Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Estudo aponta 'assédio moral e terror psicológico' na Polícia Federal

Relatório foi feito por psicólogas da UnB há três anos e permaneceu em sigilo até agora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sede da Polícia Federal em Brasília
Sede da Polícia Federal em Brasília - Renato Costa/Folhapress

O Sindipol-DF (Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal) reencaminhou um relatório alarmante à diretoria-geral da PF. Segundo pesquisa feita por psicólogas da Unb (Universidade de Brasília), 83% dos agentes entrevistados se sentem desvalorizados no trabalho, 74% se sentem indignados, 39%, inúteis, 46% têm “emoções de raiva” e 18%, de “medo”.

DESEJO 

O trabalho mostra que “alguns sujeitos verbalizaram o desejo de ‘matar delegados’”. E conclui: “Todos os dados apontam para a existência de assédio moral e terror psicológico” na instituição.

ARQUIVO 

O relatório ficou pronto há três anos. Foi encaminhado pela primeira vez às autoridades e permaneceu em sigilo até agora. De acordo com Flávio Werneck, presidente do Sindipol-DF, a entidade decidiu voltar à carga e levantar o sigilo porque a situação não se resolveu.

DIVÃ 

“As próprias psicólogas nos orientaram a divulgar os dados, para evitar uma tragédia”, diz. Segundo Werneck, as profissionais chegam a atender 30 policiais por semana.

RESPOSTA 

Questionada, a Polícia Federal não se manifestou até o fechamento desta edição.

SOPRO 

O julgamento da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, inocentada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na quarta (20), entusiasmou o partido. Há uma crença de que a corte também solte Lula na próxima semana. A situação, no entanto, é incerta.

VISITA 

O senador Álvaro Dias, pré-candidato presidencial do Podemos, faz campanha nesta quinta (21) no Amazonas.

VISITA 2 

Um dos compromissos dele é participar de um encontro suprapartidário com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB-AM).

DO CONTRA 

Tucano, Virgílio ensaiou disputar a prévia do PSDB contra Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Ao desistir, disse que o ex-governador é “cínico” e “raso”. O prefeito já sugeriu que o PSDB trocasse Alckmin pelo senador cearense Tasso Jereissati (PSDB-CE) para disputar a Presidência.


FORA DE SÉRIE

O filme “Mulheres Alteradas”, de Luis Pinheiro, teve pré-estreia na terça (19) com a presença de integrantes do elenco como as atrizes Alessandra Negrini, Monica Iozzi, Maria Casadevall e Deborah Secco, que foi ao evento com o marido, o ator Hugo Moura. A atriz Adriana Lessa também compareceu.


PÁTRIA AMADA 

O Conpresp, órgão municipal de patrimônio, voltou a discutir os mastros com a bandeira nacional que foram instalados na avenida Brasil, em região tombada, sem a anuência do órgão.

NÃO PODE, MAS PODE 

A conselheira Mariana Rolim, diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da prefeitura, entendeu que as flâmulas estão irregulares porque não foram aprovadas.

 


Mas são passíveis de regularização por não interferirem no tombamento.

PARA DEPOIS 

Não houve consenso sobre a questão e a votação foi deixada para as próximas reuniões.

PARA TODOS 

A montagem da ópera “Alcina” que estreia no Theatro São Pedro na sexta (22) terá apresentação para cegos e surdos.
 

 


A récita do dia 29 será acompanhada de descrição para quem não enxerga (as pessoas poderão usar fones de ouvido) e de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

NA PISTA 

A partir de 2025, mais de 50% das estradas brasileiras vão estar em péssimas ou inaceitáveis condições de conforto e conveniência, afirma um estudo da Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transportes da escola de negócios Fundação Dom Cabral. 

ASFALTO 

Segundo Paulo Resende, professor de logística da fundação, “continuaremos um país sobre rodas se não houver um plano ousado para não só ampliar as qualidades das rodovias, como o potencial das ferrovias, portos e dutos”. O estudo será lançado nesta quinta (21).


CRÔNICAS REUNIDAS

O colunista da Folha Ruy Castro lançou o livro “A Arte de Querer Bem”, na terça (19), na Livraria da Vila do shopping Higienópolis. A escritora Heloisa Seixas, mulher de Castro, e o editor Pascoal Soto foram ao evento.


CURTO-CIRCUITO

O cantor Supla lança o clipe “Ao Som que Eu Vivi” e faz pocket show. Nesta quinta (21), às 21h, no Museu da Imagem e do Som de SP.

A cantora Cibele Codonho faz show de lançamento de seu disco “Afinidade”. Nesta quinta (21), no Sesc Pompeia, às 21h.

O Departamento Jurídico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, realiza nesta quinta (21) o curso Crimes Especiais e Ilícitos no Sistema Financeiro: Desenvolvimentos Recentes — Empréstimo a Pessoas Ligadas, Criptomoedas e Leniência.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.