Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu polícia federal Lula pt

'Doleiros dos doleiros' deixam cadeia para cumprir prisão domiciliar

Delação de Vinicius Claret e Cláudio Barbosa ajudaram a deflagrar a operação Câmbio, Desligo

Movimentação na sede da Policia Federal no Rio durante operação Câmbio, Desligo
Movimentação na sede da Policia Federal no Rio durante operação Câmbio, Desligo - Fábio Teixeira/Folhapress

Os doleiros Vinicius Claret e Cláudio Barbosa deixaram o presídio de Benfica, no RJ, nesta quinta (3) e vão cumprir um ano de prisão domiciliar com o uso de tornozeleira. O acordo de delação celebrado por eles ajudou a deflagrar a operação Câmbio, Desligo, que prendeu mais de 40 pessoas.

FECHADO 

Condenados a 18 anos de prisão, eles vão ficar seis meses em regime domiciliar fechado e outros seis meses em semiaberto. 

PRAZO 

Tiveram ainda que pagar uma multa de R$ 4 milhões. Depois do prazo, eles podem deixar o Brasil para viver no Uruguai, onde moravam antes da prisão e possuem cidadania. 

LEGAL

Procuradores do MPSP (Ministério Público do Estado de SP) estão orientando movimentos por moradia a criar cooperativas para regularizar a cobrança de contribuições por parte dos que participam de invasões. O pagamento das taxas, como são feitos hoje, são considerados irregulares.

LEGAL 2 

Já a criação de cooperativa, que teria como fim a administração do espaço em que os sem-teto estão, resolveria a questão jurídica.

LEGAL 3 

O MPSP tem mediado diversas negociações entre o poder público e os sem-teto para evitar soluções extremas como a desocupação dos imóveis pela polícia.

DIA SEGUINTE 

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima viveu seu dia de caça nesta semana, num voo da Gol. Um dos passageiros passou por ele e disse “que cheiro de enxofre!”. Depois, outros passaram a gritar “corrupto” e “Lula Livre” e a perguntar quando ele pediria a prisão de “um tucano”. Um comissário pediu silêncio.

DATA 

O procurador, por meio de assessoria, confirma que estava no avião e afirma que, quando estava mudando de assento, “surgiram alguns aplausos e vaias”, de apoiadores e críticos. Credita as manifestações ao fato de muitos passageiros terem viajado a Curitiba pra o 1º de Maio.


PÁGINAS DE HISTÓRIA

O senador José Aníbal foi ao lançamento do livro “Fragmentos de uma Vida”, de Anna Veronica Mautner, na quarta (2). O fundador da Livraria Cultura, Pedro Herz, o professor Jorge Schwartz, o museólogo Fábio Magalhães e a publicitária Clarice Herzog passaram por lá. 


SERÁ? 

A ideia de defender o indulto a Lula não é consensual no PT. Embora tenha apoio da direção do partido, ela é considerada ambígua pois enfraqueceria, neste momento, o discurso de que ainda há esperança de o petista ser candidato a presidente em 2018.

ESTANDARTE

Já dirigentes argumentam que a bandeira só será levantada se Lula for mantido preso e dizem duvidar que alguém se coloque publicamente contra a proposta.

BOA VIZINHANÇA

O imóvel no centro de São Paulo conhecido como Castelinho da rua Apa recebe no domingo (6) a primeira exposição desde que a sua restauração foi concluída, em 2017. A mostra “Geleia com Artes” reunirá shows e trabalhos de artistas como Bruno Treviso, Pedro Orlando e Pâmella Cruz. 

 

O prédio hoje é sede do Clube de Mães do Brasil, organização não governamental que ajuda moradores de rua. 

BEM-VINDO 

“Foi uma luta muito grande para restaurar o prédio. O castelinho é pequenininho, mas aconchegante. Ele tem que ser mostrado, as pessoas têm que vir”, diz Maria Eulina Hilsenbeck, fundadora da ONG.

EM MOVIMENTO 

O Grupo Corpo voltará a dançar neste ano a coreografia “21”, criada em 1992 e encenada pela última vez em 2008. O espetáculo será apresentado junto com “Gira”, obra mais recente da companhia, em São Paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, a partir de agosto.

LENTE

O cineasta Lauro Escorel começou a rodar o longa “Fotografação”, que explora a história da fotografia no Brasil. O filme abordará nomes como Mário de Andrade, Marcel Gautherot, Jean Manzon, José Medeiros, Pierre Verger e Maureen Bisilliat. O lançamento está previsto para 2019.

CLÁSSICO

Uma cópia restaurada do filme “Z” (1969), do diretor Costa-Gavras, será exibida no Festival Varilux de Cinema Francês, que reunirá outras 20 películas recentes da cinematografia da França entre os dias 7 e 20 de junho em São Paulo e outras cidades. 

 

O longa aborda a morte do deputado grego Gregoris Lambrakis, em 1963.


SOLTANDO A VOZ

 

A cantora Tati Piva fez show no Baretto, na quarta (2). A blogueira Luciana Tranchesi, os empresários André e Monica Neuding e a modelo Juliana Martins estiveram no evento.


O Colcha de Retalhos Brasil reúne, a partir desta sexta (4), especialistas em alcoolismo. Voltado às mulheres, o evento tem apoio do Alcoólicos Anônimos. 

A designer Serpui Marie lança nesta sexta (4) nova coleção. Às 16h, na alameda Lorena, 1.628.

José Emílio Ambrósio e Alberto Luchetti são os novos conselheiros de SP da Associação Brasileira de Imprensa.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.