Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu stf Gilmar Mendes Lula

Fábrica de remédios do governo de SP terá sua primeira patente na história

O órgão desenvolveu, em parceria com a USP, um medicamento de uso oral contra a malária

Prateleira com medicamentos em uma farmácia
Prateleira com medicamentos em uma farmácia - Lacaz Ruiz/Folhapress

A Furp (Fundação para o Remédio Popular) do governo de SP terá a primeira patente de sua história. O órgão desenvolveu, em parceria com a USP, um medicamento de uso oral mais eficaz contra a malária.

VELOCIDADE

A Furp sempre foi uma fábrica de medicamentos e nunca atuou como laboratório de desenvolvimento de fármacos. Agora, ao invés de só fabricar similares de fórmulas já prontas, ela passará a investir em pesquisa.

PARA TODOS

As próximas etapas serão a prova de conceito em animais e os testes clínicos em humanos. A produção em larga escala deve ocorrer em cinco anos.

BIBLIOTECA

Lula levou dois livros para a prisão: além de “A Elite do Atraso”, de Jessé de Souza, ele tem na cabeceira “Vá, Coloque um Vigia”, de Harper Lee.

COMPANHIA

E o ex-presidente disse aos advogados que consegue escutar, da sala em que está preso, os protestos e cantorias do acampamento montado por seus apoiadores nos arredores da Superintendência da PF em Curitiba. Todos os dias, ao acordar, eles gritam “bom dia, presidente Lula”.

MEU MINISTRO

O empresário Flávio Rocha, pré-candidato a presidente pelo PRB, tem conversado com os economistas Marcos Lisboa e Armínio Fraga sobre programa de governo. Mas diz que o nome ideal para ocupar o Ministério da Fazenda, caso vença as eleições, é Henrique Meirelles. “Seria um ótimo ministro.”

PARALELAS

Meirelles pode ser adversário dele na corrida eleitoral, como candidato do MDB.

LUPA

Gilmar Mendes pedirá que o Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhe de perto as investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o ex-procurador Marcello Miller. Ele quer que o órgão informe regularmente o tribunal sobre as investigações.


 

Daryan Dornelles

TIME DE PESO

A cantora Illy lançou na sexta (13) o seu primeiro disco, “Voo Longe”.

 

Ela, que já cantou com Caetano Veloso, Roberta Sá e Mart’nália, apresentará o álbum de estreia nos dias 24 e 25 de maio, no Rio de Janeiro. Entre as faixas do título estão composições de Chico César, Arnaldo Antunes e Djavan.


MEIO BRASILEIRO... 

O ator Alexandre Borges quer produzir um DVD com cenas do espetáculo “Poema Bar”, no qual, acompanhado de outros artistas e convidados, ele lê poesias de Fernando Pessoa e de Vinicius de Moraes. A peça estreou em Lisboa, em 2011. 

...MEIO PORTUGUÊS

Segundo Borges, o registro trará filmagens de apresentações feitas no Brasil, Alemanha, Portugal e Moçambique. “Vamos tentar para o ano que vem”, diz o ator sobre a previsão de lançamento. 

TRIBUTO

O ambientalista acreano Chico Mendes, morto em 1988, será o homenageado da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que começa em São Paulo em 31 de maio. O festival promoverá debates com a presença de companheiros do ativista.

É INVEJA

O advogado José Marcelo Braga Nascimento, líder da campanha Embandeirando São Paulo, que espalhou mastros com o símbolo nacional em diferentes locais da cidade, diz que quem afirma que as flâmulas “sujam a [Lei] Cidade Limpa” o faz porque “não teve a ideia e está com dor de cotovelo”. 

PÁTRIA AMADA

A instalação dos objetos, iniciada no ano passado, tem sido questionada em órgãos públicos de patrimônio e paisagem urbana —faixas que acompanhavam os mastros já tiveram que ser retiradas

 

O advogado afirma ainda que fez uma pesquisa que indica que 98,8% dos paulistanos aprovam as bandeiras e que “quem é contra é petista”. Ele diz que a iniciativa é apartidária.


AMOR ESCRITO

O filme “Severina”, dirigido por Felipe Hirsch, foi exibido para convidados na quinta (12), no Cinearte. Os produtores Emilio Kalil e Yael Steiner, o roteirista Bráulio Mantovani, o ator Leonardo Medeiros e Natalia Silva passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

A estilista Marisa Ribeiro inaugura loja nesta segunda (16). A partir das 10h, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, 929.

O advogado Walfrido Warde Júnior palestra nesta segunda (16) na Faculdade de Direito de Nova York, nos Estados Unidos.

O espetáculo “Eu Sei Exatamente como Você se Sente” estreia nesta terça (17), no Teatro do Núcleo Experimental. 

As inscrições para a seleção de novos artistas da 8ª Mostra 3M de Arte serão abertas nesta segunda (16).

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Erramos: o texto foi alterado

O nome da Fundação para o Remédio Popular foi escrito incorretamente em uma versão anterior do texto

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.