Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu STF

STJ julga se animal doméstico faz parte do núcleo familiar

Decisão vai definir se donos, depois de separados, têm direito a guarda compartilhada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fachada da sede do STJ (Supremo Tribunal da Justiça), em Brasília
Fachada da sede do STJ (Supremo Tribunal da Justiça) em Brasília - Alan Marques/Folhapress

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) deve julgar nos próximos dias se um animal doméstico faz parte do núcleo familiar e se seus donos, depois de separados, têm direito a guarda compartilhada e a visitas, além de dividirem o sustento do bicho.

COMO GENTE 

Os animais sempre foram tratados como objetos pela Justiça. As disputas de ex-casais se limitavam a discutir quem ficaria com eles, como se fizessem parte da divisão de patrimônio. O STJ agora pode mudar o entendimento.

FAMÍLIA 

O Tribunal de Justiça de SP já decidiu que questões relativas aos animais serão discutidas nas varas de família. 

CADASTRO 

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, está surpresa com dados que vão integrar o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, o primeiro cadastro com nome de cada detido hoje no Brasil. De acordo com ela, algumas informações são diferentes das já publicadas por outros órgãos.

CADASTRO 2 

O levantamento, que será lançado no dia 31 pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), descobriu que no Paraná, por exemplo, há 30 mil pessoas presas —bem menos que as 50 mil reportadas até agora. Apesar de discrepâncias, o número de detidos no país girará em torno do que já se computava —cerca de 700 mil.

TUDO LIMPO 

O anexo complementar de Francisco de Assis, ex-diretor jurídico do grupo J&F, que cita o ministro do STJ Napoleão Maia é, na verdade, negativo: o executivo desmente acusações feitas ao magistrado, e não o contrário.

ELEVADOR 

Os inquéritos que envolvem José Serra devem ser enviados nas próximas semanas à primeira instância pelo STF. Com a limitação do foro especial para parlamentares, os atos praticados fora do mandato sairão da corte. Serra é investigado por supostas irregularidades cometidas quando era governador de SP.

ELEVADOR 2 

O mesmo deve ocorrer com investigações sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) que hoje correm no Supremo e que estão relacionadas aos anos em que ele governou Minas Gerais.


NO FEMININO

A cantora Marina Lima foi à estreia do espetáculo “Eu Sou essa Outra”, que tem as atrizes Nana Yasbek, Rita Gullo e Maria Laura Nogueira |6| no elenco e é dirigido por Vera Egito. O escritor Ignácio de Loyola Brandão também assistiu à sessão, na quinta (17), no Sesc Pinheiros. 


TROPA 

O governador Márcio França (PSB-SP) deve lançar nos próximos dias o programa de alistamento civil. A princípio só 18 municípios serão alcançados, já que ele não pode firmar convênios no segundo semestre.

EU PROMETO 

O programa prevê que jovens recebam remuneração, uniforme e treinamento para prestar serviços gerais nas ruas —de primeiros socorros a informações turísticas. O governador vai prometer seguir com o projeto caso seja reeleito.

UMA MÃO LAVA A OUTRA 

A Prefeitura Regional Sé lançou um chamamento para interessados em “adotar” o local conhecido como praça dos Arcos, em Higienópolis. O vencedor poderá explorar comercialmente a cozinha. Em troca, deverá fazer a manutenção do lugar. 


 

O estilista Dinho Batista e a empresária Alexandra Fructuoso
O estilista Dinho Batista e a empresária Alexandra Fructuoso - Hudson Rennan

ROUPA NOVA

O assessor de modelos e instrutor de passarelas Dinho Batista (à esq.) vai lançar a sua nova coleção para a grife Maison Alexandrine, da empresária Alexandra Fructuoso, na quarta (23); o evento ocorrerá no casarão da marca, nos Jardins.


LEGADO 

A privatização do Anhembi pela prefeitura sem o tombamento de espaços como o Pavilhão de Exposições e o Palácio de Convenções tem preocupado a família do arquiteto Jorge Wilhelm, que projetou os edifícios ao lado de Miguel Juliano. Eles pedem a preservação das obras em uma carta assinada também por figuras como o ex-governador Paulo Egydio Martins e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

ISSO É BRASIL 

“Enquanto o mundo reconhece o projeto, o poder público está vendendo para fazer asfalto”, diz Ana Maria Wilhelm, filha do arquiteto. A Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias diz que “reconhece a importância histórica do Complexo Anhembi”, mas que não lhe cabe decretar tombamentos. 

MARCHA LENTA 

Ana Maria solicitou reunião com o prefeito Bruno Covas. Será recebida pelo chefe de gabinete, Sérgio Avelleda, nesta segunda (21).

BATUTA 

O professor de música Thomas Patterson, da Universidade do Arizona, estará em São Paulo pela primeira vez. Ele fará audições na Escola Municipal de Música e vai conceder bolsas na universidade americana em 2019 para os melhores talentos.

FILME DOS FILMES 

O cantor Otto e a escritora Fernanda  Young participarão do elenco do longa “Maior que o Mundo”, que homenageará a Boca do Lixo, região do centro de São Paulo que ficou conhecida como polo do cinema independente na década de 1970. A obra, dirigida por Roberto Marquez, começa a ser rodada na cidade em junho e tem produção da Popcon.


CÂMERA NA MÃO

O urbanista belga Jeroen Stevens, professor da Universidade de Leuven, abriu uma exposição de fotos na Ocupação Nove de Julho, na semana passada, em SP. As cineastas Eliane Caffé e Daniela Thomas foram ao evento, que também contou com a presença de Carmen Silva e da atriz Preta Ferreira.


CURTO-CIRCUITO

A Rádio e a TV Cultura promovem nesta segunda (21) um evento em comemoração dos 80 anos do maestro Julio Medaglia. Às 20h30, na Sala São Paulo.

O restaurante La Nonna di Lucca inaugura nova casa nesta segunda (21). Às 19h, na rua Ferreira de Araújo, 455.

A série “Os Ímpares” será lançada nesta segunda (21). Às 20h, no canal Curta!.

Luiz Carlos Vasconcelos palestra nesta segunda (21)no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Às 19h30. 

O Itaci vai “abraçar” o prédio do hospital, em Pinheiros, e a estação Sé na terça (22). 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.