Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Rosa Weber nega audiência com jurista que questiona prisão em 2ª instância

Ministra do STF alegou falta de agenda para não se encontrar com Celso Antonio Bandeira de Mello

São Paulo

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), não concedeu audiência a Celso Antonio Bandeira de Mello, 81, um dos mais respeitados juristas do país, para falar sobre a ação em que ele questiona a constitucionalidade da prisão depois de condenação em 2ª instância.

MUITO OCUPADA 

A magistrada alegou problemas de agenda para recusar o pedido. Antes considerado voto certo favorável à tese de que uma pessoa só pode ser detida depois que seu processo transitar em julgado, a posição dela voltou a ser uma incógnita.

NA HORA 

Já o ministro Gilmar Mendes, que foi alvo no passado de um pedido de impeachment formulado por Bandeira de Mello, respondeu em poucos minutos e concedeu a audiência.
 

GENTIL 

Acompanhado por um grupo de advogados, o jurista conversou também com Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurelio Mello e Celso de Mello. 

 


No plenário da corte, se encontrou com Luiz Fux, que o cercou de gentilezas —embora seja contrário à tese.

SÍMBOLOS 

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) protocolou no Ministério Público do Estado de SP um pedido de ação contra a mudança  no uso de símbolos oficiais da cidade de São Paulo

 

Proposta em um projeto de lei de autoria do ex-prefeito João Doria (PSDB), a nova regra foi aprovada pela Câmara Municipal na terça (17)

ÍCONES

A nova lei libera o uso de marcas próprias em programas, campanhas e serviços da cidade. Giannazi afirma que “fica evidente que o único intuito” de Doria era “livrar-se do feito judicial que responde, criando brecha legal que justifique o uso do slogan Acelera SP e da imagem do programa Cidade Linda”. Doria foi proibido pela Justiça de utilizar os dois símbolos.


IDEIAS AFINADAS 

A cantora Lia Paris se junta à Orquestra Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri para o show audiovisual que será apresentado no dia 6 de maio, na Funarte; o espetáculo terá músicas da paulistana com arranjos feitos pelo grupo. 


RESPEITÁVEL PÚBLICO

O ex-trapalhão Dedé Santana e Mauricio de Sousa firmaram uma parceria para criar o espetáculo “Circo Turma da Mônica”, que estreará em junho. O humorista será o mestre de cerimônias da produção, que terá a participação dos personagens das revistas em quadrinhos infantis. 

EU PROTESTO 

Um grupo de mais de cem diretores e atores de cinema e teatro assinou manifesto contra a condenação de Lula

 

Em um dos trechos, eles afirmam que “corrupção é a usurpação dos direitos consagrados na Constituição Cidadã de 1988”.

PROTESTO 2 

Assinam o texto, entre outros, as atrizes Silvia Buarque, Andrea Beltrão, Bete Mendes e também cineastas como Luiz Carlos Barreto, Toni Venturi, Beto Brant, Claudio Assis, Walter Lima Jr e Laís Bodanzky.


ROMANCE NA LAMA

O musical “Amor Barato - O Romeu e Julieta dos Esgotos” teve pré-estreia na quarta (18), no Teatro Itália. A peça tem a atriz Thaís Dias e o músico Eric Budney no elenco e é dirigida por Fábio Espírito Santo e Ana Paula Bouzas. Os atores Gorete Milagres |2| e Lázaro Ramos e o cantor Zéu Britto passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O evento Encontros pelas Florestas, que traz histórias indígenas, shows, artesanato e culinária da selva brasileira, ocorre neste sábado (21). A partir das 17h, na Sala Crisantempo.

A peça infantil “O Gigante Adamastor” estreia no domingo (22). Às 11h, no Sesc Ipiranga.

O IMS Paulista recebe neste sábado (20) e no domingo (21) o Festival Serrote. A partir das 15h. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.