Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Gilmar Mendes processará Modesto Carvalhosa, que o chamou de 'marginal'

Declaração do jurista sobre o ministro do STF foi feita em entrevista realizada na quinta (28)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do STF Gilmar Mendes
O ministro do STF Gilmar Mendes - Pedro Ladeira/Folhapress

Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu processar Modesto Carvalhosa. Numa entrevista nesta semana, o jurista chamou o magistrado de “marginal” que “solta pessoas que dão donativos” ao instituto de educação do qual o ministro é sócio.

EU DISSE

Na entrevista, organizada pelo movimento Vem Pra Rua Brasil, Carvalhosa afirmou ainda que Mendes “embolsa parte desse dinheiro também”. 

ASSINATURA 

O jurista diz que “a declaração foi feita e tenho que arcar com a responsabilidade”. E que, se for processado, também vai processar já que Gilmar Mendes certa vez o chamou de “senil” numa sessão do STF.

PAUSA 

E o ministro Luís Roberto Barroso vai passar o recesso de julho na Kennedy School, a Escola de Governo de Harvard, da qual é senior fellow. 

PAUSA 2 

A instituição oferece a ele uma sala, onde pretende atualizar a proposta de reforma política que escreveu em 2006 e quer apresentar para debate público depois das eleições.

NADA A VER 

O desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que confirmou a condenação de Lula a 12 anos e um mês de prisão, afirmou à coluna que não entende haver influências externas sobre o Poder Judiciário.

DESDE SEMPRE 

“Absolutamente”, diz ele. “Os julgamentos têm sido feitos com transparência. Desde o Império, ao contrário de outros países, no Brasil os julgamentos são públicos”, afirmou. Na sexta (29), ele deu palestra num evento do Instituto dos Advogados de SP.


 

A cantora Iara Rennó
A cantora Iara Rennó - José de Holanda

TUPI OR NOT TUPI

Iara Rennó posou para uma sessão de fotos inspirada em Macunaíma, com direção de arte de Ricardo Castro; a cantora inicia agora em Portugal uma turnê do disco “Macuna” que comemora os 90 anos do personagem de Mário de Andrade. 


DIGO QUE FICA 

O prefeito Bruno Covas sancionou na terça (26) uma lei que concede à Fundação Bienal o uso, por 40 anos, do pavilhão Ciccillo Matarazzo, no parque Ibirapuera. Em contrapartida, a fundação fica obrigada a realizar sua exposição de artes a cada dois anos no local, além de outras mostras e feiras periódicas e temporárias.

SACRAMENTADO 

“É megassimbólico, porque, com isso, a prefeitura e o município reafirmam a perenidade da instituição e o legado que a Bienal promove para a arte do mundo inteiro”, diz Eduardo Saron, vice-presidente da fundação e diretor do Itaú Cultural.

NA TV 

A Justiça de SP negou um recurso em que a marca de brinquedos Mattel pede a anulação da multa de R$ 407 mil aplicada pelo Procon-SP por propaganda abusiva direcionada ao público infantil. A empresa não se pronunciou.

BRINCADEIRA 

O processo reúne reclamações de consumidores sobre comerciais das bonecas Barbie e Little Mommy Real Baby e uma denúncia feita pelo Instituto Alana em 2009 referente a uma publicidade do brinquedo Max Steel Turbo Mission. Segundo o Procon-SP, neste caso a propaganda podia fazer a criança achar que o boneco se mexe sozinho, o que não ocorre.


TRAVESSIA

A exposição “Histórias Afro-Atlânticas” foi aberta no Masp na quinta (28). A historiadora Lilia Schwarcz, uma das curadoras da mostra, o diretor de operações do museu, Lucas Pessôa, o antiquário Rafael Moraes, o arquiteto Ruy Ohtake, a empresária Titiza Nogueira e o editor Luiz Schwarcz estiveram lá. 
 


CURTO-CIRCUITO

A Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância promove festa junina beneficente. Neste sábado (30), às 9h.

Negra Li canta David Bowie neste sábado (30) às 16h, no Espaço Cultural Porto Seguro.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.