Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Maia teme confronto com Justiça caso deputados não possam visitar Lula

Ele argumentou com parlamentares que o melhor é estabelecer antes um diálogo informal com STF

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, teme um confronto do parlamento com o Judiciário caso deputados queiram visitar Lula na prisão e sejam impedidos.

AMPLO DIÁLOGO

Ele argumentou com parlamentares que o melhor era estabelecer antes um diálogo informal com a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, para saber se o tribunal garantiria a prerrogativa dos deputados de entrarem na prisão.

EM CAMPO

O temor é que, diante de uma iniciativa sem prévio diálogo, Maia seja obrigado a partir para o enfrentamento público, caso os deputados sejam barrados.

VISITA

Os senadores já aprovaram a realização de uma diligência para vistoriar a situação de Lula na Superintendência da Polícia Federal.

DE FORA

A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, não vai mais ser incluída no grupo de defesa de Lula para poder visitá-lo sem dia marcado. Ela é advogada. Mas, como os casos do ex-presidente envolvem a administração pública, não pode, como parlamentar, entrar nas causas.

DE DENTRO

Hoffmann já pediu oficialmente à Justiça para visitar o ex-presidente como presidente do PT.

CASA NOVA

O advogado Tracy Reinaldet está abrindo a sua própria banca de advocacia em Curitiba. Ele segue advogando para Antonio Palocci e outros clientes junto com o ex-sócio, Adriano Bretas.

BARREIRA

O desempenho de Cássio no Campeonato Paulista rendeu um dinheiro extra ao goleiro corintiano. 

 

O jogador assinou um contrato para ser garoto propaganda de uma marca de impermeabilizantes. No domingo (8), ele defendeu dois pênaltis na final estadual contra o Palmeiras.


DADA A LARGADA

A SP-Arte foi aberta para convidados na quarta (11), no pavilhão da Bienal. A diretora do evento, Fernanda Feitosa, o diretor-presidente do Masp, Heitor Martins, a galerista Socorro De Andrade Lima e a advogada Ana Eliza Setubal estiveram no evento. Os artistas Miguel Rio Branco e Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como Osgemeos, também passaram por lá.


BERLINDA


A Fundação Procon-SP notificou o Facebook Brasil questionando o vazamento de dados de brasileiros. O órgão quer explicações sobre os riscos que os usuários do país estariam correndo. 

 


A rede social está enfrentando uma crise mundial. O Facebook tem sido questionado depois da revelação de que dados foram colhidos por uma empresa contratada pela campanha de Donald Trump a presidente dos Estados Unidos.

BERLINDA 2


O Facebook diz que “nada é mais importante do que proteger a privacidade das pessoas, e estamos determinados a acertar isso. No caso citado, vamos apresentar as informações necessárias”. A Fundação Procon-SP deu dez dias de prazo para a empresa se manifestar.

CONGELADO


O Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP) deferiu uma liminar que suspende novas nomeações de assistentes parlamentares lotados em gabinetes de deputados da Assembleia Legislativa de SP (Alesp). A Casa vai recorrer. 

SUSPENSO


A decisão se baseia em uma ação de inconstitucionalidade na qual a Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo diz que cargos para “funções técnicas, burocráticas, operacionais”, como motoristas e datilógrafos, devem ser ocupados por servidores concursados, não nomeados.

EMPRÉSTIMO


Parte do acervo do Museu Paulista, conhecido também como Museu do Ipiranga, cuja sede está fechada para reformas desde 2013, estará na exposição “Papéis Efêmeros”, no Sesc Ipiranga. A mostra, que começa em maio, exibirá materiais impressos do cotidiano desde o final do século 19.

CRIVO

O Banco do Brasil lançará em maio um edital para selecionar projetos culturais a serem realizados em seus centros culturais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. 

 

O concurso contemplará, entre outras, as áreas de música, exposições e artes cênicas. As propostas selecionadas serão executadas no biênio de 2019 e 2020.


PODE ACREDITAR

O coquetel de abertura da 23ª edição do festival É Tudo Verdade, dirigido por Amir Labaki, foi realizado na quarta (11), no Auditório Ibirapuera. O documentarista João Moreira Salles, a curadora da Mostra Internacional de Cinema de SP, Renata de Almeida, e o cineasta Luiz Bolognesi compareceram. O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, esteve na festa.


CURTO-CIRCUITO

O escritor Michel Laub palestra nesta sexta (13) sobre o romance “O Segundo Tempo”, na escola Móbile.

Maneco Quinderé conversa nesta sexta (13) com o público na série Em Primeira Pessoa. Às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Denise Stoklos completa 50 anos de carreira com a peça “Extinção”. Estreia nesta sexta (13), às 21h, no Teatro Anchieta.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.