Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Itamaraty

Prisão onde estão Cunha e Cabral instalará scanner para evitar revista íntima

O aparelho é uma reivindicação antiga do Conselho da Comunidade de Curitiba 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Complexo Médico Penal, em Pinhais (PR), onde estão presos da Operação Lava Jato como o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, está finalizando a instalação de um scanner para evitar a revista íntima dos visitantes. 

LUTA ANTIGA

O aparelho é uma reivindicação antiga do Conselho da Comunidade de Curitiba, organização que trabalha com 11 presídios da região metropolitana da capital paranaense.

NA CAIXA

“Outros familiares nos contaram que a mulher do Cunha [Cláudia Cruz] passou pelo absurdo que é essa revista íntima e teve que agachar em cima de um espelho mesmo com a perna quebrada”, diz Isabel Kugler, presidente da organização. Os aparelhos já chegaram ao presídio, mas ainda não há previsão da instalação. 

MUITA CALMA

O governo brasileiro enviou sinais aos negociadores do acordo do Mercosul com a União Europeia de que já não tem tanta pressa de finalizá-lo. O grupo pretendia acelerar os entendimentos pois considera que o poder de fogo do governo Michel Temer cairá consideravelmente durante a campanha eleitoral.

MUITA CALMA 2

Os representantes brasileiros reforçam que Temer será presidente até dezembro e por isso com plenas condições de negociar —e impor a grupos internos perdas que fatalmente ocorrem num acordo de comércio como o desenhado.

AMIGOS

O ex-ministro Aldo Rebelo (PSB-SP) conversou com Rodrigo Maia (DEM-RJ) e ACM Neto (DEM-BA) para costurar o apoio da legenda à reeleição de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão. Segundo Rebelo, o pedido foi recebido com simpatia pelo DEM.


VERSO

O rapper Don L apresentará o disco “Roteiro pra Aïnouz, Vol. 3” em um show no Auditório Ibirapuera na sexta (16), às 21h; o álbum é parte de uma trilogia que narra a chegada do artista cearense a São Paulo


FAXINA

O governo federal gastou cerca de R$ 90 mil na contratação de funcionários domésticos para a casa do embaixador João Carlos da Souza-Gomes, que foi afastado há 120 dias. Os servidores que trabalhavam na residência pediram transferência após formalizarem as denúncias de assédio moral e sexual contra o embaixador. 

TEMPO

Foram contratadas, durante três meses, quatro pessoas para a realização de serviços gerais, uma com conhecimentos de cozinha. Souza-Gomes atuava como chefe da representação do Brasil junto à FAO (braço da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) em Roma. O afastamento dele foi prorrogado por mais 35 dias.

FILA

O Descomplica SP, programa da prefeitura inspirado no Poupatempo, entra em pré-operação nesta segunda-feira (12), na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. No posto de atendimento estarão disponíveis 400 serviços do município.

COMO UMA ONDA

O Sesc Vila Mariana apresentará ao público a partir de 12 de abril uma mostra sobre a história da música automática. A exposição terá aparelhos de gravação e reprodução de som que datam de 1820 até hoje.

VISITA

Já confirmaram presença na SP-Arte deste ano dirigentes de instituições internacionais como o Centre Pompidou, de Paris, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires e o Jumex, da Cidade do México. O evento ocorre entre 11 e 15 de abril no Pavilhão da Bienal.


PERFEITA AFINAÇÃO

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo abriu sua temporada de 2018 com uma apresentação da Sinfonia nº 7 de Mahler regida por Marin Alsop. O diretor artístico da orquestra, Arthur Nestrovski, o diretor da Pinacoteca, Jochen Volz, a procuradora do estado Vera Bava e o artista Thiago Rocha Pitta assistiram ao concerto. O empresário Marcos Arbaitman e sua mulher, Bete, também estiveram lá.


CURTO-CIRCUITO

Abram Szajman inaugurou no sábado (10) uma nova unidade do Senac-SP na zona leste.

João Oreste Dalazen e Valton Pessoa abriram um escritório de advocacia na Vila Olímpia, em São Paulo.

Janaína Rueda faz nesta segunda (12) a sétima edição do Águas de Janaína. A partir das 16h, no Bar da Dona Onça.

Ciro Gomes palestra nesta segunda (12) na Casa do Saber. Às 20h.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.