Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu mpb música caetano veloso

Justiça autoriza mudança de nome de médico que foi envolvido em escândalo

Ele foi vinculado ilicitamente a um inquérito que apurava abuso sexual de menores

Pedestres em frente ao prédio do Tribunal da Justiça de São Paulo, na praça da Sé, em São Paulo (SP).
Pedestres em frente ao prédio do Tribunal da Justiça de São Paulo, na praça da Sé, em São Paulo (SP). - Avener Prado/Folhapress

O Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou um cidadão a mudar de nome depois que se viu envolvido indevidamente num escândalo que tomou proporções avassaladoras ao ser divulgado na internet.

ME ESQUEÇAM 

O pedido surpreendeu os desembargadores pelo ineditismo. Até agora, segundo sabem, a Justiça vinha sendo acionada para ordenar que reportagens fossem apagadas da internet. Fazia isso em nome do “direito ao esquecimento”, para que as pessoas não fossem mais assombradas pelo passado.

TERRA ARRASADA 

No caso, um médico de São Paulo foi vinculado “ilicitamente” a um inquérito que apurava abuso sexual de menores. De nada adiantou sua posterior exclusão e prova de inocência: seu nome aparecia sempre ligado ao escândalo na rede. Ele diz que perdeu empregos e sequer conseguiu manter a posição de cliente especial em bancos por causa do “linchamento moral injusto”.

RG 

O desembargador Ênio Zuliani considerou que a alteração, com subtração do prenome e do sobrenome da mãe, não prejudicaria a sociedade. Foi seguido por outros magistrados. O caso foi indicado para jurisprudência.

PILHA 

Antes de saber que não poderia visitar Lula na prisão, Eduardo Suplicy divulgou no Facebook que, se as pessoas escrevessem cartas ao ex-presidente, levaria todas pessoalmente a ele. Só no primeiro dia recebeu mais de 2 mil correspondências.

EM DIA 

Lula recebe todos os dias de seus advogados um resumo das notícias publicadas em sites e jornais. O material é feito por sua assessoria.

BEM PERTO 

Uma das opções estudadas pelo PT caso Lula permaneça preso é pedir a transferência dele para uma unidade da Aeronáutica no Cambuci, em SP. Ela fica próxima do Instituto Lula.


 

O ex-jogador de futebol Pelé, o maestro Ruriá Duprat (à esq.), o diretor Aníbal Massaini e o ator Fulvio Stefanini (dir.)
O ex-jogador de futebol Pelé, o maestro Ruriá Duprat (à esq.), o diretor Aníbal Massaini e o ator Fulvio Stefanini (dir.) - Arquivo Pessoal

COM A BOLA TODA


Pelé entre o maestro Ruriá Duprat (à esq.), o diretor Aníbal Massaini e o ator Fulvio Stefanini; os quatro entraram nesta semana em estúdio para gravar para “Pelé Eterno - Longa Versão”, minissérie de seis capítulos baseada no filme sobre a vida do craque; ela deve ser finalizada até setembro Arquivo Pessoal


INJEÇÃO 

A vacina contra a gripe já está em falta em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo. A campanha nacional começou na segunda (23) e na manhã desta quarta (25) ao menos dois postos que fazem a imunização contra a influenza na capital já não tinham mais doses disponíveis. 

INJEÇÃO 2 

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) diz que o desabastecimento foi pontual. Afirma, no entanto, que a “quantidade de doses recebidas pelo município foi insuficiente para o atendimento da demanda”. 

BRAVO 

Foram vendidos mais de 80% dos ingressos para a temporada da ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, no Theatro Municipal de São Paulo. O espetáculo estreia no dia 12 de maio e segue em cartaz até o dia 23. A direção musical é de Roberto Minczuk e a concepção e direção cênica, de Jorge Takla. 

PAPO RETO

Gilberto Gil finalizou na terça (24), com uma conversa com Fernando Henrique Cardoso, as gravações do programa “Amigos, Sons e Palavras”, em que ele recebe convidados e canta músicas de seu repertório. Os dois não falaram sobre política —o assunto foi a legalização das drogas, e Gil tocou “Tempo Rei” para o ex-presidente.

PAPO 2 

O cantor também gravou diálogos com Caetano Veloso, Fernanda Torres, Lázaro Ramos e o médico Roberto Kalil, entre outros. 

 

Os 11 episódios da atração irão ao ar a partir de setembro, no Canal Brasil.


COM QUE ROUPA

O estilista Oskar Metsavaht, da Osklen, recebeu convidados na terça (24) para a festa de lançamento de uma linha de roupas. A apresentadora Titi Müller, as atrizes Isabel Wilker e Martha Nowill, a maquiadora Vanessa Rozan e o empresário Dimitri Mussard foram ao evento, no Orfeu. 


CURTO-CIRCUITO

O estilista Reinaldo Lourenço realiza nesta quinta (25) uma festa para celebrar a semana de moda. A partir das 21h30, no restaurante Vista.

A Secretaria da Cultura do Estado recebe nesta quinta, a partir das 9h, o primeiro encontro do projeto Futuro na Cultura.

Denise Emmer lança hoje o livro “Discurso para Desertos”. Às 19h, na Casa das Rosas. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.