Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Candidato do PT ao governo de SP pede à Justiça para visitar Lula

Luiz Marinho e o ex-presidente são amigos desde 1984

O pré-candidato do PT ao governo Paulista, Luiz Marinho
O pré-candidato do PT ao governo Paulista, Luiz Marinho - Zanone Fraissat/Folhapress

O presidente do PT de São Paulo, Luiz Marinho, entrou com um pedido na Justiça para poder visitar Lula na prisão. Eles são amigos desde 1984. Marinho foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e prefeito de São Bernardo do Campo. 

TÔ BEM

E Marinho, que é pré-candidato do PT ao governo de SP, disse a um interlocutor que seu desempenho na pesquisa Datafolha realizada neste mês foi uma “surpresa positiva”. Ele atingiu de 7% a 9% dependendo do cenário.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi preso no dia 7 deste mês, em São Bernardo do Campo (SP), na grande São Paulo. Ele entregou-se à Polícia Federal após a segunda tentativa de saída do sindicato. Na primeira vez, foi impedido pela militância que chegou a quebrar o portão para impedi-lo.

Lula foi condenado por Moro, em julho de 2017, a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Em janeiro deste ano, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) aumentou a pena para 12 anos e um mês de detenção.

Na ação apresentada pelo Ministério Público Federal, Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões de propina da empreiteira OAS em decorrência de contratos da empresa com a Petrobras.

O valor, apontou a acusação, referia-se à cessão pela OAS de apartamento tríplex ao ex-presidente, a reformas feitas pela construtora nesse imóvel e ao transporte e armazenamento de seu acervo presidencial. Moro, porém, absolveu o ex-presidente na acusação sobre o acervo.

A defesa do ex-presidente nega irregularidades e afirma que ele nunca foi dono do apartamento.

​Leia a coluna completa aqui.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.