Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSDB encomendou pesquisa para entender por que Alckmin não decola em SP

Uma das constatações é a de que o eleitor tucano tradicional não acha que ele será candidato até o fim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB)
O pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) - Pedro Ladeira/Folhapress

O PSDB encomendou uma pesquisa para tentar entender como Geraldo Alckmin não decola em São Paulo. Ele deixou o cargo de governador com 36% de aprovação e hoje não crava mais do que 15% dos votos no estado.

SERÁ MESMO? 

Uma das constatações preliminares é a de que o eleitorado tradicional do partido não acredita que Alckmin será candidato até o fim da corrida eleitoral.

O ELEITO

Jaques Wagner (PT-BA) foi o escolhido por Lula para ler a carta que o ex-presidente escreveu para o lançamento de sua candidatura à campanha presidencial. O ex-governador da Bahia acabou recusando a missão.

JOGRAL

Ele tinha aceitado fazer a leitura —mas, quando chegou ao comício, em Contagem (MG), no dia 8, foi surpreendido pela decisão da organização para que os governadores do PT também lessem o documento —cada um ficaria responsável por uma página.

TÔ FORA 

Wagner então achou melhor ficar em silêncio. Argumentou também que, assim, a imprensa não passaria a especular com a possibilidade de ele ser o plano B para substituir Lula como candidato a presidente do PT —hipótese que voltou a circular com força na semana passada.

TÔ AQUI 

Com o impasse, Dilma Rousseff acabou escalada para ler a mensagem.

TÁ DIFÍCIL 

A direção do PSB já avisou o PT: é enorme a dificuldade do partido em cumprir a exigência dos petistas de firmar com eles aliança nacional, em troca de apoio do PT aos socialistas em Pernambuco.

CACOS 

A legenda está rachada e muitas lideranças não aceitam o apoio ao PT.

O PRIMEIRO 

A cidade de São Paulo registrou na sexta (15) o primeiro caso de febre amarela neste mês. De fevereiro a junho, 14 pessoas contraíram a doença na capital, que registrou sete óbitos.

GERAL 

A queda de ocorrências de febre amarela no mês de junho é grande —chega a 75% no estado. Ainda assim, todas as cidades paulistas passam a ter recomendação de vacinação a partir desta segunda (18).


 

Pedro Dimitrow

NA MODA

Johnny Massaro é um dos 13 artistas fotografados para a revista semestral GQ Style, que chega às bancas nesta terça (19).


CAMINHOS CRUZADOS

A exposição “Onde Estamos e para Onde Vamos”, dos artistas Leda Catunda e Alcides, foi aberta na quinta (14). O empresário Daniel Klabin Wurzmann, o editor Alexandre Martins Fontes e a artista Sonia Gomes foram ao evento, na Galeria Estação.


NO CHÃO

Uma aeronave da Alitalia quase ficou “presa” no aeroporto de Guarulhos na quinta (14). O Tribunal de Justiça de SP determinou o arresto do avião em razão de uma dívida de cerca de R$ 12 mil da companhia com uma agência de viagens. Notificada, a empresa sanou o débito, e o voo com destino a Roma partiu normalmente.

ZERADO 

A agência havia ganhado uma ação em que pedia o ressarcimento da indenização que teve que pagar a uma cliente cuja bagagem foi extraviada pela Alitalia. A Justiça determinou o bloqueio do valor na conta da empresa aérea —mas não encontrou saldo algum. O advogado da agência, Arthur Zeger, pediu então o arresto.

TUDO CERTO 

O diretor-geral da Alitalia no Brasil, Carlos Antunes, não comentou o caso, mas afirmou que “a aeronave saiu de São Paulo conforme programado”.

CRIAÇÃO LIVRE 

Toalhas, bolsas, jogos americanos e outros itens produzidos por detentas da Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, no interior de SP, serão dados como presente pelo governo estadual paulista em viagens oficiais e a autoridades visitantes.

ENTRE MUROS 

Os produtos estão sendo criados por 30 presidiárias de oficinas de uma cooperativa gerida por elas que as capacita para a reinserção no mercado de trabalho após a soltura. O Palácio dos Bandeirantes adquiriu parte do primeiro lote do projeto. 

SEM AMARRAS 

Também deve ser criada uma marca para os artigos produzidos e canais para que sejam comercializados. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Humanitas360, a Secretaria de Administração Penitenciária, o Tribunal de Justiça e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais de SP.

VIDA LEVA EU 

O musical “Zeca Pagodinho — Uma História de Amor ao Samba” chega a São Paulo após estrear no Rio de Janeiro. O espetáculo ficará em cartaz no teatro Procópio Ferreira de 14 de julho a 5 de agosto.

CONVERSA 

O cientista político Antonio Lavareda e o ex-ministro Antônio Delfim Netto debaterão sobre economia e política com 300 diretores jurídicos e financeiros de empresas brasileiras. O evento será na terça-feira (19) no hotel Maksoud Plaza e marca o lançamento da edição 2018 do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. 


NO COMANDO

O procurador-geral de Justiça de SP, Gianpaolo Smanio, o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, e a procuradora Inês Coimbra de Almeida Prado foram à posse do defensor público-geral do estado, Davi Depiné, na Assembleia Legislativa, na quinta (14). 


CURTO-CIRCUITO

O Projeto Guri abre nesta segunda (18) inscrições para cursos gratuitos de música em mais de 280 locais.

Começa hoje em SP o festival Make Music Brasil.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.