Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu João Doria

Grupo LGBT quer entrar com mandado de segurança contra reforma no Arouche

Projeto proposto por Doria foi aprovado em órgãos de patrimônio municipal e estadual

O coletivo Arouchianos, grupo da comunidade LGBT que frequenta o largo do Arouche, no centro de São Paulo, estuda entrar com um mandado de segurança contra a reforma do espaço proposta pelo ex-prefeito João Doria. A intervenção foi aprovada nos órgãos de patrimônio municipal e estadual.

PRANCHETA 

O jornalista Helcio Beuclair, um dos membros do movimento, afirma que não houve participação popular na elaboração da proposta, mas apenas apresentação do produto final. Diz também que o projeto ignora o “contexto histórico, artístico, cultural, econômico e político da comunidade LGBT no local.

TUDO CERTO

A prefeitura declarou que promoveu audiências públicas desde 2017 e que um “ponto de atendimento para a comunidade LGBT” entrou nos planos. Afirma ainda que a reforma atende a uma demanda por “um espaço revitalizado, seguro e que celebre a diversidade, mas sem promover a criação de um gueto que incentive a segregação”.

ESTRANGEIRISMO

O arquiteto Greg Bousquet, do Triptyque, escritório responsável pelo projeto, diz que a empresa fez um estudo de 20 dias no local, entrevistando os frequentadores. Segundo ele, o projeto evoluiu desde o pedido inicial da prefeitura, afastando-se da ideia de Doria de criar no local um “boulevard francês”, que “era realmente um absurdo”. 

Leia a coluna completa aqui.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.