Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT decide poupar comandante do Exército por mensagem sobre 'impunidade'

Para líders do partido, Villas Bôas tem "segurado as pontas" diante do clima de radicalização

São Paulo

O PT decidiu poupar o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, de críticas mais contundentes por causa da mensagem que ele postou em redes sociais na terça (3), véspera do julgamento do habeas corpus de Lula, afirmando repudiar a “impunidade”. 

NA LEI

Na visão de líderes do partido, o general é um democrata que tem “segurado as pontas” diante do clima de radicalização no país. A mensagem, por essa leitura, teria sido divulgada para apaziguar as pressões que ele estaria sofrendo da “extrema direita” dos quartéis.

TURMA

Por esse entendimento, Villas Bôas soltaria o texto para não perder a legitimidade interna.

DÉBIL

Um ministro do STF que votou contra Lula compartilha, no entanto, da mesma visão que o PT tem sobre o general. Mas acha que é preocupante que o militar tenha cedido às pressões.

CANJA

A possibilidade de militares intervirem mais diretamente na política foi objeto de conversa de dois ex-presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal): Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Britto. Eles compartilharam a mesma preocupação em conversa recente, antes mesmo da manifestação de Villas Bôas.

POR POUCO

Barbosa, por sinal, ainda não bateu o martelo sobre a filiação ao PSB, ainda que a hipótese seja provável.

DE TUDO

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, diz que “casamento e filiação a partido só acontecem depois de assinatura passada em cartório”, diz. Ele afirma que já viu uma noiva fugir da igreja e por isso é hoje cauteloso.

DISCRETO

Siqueira afirma que, se confirmada, a filiação de Barbosa ocorrerá sem pompa nem circunstância, limitando-se à assinatura da ficha da legenda.


DEIXA ROLAR

O espetáculo “O Inevitável Tempo das Coisas”, que tem no elenco os atores Pedro Henrique Moutinho e Natallia Rodrigues, estreou na terça (3), no Teatro Sérgio Cardoso. A peça, de autoria de Wagner D’Avilla, é dirigida por José Roberto Jardim. O estilista João Pimenta, responsável pelo figurino da produção, e o ator Otávio Martins assistiram à sessão.


MILHO

A Fundação Procon-SP autuou e multou a empresa T4F Entretenimento por irregularidades no Lollapalooza 2018. A entidade também estipulou multa de R$ 970 mil. Segundo o Procon, a empresa cometeu três irregularidades no evento. A T4F diz que ainda não foi notificada.

MILHO 2

A Fundação Procon afirma que é ilegal a T4F proibir a entrada com copos de água lacrados e ao mesmo tempo vender o produto no evento. Também vai contra a lei a cobrança de 5% para resgatar o saldo da pulseira Lolla Cashless by next, de créditos pré-pagos para consumo, sem divulgar a informação em local visível.

QUEM IRÁ DIZER

O cantor Dinho Ouro Preto procurou o Retiro dos Artistas querendo comprar todos os itens de Renato Russo que a entidade vai vender em um bazar no sábado (7). A intenção, segundo diz, era entregá-los à mãe e à irmã de Russo. 

QUE EXISTE RAZÃO

“A gente ficaria em uma situação muito ruim se abrisse um bazar já com tudo vendido”, afirma Cida Cabral, diretora do retiro, que deve recusar a oferta. “Estou me sentindo em um fogo cruzado”, diz, referindo-se à polêmica sobre o bazar.

FEITAS PELO CORAÇÃO

Os itens à venda foram doados pelo filho de Russo, Giuliano Manfredini. Segundo ele, trata-se de objetos pessoais como CDs, pijamas e móveis --o acervo artístico do artista está sob a guarda do MIS (Museu da Imagem e do Som). 

 

A irmã do cantor, Carmem Manfredini, divulgou uma carta contra a doação feita pelo sobrinho.


TENDÊNCIAS REUNIDAS

O livro “Moda Ilustrada”, que reúne textos de Maria Rita Alonso, foi lançado no Museu Belas Artes, na terça (3), com uma exposição que tem curadoria de Marcel Mariano. O jornalista Carlos Maranhão e o estilista Ugo Castellana passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

A exposição “Manifesto Trágico”, do pintor Pedro Vicente, abre nesta quinta. Às 19h, na Galeria É.

O projeto Viva Arte, parceria da Bossa Nova Sotheby’s com a Verve Galeria, abre nesta quinta (5) com exposição coletiva. Às 19h.

Nelson Freitas faz show na quinta e na sexta e amanhã com a Big Time Orchestra. No Bourbon Street Music Club. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.