Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu STF

Limitação do foro especial pode respingar em ministros do STJ

Lewandowski julgará se mantém arquivamento de investigação que envolve três magistrados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A limitação do foro especial decidida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pode respingar em breve em magistrados de outras cortes superiores. O ministro Ricardo Lewandowski terá que julgar se mantém o arquivamento de investigação de compra de sentença que envolve três integrantes do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

 

ESCADA 

Antes de analisar o mérito do caso, Lewandowski terá que decidir se os crimes investigados se encaixam nas balizas do foro especial ou se devem ser enviados à primeira instância.

ANDAR DE BAIXO 

Magistrados do STJ e do STF acreditam que o ministro deve manter o inquérito em suas mãos. Mas a simples discussão, em caso concreto, sobre a hipótese de magistrados de cortes superiores serem investigados e julgados por juízes de piso já provoca expectativa e desconforto entre eles.

DE NOVO 

A denúncia envolve os ministros Mauro Campbell, João Otávio Noronha e Napoleão Maia. Lewandowski já tinha decidido pelo arquivamento por falta de indícios de autoria e materialidade. 

 

Mas a PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu que ele reconsiderasse.

SOLDADO 

Celso Amorim entrou no cardápio de possíveis vices de Lula, que deve ser registrado pelo PT no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como candidato à Presidência.

A VOZ 

O partido está preocupado com a ausência em debates e sabatinas que veículos promovem com pré-candidatos. Uma vez indicado vice, Amorim teria, na visão da legenda, condições de representar Lula e defender o seu governo, do qual foi chanceler.

CADEIRA 

Os defensores do nome dele apontam também o fato de que Amorim não colocaria obstáculos caso tivesse que ser substituído na chapa mais adiante, para dar lugar a outro vice. Ou mesmo para que o PT, numa hipótese remota, se aliasse a um candidato de outro partido caso Lula não possa disputar.


 

A advogada Rosângela Moro
A advogada Rosângela Moro - Daniel Katz/Topview

MOSCA AZUL

A advogada Rosângela Moro, mulher do juiz Sergio Moro, foi questionada pela revista Topview se pensa em entrar na política; respondeu, rindo: “Me deparo com algumas coisas com as quais não concordo e penso: ‘Nossa, eu poderia fazer muito melhor’. Mas eu teria muito que aprender para ter alguma pretensão política”.


BAGAGEM 

O ex-prefeito Fernando Haddad viajará a partir do fim do mês para estados comandados por partidos considerados progressistas. 

 

Ele vai conversar com os governadores sobre experiências que poderiam ser incluídas no programa de governo de Lula, que está elaborando.

GRANDE IRMÃO 

O livro “1984”, de George Orwell, vai ganhar uma nova adaptação teatral. Com direção de Zé Henrique de Paula e Carmo Dalla Vecchia no elenco, o espetáculo estreia no teatro do Sesc Consolação no dia 1º de junho. 

ARCO-ÍRIS 

Um torneio de futebol masculino para jogadores gays, bissexuais e transexuais reunirá 240 competidores em SP. A segunda edição da Taça Hornet de Futebol da Diversidade ocorrerá no dia 1º de junho, e o time vencedor desfilará como destaque de um trio elétrico na Parada do Orgulho LGBTI+, que ocorre na avenida Paulista no dia 3.

SELO 

O Hospital de Transplantes de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini recebeu o selo de acreditação nível 3. O certificado foi concedido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), entidade não governamental e sem fins lucrativos focada na segurança do paciente. Na unidade, que conta com 153 leitos, são realizados transplantes de córneas, fígado, pâncreas e medula óssea.

PASSADO... 

O paraense Sila da Conceição, ex-batedor de carteiras que se transformou em empresário e teve um livro escrito sobre sua vida, pretende criar um museu sobre sua trajetória em Belém. 

...E PRESENTE 

O espaço ficará no bairro Sacramenta, onde ele nasceu, e terá documentos e imagens relacionados aos crimes e negócios de Sila, além do primeiro veículo de sua frota de táxis e um carro Mercedes comprado por ele. A instituição oferecerá ainda um centro de treinamento em mídias digitais para jovens de baixa renda.


ENTRE AMIGOS

O músico Pedro Luís esteve no jantar realizado na terça (8) na casa de Elza Soares, no Rio, para escutar o novo álbum da cantora. O carnavalesco Milton Cunha, o jornalista Zeca Camargo, o cantor BNegão e o produtor Rafael Ramos também compareceram.


GOGÓ LÍRICO

A ópera “O Matrimônio Secreto” segue em cartaz no Theatro São Pedro até domingo (13). O espetáculo conta com o tenor Jean William no elenco e tem figurino assinado pelo estilista Fause Haten. A presidente da Santa Marcelina Cultura, irmã Rosane Ghedin, esteve na estreia, na semana passada.


CURTO-CIRCUITO

Cristiano Xavier lança nesta quinta (10) o livro “Magna”. Às 18h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

A peça “Hoje é Dia de Rock” estreia nesta quinta (10) . Às 21h, no Sesc Avenida Paulista. Modesto Carvalhosa e Rogerio Chequer comandam debate hoje. Às 19h30, na Sala São Luis.

Começa nesta quinta (10) o evento Next Frontiers to Cure Cancer. No WTC. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.