Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu stf pt ricardo lewandowski

Procuradores municipais vão denunciar ameaças de morte no Congresso

A associação nacional da categoria diz que recebe dois pedidos de ajuda por dia

Sombra de uma bandeira do Brasil em frente ao prédio do Congresso Nacional, em Brasília (DF)
Sombra de uma bandeira do Brasil em frente ao prédio do Congresso Nacional, em Brasília (DF) - Lula Marques/Folhapress

Cem procuradores municipais de todo o país vão nesta terça (6) ao Congresso Nacional para denunciar ameaças de morte e entraves a seu trabalho em cidades brasileiras.

NA PAREDE

De acordo com a Associação Nacional dos Procuradores Municipais, chegam à entidade todos os dias pelo menos dois pedidos de ajuda de profissionais. Em 2015, um procurador foi assassinado na frente das filhas, em Chopinzinho (PR). O então prefeito é acusado de ser mandante do crime —o que ele nega.

CORPO ESTÁVEL

Os procuradores pedem também a regulamentação de uma proposta de emenda à Constituição que obriga que os profissionais sejam de carreira. Hoje, 66% dos cargos são preenchidos por indicações políticas.

LEVE E SOLTO

A maioria das cidades sequer instalou uma procuradoria. Só 34% dos municípios do Brasil criaram o órgão.

NA MARRA

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acreditam que colegas que têm em mãos casos que discutem a prisão em segunda instância vão acabar levando o tema à mesa do plenário —o que obrigaria a presidente da instituição, Cármen Lúcia, a colocar o assunto em votação.

NA MARRA 2

Ela tem dado sinais de que não pretende pautar o assunto, que afeta diretamente o ex-presidente Lula —mas não apenas ele.

NA MARRA 3

Na semana passada, senadoras do PT e de partidos de esquerda chegaram no gabinete de Cármen Lúcia sem avisar para pedir que ela pautasse o habeas corpus em que Lula pede para não ser preso. 

 

O ministro Ricardo Lewandowski participou da conversa.

ENIGMA

Ela disse que consideraria os apelos, sem se comprometer com uma decisão.


SEM TENSÃO

O musical “Relaxa que É Sexo”, escrito e dirigido por Wolf Maya, estreou na sexta (2), no Teatro Nair Bello. O ex-secretário municipal Gabriel Chalita, o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, o músico João Suplicy e o ator Junno Andrade assistiram à apresentação.  Renan Rosselini integra o elenco da peça.


COMO SEMPRE

O embaixador João Carlos da Souza-Gomes, que foi afastado há quase 120 dias, segue recebendo salário integral e mais US$ 9.553 por mês para pagar jantares, recepções e outros custos relacionados ao trabalho de diplomatas no exterior. A manutenção do pagamento em casos de afastamento está prevista em lei. 

TIQUE-TAQUE

Souza-Gomes atuava como chefe da representação do Brasil junto à FAO (braço da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) em Roma. Foi afastado depois da abertura de um processo administrativo que apura acusações de assédio moral e sexual contra ele e que deve ser concluído até a quinta (8). 

 

Os funcionários ameaçam entrar em greve caso o embaixador reassuma seu posto. 

MÃOZINHA

A Prefeitura de São Paulo incluiu na justificativa técnica das alterações que está propondo na Lei de Zoneamento uma planilha criada por uma funcionária do Secovi-SP, sindicato da construção civil. O nome de Silvana Marques Roman, gerente de geoprocessamento da organização, aparece nas propriedades do arquivo eletrônico disponibilizado na internet.

MÃOZINHA 2

Os dados do documento foram utilizados para justificar os descontos propostos na outorga onerosa, ou seja, na taxa que um empreendedor deve pagar para construir uma área maior do que a definida pela lei em determinado local.

NADA DE MAIS

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento afirmou que “não há por que estranhar a assinatura” já que a pasta “recebe contribuições de vários setores”. O Secovi-SP afirmou que uma de suas funções é munir os órgãos públicos de informações acerca do comportamento do mercado imobiliário e que colaborou também com a gestão de Fernando Haddad (PT-SP).

PROJETOR

O Instituto Moreira Salles (IMS) exibirá em SP a partir de abril uma instalação audiovisual do artista escocês Douglas Gordon, que já recebeu o Turner Prize. No mesmo mês, a galeria Marília Razuk abrirá uma mostra dedicada a sua obra.


PLANETA ÁGUA

A bióloga americana Sylvia Earle lançou o livro “A Terra é Azul” e fez palestra em um evento nesta segunda (5), na sede da Fiesp e do Sesi-SP. O presidente das duas instituições, Paulo Skaf, o chef Alex Atala e o vice-presidente da ONG SOS Mata Atlântica Roberto Klabin passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O livro “O Enigma da Liderança” será lançado nesta terça (6). Às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. 

Martin Escobari abre nesta terça (6) uma série de encontros na Casa do Saber. Às 20h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.