Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dirceu chora entre amigos e segue firme na intenção de jamais fazer delação

'Fui formado numa geração em que a delação é a perda da condição humana', diz ex-ministro

O ex-ministro José Dirceu em ato no Sindicato dos Servidores Públicos Federais do DF
O ex-ministro José Dirceu em ato no Sindicato dos Servidores Públicos Federais do DF - Pedro Ladeira/Folhapress
São Paulo

O ex-ministro José Dirceu segue firme na intenção de jamais aderir a um acordo de delação, apesar da perspectiva de talvez nunca mais sair da prisão.

VITROLA 

Figura central do PT, ele diz que “nem em música” considerou algum dia a hipótese de fazer colaboração premiada. “Nem em samba-canção”, afirma. “No Exército Vermelho [da antiga União Soviética] tinha um ditado: para ser covarde, é preciso ter coragem. Porque os traidores eram sumariamente eliminados pelo comissário político na frente de batalha.”

TORMENTOS 

“Eu fui formado numa geração em que a delação é a perda da condição humana. A maioria [das pessoas presas na ditadura] não delatou nem mesmo sob torturas que as destruíam psicologicamente, fisicamente. Muitas ficaram com sequelas e carregam até hoje aqueles tormentos, como é o caso da própria [ex] presidente Dilma”, segue ele.

LETRAS 

Antes de ser preso, o ex-ministro terminou de escrever uma biografia, que será lançada pela Geração Editorial.

LÁGRIMAS

Apesar das mensagens enviadas na quinta (17) a grupos de WhatsApp em que aparentava firmeza e força, Dirceu chegou a chorar em conversas com alguns amigos antes de ser preso.

ENDEREÇO

O petista pensava, num primeiro momento, em tentar cumprir a pena no Complexo Médico Penal, no Paraná, para onde esperava que Lula fosse transferido. A decisão do ex-presidente de permanecer onde está fez com que Dirceu preferisse ficar em Brasília.

DOLOROSA 

A Prefeitura de São Paulo terá que pagar R$ 1.000 ao advogado Vitor Marques por causa de uma ação popular movida por ele e pelo presidente municipal do PT, Paulo Fiorillo, contra João Doria. Eles questionavam o decreto que garantia segurança pessoal da PM ao prefeito mesmo depois de deixar o cargo.

DOLOROSA 2 

A ação foi extinta já que a prefeitura revogou o decreto. O juiz, no entanto, entendeu que a administração terá que arcar com os honorários advocatícios. Marques diz que doará a quantia a uma entidade social.


POR UM REINO

Regina Duarte, Leopoldo Pacheco e Caio Paduan integram o elenco da peça “O Leão no Inverno”, que teve sessão de pré-estreia para convidados realizada na quinta (17), no Teatro Porto Seguro. As atrizes Juliana Caldas e Débora Duboc e o ator Norival Rizzo ​assistiram ao espetáculo.


ADESIVO 

A entrada do Pacaembu e do entorno do gramado estarão à disposição para colecionadores do álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2018 no sábado (26). O evento é uma parceria das secretarias municipais de Cultura e do Esporte com a Panini, que comercializa o produto. Serão diversas atividades, das 10h às 17h.

PÁGINAS 

Ruy Castro lança em junho o livro “A Arte de Querer Bem”, pela editora Sextante. O escritor, que fará 70 anos, reúne algumas de suas crônicas publicadas na Folha que tiveram como tema o amor pela vida, amigos, ídolos e palavras. 

AOS MESTRES 

O IDP-SP (Instituto de Direito Público de São Paulo) está lançando um mestrado profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento. Entre os professores estão o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que é sócio do instituto, e os ministros Herman Benjamin e Ricardo Villas Boas Cueva do STJ (Superior Tribunal e Justiça), além de advogados e juristas.

AO MESTRES 2 

O ator Renato Aragão e os diretores Nelson Pereira dos Santos (1928-2018) e Roberto Farias (1932-2018) serão os homenageados da cerimônia de entrega do 12º Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV. O evento será realizado no dia 4 de junho. A partir desta edição o troféu passa a se chamar Anselmo, em referência ao cineasta Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, com o filme “O Pagador de Promessas”, em 1962.


 

Os atores Thiago Rodrigues (à esq.) e Max Fercondini (centro)  e o rapper Túlio Dek (à dir.)
Os atores Thiago Rodrigues (à esq.) e Max Fercondini (centro) e o rapper Túlio Dek (à dir.) - Candé Salles

VIM, VI E BEBI

O ator Thiago Rodrigues (à esq.) e o rapper Túlio Dek (à dir.) foram a Lisboa encontrar o ator Max Fercondini (centro), que está velejando pelo mundo, para o programa sobre viagens e vinhos Wine Bross; dirigida por Candé Salles, a série será veiculada no YouTube. 


CURTO-CIRCUITO

A mostra “Mínimo, Múltiplo, Comum” abre neste sábado, às 11h, na Estação Pinacoteca.

A Associação Preserva SP faz neste sábado o passeio Descobrindo a Vila Mariana. Saída às 9h30, da estação Paraíso.

O Glamurama celebra 18 anos no domingo (20). Às 17h, na Casa Miracolli. 

A artista Iole de Freitas realiza neste sábado visita guiada em sua exposição “Decupagem”. Às 11h, no IAC.

O duo HeartBeats se apresenta neste sábado. A partir das 16h, no Mirante 9 de Julho.

A mostra “História do Olho” abre neste sábado, às 13h, na galeria Leme.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.