Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu stf

Lula pode ser vizinho de Cunha e Dirceu na prisão em Pinhais

O local é uma das opções possíveis para instalar o ex-presidente caso ele seja transferido

A sala reservada para Lula no Complexo Médico Penal de Pinhais, nos arredores de Curitiba, fica ao lado do corredor em que estão presos outros condenados da Operação Lava Jato, como Eduardo Cunha —e para onde pode ir também José Dirceu.

 

NOVO ENDEREÇO 

O local é uma das opções possíveis para instalar o ex-presidente caso a Justiça atenda ao pedido da Polícia Federal de transferi-lo da superintendência do órgão.

DEMÃO 

De acordo com Luiz Cartaxo Moura, que dirige o Departamento Penitenciário do Paraná, Lula terá acesso aos outros presos se, e quando, quiser. Caso contrário, poderá ficar num espaço separado do corredor das celas por uma grade. O local até já recebeu pintura nova. A família poderia levar a ele uma TV.

EM CASA 

A defesa de Lula, que será ouvida sobre o pedido de transferência da PF, ainda mantinha a decisão de não indicar local que considere apropriado para ele. Argumentava que a única possibilidade é a libertação do petista, que estaria preso ilegalmente.

TURMA 

O destino de Lula divide o PT. Um grupo acredita que ele estaria melhor com outros detentos, para não sofrer as consequências de um isolamento prolongado. Um outro acha que a mudança para o sistema prisional banalizaria a situação, enfraquecendo a sua defesa política.

RACHA 

Não há consenso sequer sobre a entrada de novos defensores nos processos do ex-presidente, para que ele possa receber mais visitas. Há os que pregam que líderes do PT que são advogados, como Fernando Haddad e Emídio de Souza, tesoureiro do partido, entrem nas causas. E há os que são contra a ideia.

DESEMBARQUE 

A empresa canadense Agnico afirmou que vai vender suas ações da mineradora Belo Sun, no Pará. O comunicado foi feito após a Avaaz, entidade que organiza abaixo-assinados virtuais, enviar à mineradora uma petição com mais de 700 mil adesões contra a exploração de ouro no local. O pedido teve apoio de indígenas Juruna e de movimentos como Xingu Vivo Para Sempre.


HONRARIA

O ministro do STJ Luis Felipe Salomão recebeu do presidente do Tribunal de Justiça de SP, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, o Colar do Mérito Judiciário, na segunda (23). O governador de SP, Márcio França, o secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, o ministro do STF Alexandre de Moraes, o desembargador José Benedito Franco de Godói e o corregedor Geraldo Francisco Pinheiro Franco estiveram no evento. 


PAISAGEM 

O Condephaat, órgão estadual de patrimônio, aprovou a reforma do largo do Arouche proposta pelo ex-prefeito João Doria em parceria com o consulado francês e empresas do país. A aprovação no conselho se deu a despeito do parecer contrário da área técnica, que considerou que o projeto descaracteriza o espaço, no centro de SP.

E EU? 

Houve ainda queixas de um grupo da comunidade LGBT que frequenta o local, de que não havia sido ouvido. Uma audiência pública chegou a ser concedida, mas foi cancelada após recurso da prefeitura. A intervenção já foi aceita também pelo Conpresp, conselho de patrimônio na esfera municipal. 

FAMÍLIA 

O empresário Abdul Fares, neto do criador do grupo Marabraz, vai denunciar a Nery Advogados. Ele alega que buscou a firma para avaliar uma ação que moveu em favor de sua mãe, Suhaila, na disputa pela partilha de bens de sua família. Depois, o escritório foi advogar para seus tios, a parte adversária no caso. 

FAMÍLIA 2 

A Nery Advogados diz que foi procurada por Abdul para um “parecer opinativo”. Como “nunca” advogaram para ele e a mãe, não haveria “impedimento para atuarmos em demanda que os envolva”.

IMPORTADO 

A 7ª edição do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo ocorrerá a partir do dia 9 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil e no CineSesc, em São Paulo. Um dos destaques da programação será o filme “Diário da Minha Cabeça”, de Ursula Meier, ainda inédito no Brasil.

QUESTÃO DE HONRA 

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes irá aos Estados Unidos no próximo mês para receber um prêmio em reconhecimento de sua carreira. A honraria será dada no evento Brazilian International Press Awards.


EM GRANDE ESTILO

Roberto e Raquel Davidowicz, donos da marca UMA, receberam amigos na segunda (23) para um jantar em homenagem a Emma Ferrer, neta de Audrey Hepburn. O fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, o arquiteto Marcio Kogan e a artista plástica Raquel Kogan foram ao evento. As consultoras de estilo Costanza Pascolato e Consuelo Blocker também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O livro “Tanques e Togas”, de Felipe Recondo, será lançado nesta quarta (25). Às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. 

O livro “Empreendedoras por Natureza — Volume 2”, de Clayton Netz e Marcello Antunes, será lançado nesta quarta (25). Às 19h, na Fnac Pinheiros.

Carlos Renato de Azevedo Pereira é o novo sócio do Warde Advogados. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.