Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu STF

Investigação contra ministros do STJ deve permanecer no arquivo

Equipe técnica do ministro Ricardo Lewandowski concluiu que o inquérito transitou em julgado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Ricardo Lewandowski
O ministro Ricardo Lewandowski - Pedro Ladeira/Folhapress

A investigação que envolve ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em suposta compra de sentenças deve permanecer no arquivo. A equipe técnica do ministro Ricardo Lewandowski, relator do inquérito, concluiu que ele já transitou em julgado e não pode mais seguir adiante.

PONTO 2 

A PGR (Procuradoria-Geral da República), que tinha pedido o desarquivamento, concorda que os prazos se esgotaram.

PONTO 3 

O caso, que envolve os ministros Mauro Campbell, João Otávio Noronha e Napoleão Maia, seria o primeiro a ser analisado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois que o tribunal limitou o foro especial. A possibilidade de ser enviado à primeira instância causava desconforto na corte.

TRILHOS 

Cerca de 12 mil candidatos disputam as 73 vagas de maquinista da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A média é de 166 candidatos por vaga — ou mais que o vestibular para medicina da USP, que foi de 135,7. O salário é R$ 3.382,27 e é preciso ter o ensino médio e curso de eletricidade. As provas serão no domingo (13).

BORRACHA 

O restaurante Komy’s, na Vila Madalena, em SP, apagou seu perfil no Facebook depois das críticas que recebeu por ter recusado notas com carimbo “Lula Livre” e “Marielle presente”. Segundo o relato de uma cliente, os donos reagiram com “histeria violenta” quando receberam as cédulas, passando a chamá-la de “bandida”. Muitos clientes teriam feito o mesmo.

ALÔ? 

O dono do restaurante, Ângelo Tomi, diz que a reação foi dos clientes e não dele nem da mulher. “Não sou petista nem peemedebista, não sou nada”, diz ele, relatando que recebeu também centenas de telefonemas de protesto. O empresário afirma que não sabia que as notas eram válidas e que poderia recebê-las. 

BLINDADO 

Ele diz também que o restaurante “lotou depois da publicidade gratuita”. E relata que policiais de uma delegacia próxima costumam almoçar no local e já se dispuseram a ajudá-lo em caso de distúrbios maiores.


 

Jorge Takla no Theatro Municipal
Jorge Takla no Theatro Municipal - Adriano Vizoni/Folhapress

BRAVO

Jorge Takla é o diretor cênico da ópera “La Traviata”, que estreia neste sábado (12), no Theatro Municipal de São Paulo; o maestro Roberto Minczuk assina a direção musical do espetáculo


CÂMERA, AÇÃO 

O cineasta Heitor Dhalia deve começar a filmar no final deste ano o longa “Funk, Baile de Favela”, que mostrará o universo do estilo musical e se passará no RJ. Dhalia e o produtor Egisto Betti acabam de assinar com a distribuidora Paris Filmes.

BOA VONTADE 

No dia 18 de maio, em que a entrada nos museus estaduais paulistas será gratuita, os visitantes que doarem voluntariamente uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho receberão o Passaporte dos Museus. O documento dá direito a um bilhete gratuito para cada uma das 19 instituições da rede, como a Pinacoteca e o Museu do Futebol.

BOA VONTADE 2 

A iniciativa é parte da campanha É Dia de Museu, resultado de uma parceria entre a secretaria estadual de Cultura e o Fundo Social de Solidariedade.


ENTRE AMIGOS E LETRAS

A atriz Maria Ribeiro recebeu a apresentadora Sarah Oliveira para o lançamento de seu livro “Tudo o que Eu Sempre Quis Dizer, Mas Só Consegui Escrevendo” na quinta (10), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. A atriz Isabel Wilker compareceu ao evento. O jornalista Xico Sá esteve lá com sua filha, Irene. O escritor Marcelo Rubens Paiva foi com o filho Joaquim.


POLIGLOTA 

Um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília, a Igrejinha da 306 Sul terá uma missa em vários idiomas no domingo (13). A convite do pároco Messias Chaves Braga embaixadores e diplomatas de nove países irão rezar a Ave Maria em suas línguas nativas. A data marca a primeira aparição da Virgem a três crianças pastoras, em 1917, em Fátima, próximo a capital portuguesa. 

REVEZAMENTO 

A Virgem é a padroeira do templo brasiliense que foi construído a pedido de Sarah Kubistchek. A primeira oração será feita pelo embaixador de Portugal, Jorge Cabral. A embaixadora de El Salvador, Diana Hernandez, a embaixatriz da Italia, Ornella Bernardini, e diplomatas da Bélgica, Costa do Marfim, Nigéria, Georgia, Áustria e Polonia se revezarão no altar. 

PERNA CURTA 

Os jornalistas Marcelo Tas, Maria Cristina Poli e Bárbara Libório discutem a indústria das notícias falsas (“fake news”) em debate realizado no dia 23 de maio, na escola Móbile, em SP.


NOVA ORDEM

O produtor cultural Alê Youssef lançou seu primeiro livro “Novo Poder — Democracia e Tecnologia” na semana passada, na  Casa do Baixo Augusta. A filósofa Djamila Ribeiro e o ator André Frateschi passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A exposição “Amazônia: Os Novos Viajantes” abre neste sábado (12). Às 11h, no MuBE.

O filme “Fogo na Floresta” será exibido neste sábado (12)no Next VR do Festival de Cannes.

O espetáculo “Proibido para Maiores” estreia neste sábado (12). Às 16h30, no teatro UMC. 

Keo Neves participa de feira neste sábado (12). Às 9h, na Av Brasil, 1823.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.