Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Capital de Roraima diz que 82% dos chefes de família venezuelanos querem trazer suas família

Mapeamento calcula que o estado recebeu 416 migrantes daquele país por dia entre maio e junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barracas onde ficavam os imigrantes venezuelanos na praça Simón Bolívar, em Boa Vista (RR)
Barracas onde ficavam os imigrantes venezuelanos na praça Simón Bolívar, em Boa Vista (RR) - Exército Brasileiro/Divulgação
São Paulo

Um levantamento feito pela prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, e pelo Exército mostra que, em média, 416 venezuelanos entraram no Estado, por dia, entre maio e 8 de junho.

NA RUA

Do total de cerca de 12 mil que chegam por mês ao Estado, 2.700 permanecem na capital. Destes, 500 não têm onde se abrigar assim que pisam na cidade.

EM BUSCA

A prefeitura estima que 25 mil venezuelanos já estabeleceram residência em Boa Vista; 65% deles estão desempregados.

TODOS JUNTOS

O mapeamento revelou que 82% dos chefes de família chegaram sozinhos à capital e pretendem trazer mulher e filhos para o Brasil. 

DUAS VEZES

Com isso, o número de imigrantes pode mais do que dobrar, chegando a 59 mil em dezembro, diz a administração. Existem oito abrigos na cidade —nesse ritmo, será necessária a construção de mais um a cada mês.

ARQUIVO

A prisão de Lula dificilmente será reavaliada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Magistrados da 2ª Turma, que recebeu novo pedido para que ele seja posto em liberdade, acreditam que o assunto já se esgotou com a decisão do plenário da corte de negar habeas corpus ao petista.

POR ESCRITO 

A defesa de Lula apresentou petição para que o STF divulgue o “inteiro teor do acórdão [decisão]” em que o habeas corpus dele foi negado. Alega que, sem isso, não pode estudar os recursos que eventualmente apresentará contra a decisão.

AO VIVO 

E Lula depõe na quinta (21), por videoconferência, na operação Zelotes. A fala vai ser gravada em vídeo. Será a segunda aparição do ex-presidente depois de preso.

FRESTA

O senador Álvaro Dias, pré-candidato a presidente pelo Podemos, foi recebido na quinta (14) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência oficial em Brasília.

O CONVIDADO 

Não foi o primeiro diálogo dele com o DEM. Mas, desta vez, houve a participação de outro partido: o PP do senador Ciro Nogueira (PI), que estava no encontro.


BOA CAUSA

Sandy cantou ao lado da orquestra regida por João Carlos Martins no jantar de gala do Graacc, na Sala São Paulo, na segunda (18). O tenor Jean William também se apresentou. O ator Reynaldo Gianecchini foi o mestre de cerimônias do evento. O governador Márcio França e sua mulher, Lúcia, estiveram lá, assim como o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, a empresária Lucilia Diniz e o empresário Alexandre Costa. 


PRIMEIRO PASSO

Oito empresas --entre elas, a Siemens e a Cisco-- manifestaram interesse em participar da PPP (parceria público-privada) dos semáforos, que será implantada pela Prefeitura de São Paulo.

SEGUNDO PASSO 

A vencedora ficará responsável pela instalação de um sistema inteligente para até 85% dos semáforos, automatizados e operacionalizados a distância. O investimento estimado é de R$ 1 bilhão.

EM CASA

E a prefeitura lança hoje o programa Amigo do Refugiado, em parceria com a Acnur, agência da ONU.

 

Os estrangeiros nessa situação poderão frequentar quadras poliesportivas, ginásios, campos de futebol e piscinas públicas. Basta levar o termo de refugiado e tirar a carteirinha.


DO OUTRO LADO

A Japan House promoveu na segunda (18) a pré-abertura da loja temporária da Muji e de uma mostra da marca japonesa. O diretor da Muji Satoshi Okazaki, a presidente da Japan House, Angela Hirata, e a diretora cultural da instituição, Natasha Geenen, estiveram no evento. O diretor dos museus do Futebol e da Língua Portuguesa, Eric Klug, também passou por lá.


GANGORRA

O Condephaat, conselho estadual de patrimônio, terá que votar mais uma vez o projeto das torres que Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina, no bairro do Bexiga. O projeto autorizado no mês passado pelo Iphan, órgão semelhante na esfera nacional, não é igual ao que teve a anuência do Condephaat em outubro do ano passado.

TEMPO É DINHEIRO 

O novo projeto, que enfrenta resistência do teatro, já foi entregue ao órgão. Mas ainda não há previsão para a votação.

ESCADA

O Brasil ficou na 45ª posição entre 189 países que garantem para a mulher acesso ao pleno ambiente de negócios e condições iguais de trabalho em relação aos homens. O estudo foi feito pelo Banco Mundial —no Brasil, a instituição trabalhou em parceria com o Bichara Advogados.


CURTO-CIRCUITO

Milton Flávio Lautenschlager autografa o livro “Ativismo Judicial Disfuncional nos Contratos”. Nesta quarta (20), às 18h30, no Instituto de Advogados de São Paulo na Unidade da Paulista.

O Projeto Irmãos convida irmãos de pessoas com deficiência intelectual para o workshop Desmistificar para Construir. No dia 30 de junho.

O Eataly inaugura o restaurante temporário Radici por Brace com um jantar de lançamento para convidados. Na quinta (21), a partir das 19h30. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.