martins, os curadores Rodrigo Moura e Fernando Oliva, o editor Luiz Schwarcz e a historiadora Lilia Schwarcz compareceram ao evento. O artista Fábio Magalhães e o crítico de arte José Henrique Fabre Rolim também passaram por lá.


BARRIGA

O Tribunal de Justiça de SP trancou ação penal contra uma mulher de 21 anos acusada de ter praticado aborto. A prova contra ela foi considerada ilegal: o depoimento de uma médica do serviço público que quebrou o sigilo profissional para delatar a própria paciente.

BARRIGA 2

A Defensoria Pública de SP, que defendeu a jovem, alegou no processo que a quebra do dever de sigilo é ilegal e não pode ser admitida pois coloca a própria vida dos pacientes, que confiam nos médicos, em risco.

MOLDURA

A Christie’s, uma das mais importantes casas de leilão de arte do mundo, pagou cerca de R$ 680 mil à massa falida do Banco Santos para evitar uma batalha judicial em torno da tela “Sunset Nude, Yellow Tulips, Yelllow Curtain”, do americano Tom Wesselmann.

MOLDURA 2

Na época da quebra do banco, a obra não foi encontrada pelos administradores da massa falida —que só depois de alguns anos descobriram que ela tinha sido vendida por mais de R$ 3,2 milhões à Christie’s. A empresa agora fez o pagamento para encerrar o assunto. O acordo foi homologado pela Justiça brasileira.

CONTADOR

A exposição da pintora Hilma af Klint na Pinacoteca recebeu 12.500 visitantes em sua primeira semana. A mostra segue em cartaz até 16 de julho.

CINCO DÉCADAS

A Secretaria da Cultura do Estado de SP fará um concurso para selecionar um logo comemorativo dos 50 anos do Condephaat, órgão estadual de patrimônio. O edital deve ser publicado em abril. 


OBRA VIVA

A performance “DNA de DAN”, do artista Maikon K, foi apresentada no sábado (10), na Galeria Vermelho, dentro da programação da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. O diretor de relações institucionais do festival, Rafael Steinhauser, os gestores culturais Mark Russell e Jessie Mill e a diretora de arte Renata Willig estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

Valesca Popozuda faz show nesta terça (13) na festa Desce um Gin. Às 19h, na A Lôca.

A peça “Laboratório Sexual — Que Comece o Jogo” segue em cartaz às segundas e terças até o dia 27 de março. Às 20h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Frejat faz o show “Voz e Violão” nesta terça (13). Às 21h, no Teatro Porto Seguro.

André Street palestra nesta terça (13) na Casa do Saber. Às 20h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.