Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Inquérito sobre algemas em Cabral deve ser finalizado até a próxima semana

Juiz que cuida do caso desembarca nesta semana em Curitiba para entrevistar os policiais

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral presta depoimentos sobre as operações Calicute, Mascate, Eficiência e Fatura
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral presta depoimentos sobre as operações Calicute, Mascate, Eficiência e Fatura - Reprodução

O inquérito que apura o acorrentamento de Sergio Cabral deve ser finalizado até a próxima semana. Depois de ouvir o ex-governador, o juiz que cuida do caso desembarca nesta semana em Curitiba para entrevistar os policiais envolvidos.

RETRATO

Além de algemado, Cabral foi acorrentado pelos pés e teve que caminhar vagarosamente enquanto a imprensa o fotografava. O uso de algemas já tinha sido proibido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a não ser em casos excepcionais. O ministro Gilmar Mendes determinou a abertura de um inquérito.

PARA DEPOIS 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, tentou barrar a investigação ao alegar que não caberia à corte tomar a iniciativa e que uma outra investigação já havia sido aberta —até agora, sem resultado.

SALDO 

Para começar a ter direito a progressão da pena, José Dirceu terá que pagar R$ 11 milhões a título de ressarcimento de danos causados ao erário. O caso de Lula é ainda pior: ele terá que pagar R$ 16 milhões.

ONDE 

Apesar da preocupação com o isolamento de Lula, ainda não há consenso em seu círculo mais próximo sobre se ele deveria tentar ser transferido da Superintendência da Polícia Federal do Paraná. Acreditam que, se for para o sistema carcerário comum, o ex-presidente passará a ser visto definitivamente como um preso comum, enfraquecendo a sua defesa pública.

QUANDO   

A permanência na PF manteria a aparência de provisoriedade e excepcionalidade da situação. Outra possibilidade também gera dúvida: a de ser transferido para uma instalação militar. 


 

O ator Jesuita Barrbosa caracterizado como sua personagem na supersérie “Onde Nascem os Fortes”
O ator Jesuita Barrbosa caracterizado como sua personagem na supersérie “Onde Nascem os Fortes” - Estevam Avellar/Globo

FORÇA

O ator Jesuita Barbosa vive o papel de Ramirinho na série “Onde Nascem os Fortes”, que estreia nesta segunda (23), na Globo; na trama, ele é filho de um juiz (Fabio Assunção) e se apresenta na boate da cidade como Shakira do Sertão. 


BOLETIM 

Das 78 disciplinas optativas que o colégio Dante Alighieri, de São Paulo, passou a oferecer aos seus alunos, as que mais tiveram inscrições foram as que ensinam relaxamento e concentração, educação financeira, culinária italiana, empreendedorismo, design e jornalismo. A escola integrou os novos cursos para se adequar à reforma do ensino médio, sancionada pelo governo em 2017.


DANÇA DA CHUVA

O filme “Ex-Pajé”, dirigido por Luiz Bolognesi, teve sessão realizada no Instituto Moreira Salles na semana passada. A atriz Roberta Estrela D’Alva e os cineastas Jorge Bodanzky e Laís Bodansky estiveram lá. 


LATINHA 

A Fundação Procon-SP notificou as empresas responsáveis pelas cervejas Antarctica, Bohemia, Brahma, Budweiser, Corona, Skol, Stella Artois, Itaipava, Crystal, Devassa, Schin, Sol, Kaiser, Heineken e Proibida. A entidade quer que as cervejarias descrevam nos rótulos quais são os cereais que compõem as bebidas. 

LATINHA 2 

A Fundação se baseou em uma decisão da Justiça de Goiás que exigiu que as cervejarias especifiquem nas embalagens quais são os cereais e matérias-primas que integram seus produtos, distribuídos e vendidos por elas no Brasil. O órgão deu uma semana para que as empresas respondam a notificação. 
LEGAL A Ambev (Antarctica, Bohemia, Brahma, Budweiser, Corona, Skol, Stella Artois), o Grupo Petrópolis (Itaipava e Crystal) e a Heinecken (Devassa, Schin, Sol, Kaiser, Heineken) dizem  que seguem “a legislação e as normas vigentes”. O Grupo Petrópolis afirmou que vai fornecer as informações solicitadas ao Procon. 

 

O Grupo Imperial (Proibida) não se manifestou até o fechamento desta edição.

EM FAMÍLIA 

A nomeação de Patrícia Penna, mulher do ex-secretário de Cultura  do Estado de São Paulo José Luiz Penna, para o posto de adjunta da pasta, causou incômodo de alguns servidores.

TUDO CERTO 

A secretária-adjunta não atendeu aos pedidos da coluna para falar sobre o assunto por telefone, mas disse, por meio de assessoria de imprensa, que sua nomeação “está relacionada à capacidade de trabalho e articulação com as principais inteligências atuantes das cadeias produtivas da economia criativa”. Mandou também um texto sobre sua carreira, que fala sobre sua atuação na área do design.


É PIQUE

O empresário Rogerio Fasano comemorou seu aniversário no Baretto, na quinta (19). O alfaiate Alexandre Won e o fotógrafo Fabrizio Fasano Jr., irmão de Rogerio, estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

O Instituto Brasil a Gosto apresenta nesta segunda (23) apresenta as novidades e planos para 2018. Às 17h, na av. Liberdade, 654

A Secretaria de Cultura Municipal em parceria com livrarias de SP celebra nesta segunda (23) o Dia Mundial do Livro com descontos em publicações.

Carolina Abrão e Olga Dib lançam nesta segunda (23) nova coleção. Às 11h, na Firenze Tecidos. 

com Bruna Narcizo, Bruno B. Soraggi e João Carneiro

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.