Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Processo de Lula deve chegar em junho ao STJ

Se confirmada a condenação, ex-presidente teria que passar longo tempo na prisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O processo do ex-presidente Lula sobre o tríplex deve chegar em junho ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), corte que poderá confirmar ou rever a condenação dele a 12 anos e um mês de prisão.

TEMPO 

A previsão de magistrados do STJ é que o caso pode estar encerrado até o fim do ano. Se confirmada a condenação, Lula teria que passar longo tempo na prisão já que de nada adiantaria a reversão, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), da regra que prevê prisão depois de segunda instância –o STJ é o terceiro degrau da Justiça.

TEMPO 2

A reversão da regra da segunda instância pelo STF, de qualquer forma, passou a ser considerada dúvida depois que a ministra Rosa Weber sinalizou que, embora concorde com ela, pode não votar a favor para evitar mudança em jurisprudência formada há pouco tempo pelo tribunal.

PASSAPORTE

Integrantes do Ministério Público do Panamá vieram ao Brasil para falar com delatores da Lava Jato. O ex-diretor da Petrobras Pedro Barusco, o ex-executivo da Odebrecht Rogério Santos de Araújo e o empresário Mario Góes estavam entre os intimados.

PASSAPORTE 2

Os procuradores panamenhos queriam saber sobre a ligação deles com a Mossack Fonseca, envolvida no escândalo Panama Papers. 

TRANCA

A Justiça do Paraná decidiu que o ex-vice-presidente da Camargo Corrêa Eduardo Leite cumpra prisão domiciliar por mais um ano. Ele, que foi preso em 2014, foi acusado de ter fraudado a jornada de prestação de serviços à comunidade. A defesa do executivo vai recorrer da decisão.

TRANCA 2

Leite deveria ficar em casa entre 21h e 7h e prestar serviços comunitários por cinco horas semanais. Mas o rastreador da tornozeleira eletrônica mostrou que em um ano ele só esteve cinco vezes no local destinado para o trabalho.


DURAS HISTÓRIAS

Os atores Rodrigo Lombardi, Aílton Graça e Tony Tornado foram ao evento de lançamento da série “Carcereiros”, da Globo. O cineasta Fernando Grostein também esteve presente. 


ÁGUA FRESCA

O Ministério Público de SP enviou um novo ofício à prefeitura cobrando medidas para “coibir o funcionamento irregular” da banca de água de coco que funciona há mais de 20 anos na praça Esther Mesquita, em Higienópolis. Em março, moradores do bairro se mobilizaram pela permanência do comércio.

CONCURSO

A Prefeitura Regional da Sé diz que pediu à proprietária que deixe o local e lançará um chamamento para interessados em assumir o ponto. A atual dona poderá retornar se vencer a concorrência.

PRANCHETA

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que desenhou o edifício do MuBE, assinará também o projeto do stand do museu de escultura na SP-Arte deste ano.

CARROÇA

A Justiça determinou a devolução de objetos e documentos apreendidos pela pela Guarda Civil Metropolitana de um morador de rua. A ação foi proposta pela Defensoria Pública de SP. Ele teve seus pertences apreendidos em novembro de 2017, inclusive o carrinho que usa para recolher material reciclável.

DOIS LADOS

O ator Rodrigo Lombardi achou “precipitado” o pedido de prisão de Lula. “Não votei nele e não acho justo”, afirmou, durante evento de lançamento da série “Carcereiros” (fotos acima). “O cidadão tem o direito de ir até o final do seu julgamento”, disse. 

 

Aílton Graça disse que Lula sofre perseguição. “É um preso político, assim como Gandhi e Mandela”, afirmou. 


DIÁLOGO ABERTO

A peça “O Escândalo Philippe Dussaert”, estrelada por Marcos Caruso, estreou na semana passada, no Teatro Faap.  Os atores Genézio de Barros, Fúlvio Stefanini e Ilana Kaplan assistiram à apresentação. 


 

A atriz Carol Marra
A atriz Carol Marra - Vivi Pelissari

CAMALEÃO

Carol Marra fará sua estreia no teatro no espetáculo “Bruta Flor”, que entrará em cartaz em maio no Teatro Augusta, em São Paulo.

 

A atriz comemora o fato de interpretar na peça uma grávida —Carol é quase sempre convidada para viver mulheres transexuais, como ela.

 

“Quero interpretar histórias diferentes da minha e dar vida a outras personagens”, afirma.


CURTO-CIRCUITO

O Debate Abrig ocorre nesta segunda (9). A partir das 18h30, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

A AHRESP recebe nesta segunda (9) o chef Vitor Sobral, na Câmara Portuguesa, para a entrega da certificação da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Erramos: o texto foi alterado

O ex-presidente Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, não a 12 anos e 9 meses, como foi incorretamente afirmado

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.