Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Criminalistas calculam que Lula pode ficar até seis anos em regime fechado

A estimativa conta apenas possíveis condenações em processos que estão com o juiz Sergio Moro

As contas de criminalistas que têm familiaridade com o caso de Lula mostram que a pena total dele pode ser dura: seis anos em regime fechado, se consideradas apenas as possíveis condenações em processos que estão com o juiz Sergio Moro.

TEMPO 2

Moro vai julgar o ex-presidente no caso do sítio de Atibaia e no do terreno do Instituto Lula, nos quais é acusado pelos mesmos crimes do caso do tríplex: corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se as penas forem parecidas à primeira, de 12 anos e 1 mês, o petista somará cerca de 36 anos de prisão. E terá que cumprir um sexto dela em regime fechado. 

TEMPO 3

A possibilidade de Lula sair rapidamente da cadeia é praticamente descartada, a não ser na hipótese de ele ficar doente.

PARA DEPOIS

Pelas vias jurídicas, a primeira possibilidade, mais imediata, de liberdade seria a de o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovar as ações de constitucionalidade contra a prisão após condenação em segunda instância —o que hoje parece difícil.

PARA DEPOIS 2

Passada essa chance, Lula poderia depositar esperanças em uma rediscussão do tamanho de suas penas no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas o tribunal tem se alinhado à Lava Jato. Outra possibilidade será a unificação e consequente diminuição do total das penas por um juiz de execução penal.

LIMITE

O ex-ministro José Dirceu pode ser preso até o fim da próxima semana. Os embargos apresentados por ele no TRF-4 (Tribunal Regional da 4a Região) serão julgados na quinta (19). Se negados, a detenção pode ser imediata.

PRESENTE

O Iguatemi doou a 43ª e a 44ª obra de arte à Pinacoteca desde o início da parceria das duas instituições, há dez anos. A pintura de Patricia Leite e o vídeo de Marcellvs L. foram comprados na SP-Arte.


NA PRATELEIRA

O rabino Nilton Bonder lançou o livro “Alma & Política” na quinta (12), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Os atores Marcos Frota e Clarice Niskier e os administradores Eitan Blanche e Olivia Nogueira compareceram ao evento.


CRACHÁ

A Frente Brasil Popular, que congrega mais de 60 entidades do movimento social e sindical, fez uma nota para a sua militância sobre a importância de se evitar qualquer agressão a profissionais da imprensa. “A nossa preocupação é fazer esse debate fluir e a nossa turma diferenciar o trabalhador da empresa em que ele está empregado”, diz Ana Flávia Marques, coordenadora de imprensa da frente.

CRACHÁ 2

A Frente Povo Sem Medo também assina a nota. A iniciativa é consequência de episódios em que repórteres foram xingados, empurrados e até receberam ovos quando faziam a cobertura da prisão de Lula no Sindicato dos Metalúrgicos.

FRONTEIRAS

Brasil e Argentina vão divulgar, pela primeira vez, um destino de forma integrada: Foz do Iguaçu. O novo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e o colega argentino, Gustavo Santos, acertarão os detalhes em um encontro do G20 em Buenos Aires.

CARIMBO

A campanha estreará no  ITB China, principal evento de turismo do país asiático.

 

Segundo dados do ministério, 130 milhões de chineses viajam pelo mundo todos os anos, mas os dois países da América do Sul recebem menos de 0,1% desses turistas. A ideia é estimular quem viaja para um país a esticar o roteiro para contemplar destinos próximos.


FORMAS E CORES

A Galeria Houssein Jarouche inaugurou na terça (10) uma exposição individual de Claudio Tozzi. A estilista Renata Sarti passou por lá.


É FESTA

Fundado pelo produtor Renato Ratier, o clube noturno D-Edge, na zona oeste, completa 18 anos. 

 

Para celebrar a ocasião, será realizada a primeira edição do D-Edge Festival. 
Com duração de 24 horas, a festa ocorre neste sábado (14) no estádio do Canindé. 

 

O evento contará com 70 apresentações. Entre elas estão os DJs Marky, Renato Cohen, La Fleur e Ryan Elliott. 


CURTO-CIRCUITO

A mostra “Cyntia Tomi e Burle Marx”, que celebra os 58 anos da capital federal, abre neste sábado (14). Às 10h, na Expoarte Galeria, em Brasília.

Kareemi lança neste domingo (15) seu livro “Viva com Leveza e Liberte-se da Ansiedade, Estresse e Insegurança”. Às 16h, na Fnac Pinheiros. 

A cantora Samira Regina se apresenta neste sábado (14) . A partir das 14h, no Olaria Bar. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.