Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Municípios de SP terão recomendação para aplicar vacina de febre amarela

'Impressão é de que ela virou algo endêmico', diz coordenador do Controle de Doenças de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vacinação de febre amarela em posto de saúde na zona norte de São Paulo
Vacinação de febre amarela em posto de saúde na zona norte de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress
São Paulo

Os 645 municípios do estado de São Paulo passam a ter, a partir de segunda-feira (18), recomendação oficial para aplicar a vacina contra a febre amarela em toda a população. 

FEBRE 

“A impressão que nós temos é de que ela [febre amarela] virou algo endêmico. Daí a necessidade de aplicar a vacina em todo o território”, diz o professor Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças de São Paulo. Até agora, 520 cidades recebiam a orientação.

SECA 

O número de casos de febre amarela despencou em junho. Com o frio, há escassez de água, necessária para que o mosquito que transmite a doença se reproduza. “No ano passado foi assim também. Mas, com a volta do calor, a epidemia explodiu”, afirma Boulos. Daí a necessidade de seguir vacinando a população.

QUEDA 

No mês de junho, nenhum caso novo foi registrado na capital paulista. Entre fevereiro e maio foram 13 casos e sete óbitos.

FRONTEIRA 

A proximidade das férias de julho, quando as pessoas viajam a outras localidades que podem ter a doença, também preocupa o governo. 

TÔ TE ESPERANDO 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso enviou recados a Álvaro Dias (Podemos-PR) de que gostaria de conversar. Presidenciável pelo Podemos, o senador tem hoje 4% das intenções de votos, segundo o Datafolha —contra 7% de Geraldo Alckmin num cenário em que Lula não é candidato.

TUDO OU NADA 

Na análise de integrantes da campanha de Alckmin, uma aliança com Dias é crucial para que ele passe a ter chance de ir para o segundo turno da eleição. 

 

O senador, que é do Paraná, abocanha votos que, na avaliação do PSDB, impedem que o tucano suba nos estados da região sul do país.

CADEIRA 

“Ninguém falou comigo a respeito”, diz Dias. O Podemos afirma que não há hipótese de a candidatura ser retirada. Uma aliança com Alckmin só seria possível se o ex-governador de São Paulo topasse ser vice do senador.


 

QUARENTÃO

Flávio Tolezani, que fez 40 anos, estreia nova temporada da peça “Carmen”, no Tucarena, neste sábado (16) Patricia Stavis/Folhapress


COTAÇÃO

A Prefeitura de SP vai realizar neste mês um pregão para contratar um especialista em negócios imobiliários. O escolhido vai definir o melhor modelo jurídico para a comercialização de prédios e terrenos públicos. A operação foi liberada na quinta (14) pelo Tribunal de Contas do Município. A ideia é gerar receitas com a venda de locais que hoje são subutilizados.

QUEM PROCURA... 

O Masp teve que buscar no Panamá uma empresa que fornecesse o seguro para 11 obras do  Museo Nacional de Bellas Artes de La Habana, de Cuba, que estarão na exposição “Histórias Afro-Atlânticas”, que abre no dia 28.

...ACHA 

Em razão do embargo americano ao país do Caribe, as principais seguradoras não prestam o serviço.

SUSTO 

O Museu da Imagem e do Som ficará aberto durante a madrugada após a abertura da exposição “Hitchcock – Bastidores do Suspense”, que começa na Sexta-Feira 13 do mês de julho. A mostra ficará em cartaz até outubro.


'Vibrava a cada cena', diz João Carlos Martins sobre peça

Já não era a primeira vez que João Carlos Martins chorava quando chegou ao fim a primeira leitura dramática do texto da peça “Concerto para João”, realizada na terça (12), em seu apartamento, na zona oeste de São Paulo. O espetáculo estreia em agosto, no Teatro Faap.

 

“Eu ia vibrando a cada cena. Sei o que passei em cada um daqueles momentos”, afirma o maestro, emocionado, ao diretor do espetáculo, Cassio Scapin, e aos atores do elenco Rodrigo Pandolfo, Michelle Boesche, Duda Mamberti e Ando Camargo.

 

Martins diz ter ficado surpreso com os diálogos escritos por Sérgio Roveri, com quem ele conta nunca ter se encontrado —ele não conhecia o material até aquele momento. “Não esperava que, sem me conhecer, ele fosse captar tudo.” 

 

“Você acha que, só no fundo musical, eu posso ajudar?”, pergunta o músico a Scapin, que responde: “Claro!” 

 

Todos passam para a sala de estar para ouvir as peças de Johann Sebastian Bach sugeridas pelo ex-pianista. A advogada Carmen Valio, mulher de Martins, e o cachorrinho do casal, Sebastian, também estavam lá.

 

Os ensaios começam na semana que vem. 


CURTO-CIRCUITO

Marcelo Jeneci e Miguel Araújo fazem show neste sábado (14) no projeto Experimenta Portugal. Às 20h45, na Sala São Paulo.

O Ministério da Cultura e a Central Única das Favelas realizam evento sobre empreendedorismo e economia criativa. Neste sábado (14), às 13h, no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro.

A peça “Nem Princesas nem Escravas” terá uma sessão durante a estreia do Brasil na Copa. Todos pagarão meia e celulares serão permitidos. No domingo (17), às 16h, no Teatro Sérgio Cardoso.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.