Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Venezuela

Capital de Roraima estima ter recebido 60 mil refugiados venezuelanos

Prefeitura de Boa Vista decidiu fazer mapeamento da população de migrantes do país vizinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barracas onde ficavam os imigrantes venezuelanos na praça Simón Bolívar, em Boa Vista (RR)
Barracas onde ficavam os imigrantes venezuelanos na praça Simón Bolívar, em Boa Vista (RR) - Exército Brasileiro/Divulgação

A prefeitura de Boa Vista (RR) decidiu fazer um mapeamento da população de refugiados venezuelanos na cidade. A administração não sabe até hoje quantos se estabeleceram no município fugindo do país vizinho.

SOBRENOME

A prefeita, Teresa Surita (MDB-RR), diz que as estimativas variam de 3.000 (feitas por órgãos estrangeiros) a 60 mil, número com o qual ela própria trabalha. “Só nas escolas municipais temos 3.000 crianças venezuelanas matriculadas”, diz. 

 

Nas unidades de saúde já foram computadas 85 mil consultas médicas de refugiados.
 

BRAÇOS ABERTOS 

Ela tem posição diferente do governo do estado, que defende o fechamento das fronteiras com a Venezuela. “Não é o caminho. Como não receber essas pessoas, que chegam aqui sem dinheiro, desesperadas?”, diz.

PARA TODOS 

Surita vai inclusive cadastrar os refugiados para que recebam o cartão do SUS. Assim o atendimento de cada cidadão será reembolsado pelo Ministério da Saúde, aliviando as contas municipais.

DE UMA VEZ

O mapeamento será realizado no sábado (9) e vai mobilizar mil funcionários da prefeitura.

NA ESTRADA 

A pré-candidata do PC do B à Presidência, Manuela D’Ávila, segue em campanha pelo país apesar dos rumores de que poderia sair da disputa para se juntar a Ciro Gomes (PDT-CE). 

NA ESTRADA 2 

Nesta semana ela viaja a São Paulo e depois passa o fim de semana circulando pelo interior da Bahia --além de Salvador vai a Ilhéus, Vitória da Conquista, Juazeiro e Petrolina, em Pernambuco. 

 

Na semana seguinte visita Florianópolis e depois, Rio de Janeiro.

RESPOSTA CERTA 

Ao dizer que abre mão da candidatura se a esquerda se unir, ela acaba, neste momento, reafirmando o próprio nome no pleito já que os outros partidos não vão desistir de disputar com nomes próprios.


SOLITÁRIO

Os atores Laura Cardoso, Juca de Oliveira, Rodrigo Lombardi e Karin Rodrigues estiveram na sessão de estreia da peça “O Monstro”, em cartaz no Teatro Vivo, na terça-feira (5). O monólogo é interpretado por Genézio de Barros e tem direção de Hugo Coelho.


LIMPEZA

A Prefeitura de SP terá que realizar um novo contrato emergencial para o serviço de varrição das ruas da cidade. O atual, que também foi prorrogado nos mesmos moldes, sem licitação, vence no dia 13 de junho. A administração ainda não conseguiu concluir o processo de concorrência para a escolha de uma nova empresa.

LIMPEZA 2 

Segundo a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), a licitação está suspensa pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). O atual contrato de varrição, com dois consórcios, Inova e Soma, custa 
R$ 1,2 bilhão por ano.

TAMBÉM QUERO 

A Consita, uma das empresas interessadas na concorrência, enviou em abril e maio manifestações de interesse no serviço emergencial. Não obteve resposta. 

A PELE

“Se ela tivesse falado comigo, não teria desistido”, diz Eliane Dias, mulher de Mano Brown e empresária dos Racionais MC's, sobre a renúncia da cantora Fabiana Cozza ao papel de dona Ivone Lara em um musical. A cantora foi criticada por ser “branca demais” para viver a sambista. “Eu teria dito: ‘Nega, vai lá e faz’.” 

QUE HABITO 

“Ela está qualificada. É uma excelente cantora e foi escolhida pela família [de Ivone para interpretar o papel]”, segue Eliane. “Ela é uma mulher preta, ela representa.” Fabiana é filha de pai negro e mãe branca.

COR

“É certo que as mulheres negras, gordas, retintas, têm menos espaço. Mas Fabiana tem condição de abrir portas. Uma sobe e puxa outra, a gente vive dizendo isso entre as mulheres negras. Tem que virar prática”, defende ainda a empresária.

AMPULHETA

A Associação Preserva SP ganhou uma ação contra o governo do estado em que pedia o restauro e a preservação do Quartel do Segundo Batalhão de Guardas, edifício histórico localizado no Parque Dom Pedro 2º. O grupo diz, no entanto, que, apesar de ter vencido até no STF (Supremo Tribunal Federal), até agora nada foi feito pela administração.

CALMA AÍ 

O governo afirma que a condenação ainda não está em fase de execução judicial. “De qualquer forma, a Polícia Militar informa que está em fase de estudos de viabilidade financeira a proposta de restauração do local para abrigar a nova sede do 45º BPM/M, responsável pelo policiamento da região central da capital.”


BEM COMPORTADOS

O filme “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas, que tem Isabél Zuaa e Marjorie Estiano no elenco, teve pré-estreia na segunda (4), no Reserva Cultural. A atriz Natália Lage compareceu à exibição.


CURTO-CIRCUITO

A exposição “O Inquietante”, coletiva de nove artistas com curadoria de Agnese Fabbiani e Ian Duarte Lucas, abre nesta quinta (7). A partir das 19h, na Verve Galeria. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.