Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Polícia Federal mira Libra, empresa envolvida em escândalo dos portos

PF inicialmente investigava o benefício à empresa Rodrimar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Navio saindo pela barra de Santos, com a cidade ao fundo
Navio saindo pela barra de Santos, com a cidade ao fundo - Divulgação

A PF (Polícia Federal) voltou suas baterias contra a Libra, uma das empresas envolvidas no escândalo dos portos.

ALVO

Em uma das petições sigilosas enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal), o órgão diz que “inicialmente, o objetivo da investigação seria apurar benefício à empresa Rodrimar” com a edição de decreto assinado por Michel Temer que ampliava o prazo para a exploração de áreas portuárias. “Todavia”, diz a PF, “foi identificado que, na verdade, o decreto beneficiou a empresa Libra”.

FICHA 

O mesmo documento faz conexão entre o suposto benefício à Libra e repasses que teriam sido feitos a Temer e ao coronel João Baptista Lima nos anos 1990.

MOFO 

A Libra nega irregularidades. O Palácio do Planalto desqualifica a investigação afirmando que ela é um “escândalo digno do Projac [complexo de estúdios da TV Globo]”. Uma planilha com supostos repasses a Temer, por exemplo, estaria em outro inquérito que já tinha sido arquivado há anos pelo próprio STF. 

MOFO 2

O Planalto questiona a própria autenticidade da planilha que mostraria o suposto pagamento de mesadas a Temer. Ela já teria sido inclusive “renegada” pela pessoa que “involuntariamente” anexou a papelada no passado a um processo de separação.


GOLPE CERTO

O ator Daniel Rocha viverá, na série “Irmãos Freitas”, o lutador Acelino Popó, ícone do boxe no Brasil; a obra de oito episódios, criada por Walter Salles e Sérgio Machado, tem estreia prevista para 2019 no canal Space.  


NO PALCO

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), aceitou o pedido da professora Janaína Paschoal, da USP, que defendeu o impeachment de Dilma Rousseff, para expor numa audiência pública que discutirá na corte a descriminalização do aborto. Ela milita contra a proposta.

ANÚNCIO

A Prefeitura de São Paulo está lançando um portal para a venda de bens municipais com todas as informações sobre imóveis e veículos disponíveis. 

 

Nele há imagens, por exemplo, de locais que ficaram com a administração porque os donos não tinham herdeiros.

ANÚNCIO 2

O endereço da página é http://licitacoesdeativos.prefeitura.sp.gov.br.


QUATRO POR UMA

Os livros “Empreender com Propósito”, de Dani Junco, “Equilíbrio da Alma”, de Mariana Ferrão, “Rotina Plena e Presente”, de Karen Kanaan e “Instantes para um Leve Maternar”, de Luiza Agreste, foram lançados na quinta (7), na Nave Casa de Trabalhar Junto. Juliane Bezerra, uma das gestoras do espaço, estava lá.


TAMANHO REAL

A Globo Livros realiza uma exposição na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em comemoração ao lançamento de “FavoRita”, novo livro de Rita Lee. Serão seis fotos inéditas que estarão expostas em estruturas de dois metros de altura a partir do domingo (10). A mostra segue até o dia 25 de junho.

CORREIO ELEGANTE

Lula diz que está “numa solitária na Polícia Federal de Curitiba” em uma carta que escreveu para o cantor pernambucano Maciel Melo. O ex-presidente acabou de ler o livro do artista, “A Poeira e a Estrada”. Na mensagem, que foi redigida à mão, o petista afirma que ficou “orgulhoso de ver mais um nordestino fazendo sucesso”. 

BARULHINHO BOM 

O ex-presidente também conta para Melo que recebeu na terça (5) um pen drive com suas composições. “Ouvi até meia-noite”. “O primeiro disco seu eu ganhei foi do pernambucano José Mucio e agora espero ganhar das suas mãos depois quando sair da P Federal e tiver em liberdade te pagarei”, escreveu Lula. Ele se despede dizendo para o cantor continuar “porque nordestino não pode parar”. 

CANTO DA CIDADE 

Daniela Mercury será uma das atrações do palco que a Brahma monta no vale do Anhangabaú, no centro de SP, para a exibição de jogos da Copa. Segundo a equipe da cantora, ela se apresentará no local em 15 de julho, último dia da competição. 

CÉREBRO ELETRÔNICO

O psicanalista Jorge Forbes participará de um painel presidido pela diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, sobre o impacto da Inteligência Artificial no comportamento humano no Século 21. Forbes debaterá com o filosofo Luc Ferry, ex-ministro da educação da França. O evento será na segunda-feira (11), em Paris.


APLAUSOS

O diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda, e a atriz Regina Duarte foram ao lançamento do livro “Teatro Sesc Anchieta: um Ícone Paulistano”, na terça (5). O diretor Antunes Filho e os atores Arieta Corrêa e Sérgio Mamberti também compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

Os DJs Alok e Ronald, filho do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, tocam em uma festa no Laroc Club, neste sábado (9), em Valinhos (SP). 

A terapeuta e educadora Luciana Pinheiro lança a biografia “As Cores da Alma - A Vida de Hilma af Klint”. Hoje, na Pinacoteca de SP.

A artista chilena Nadia Ramirez Starikoff abre a exposição “Matryoshkas Contemporâneas”, com esculturas inspiradas em bonecas russas. Neste sábado (9), no Conjunto Nacional. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.