Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF deve voltar a discutir prisão em 2ª instância ao julgar ação de Dirceu

Defesa alega que a súmula do TRF-4 é inconstitucional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro José Dirceu
O ex-ministro José Dirceu - Heuler Andrey/AFP

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve discutir novamente as premissas para a prisão de um condenado em segunda instância nesta semana, ao julgar uma reclamação de José Dirceu (PT-SP).

EU PROTESTO 

Na ação, o petista se insurge contra a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional da 4ª Região) de prendê-lo imediatamente depois da condenação em segundo grau —como determina súmula daquele tribunal.

INCOMPLETO 

A defesa alega que a súmula do TRF-4 é inconstitucional, já que o Supremo não obriga, apenas permite a prisão em segunda instância, desde que fundamentada. O que, dizem os advogados, não seria o caso.

DATA VENIA 

Pelo menos três magistrados da 2ª Turma, que analisará o pleito, já mandaram soltar presos por considerar que a necessidade de detenção não estava justificada e não poderia se dar de forma automática.

DE VOLTA 

Ciro Gomes pretende devolver os impostos federais que incidem sobre o consumo para as pessoas de baixa renda. 

 

A equipe dele estuda uma fórmula em que os compradores juntem notas fiscais e depois as apresentem para o reembolso de tributos como IPI e PIS/Cofins.

GANGORRA 

Os assessores de Ciro estudam os impactos que a medida pode ter na arrecadação, e como isso poderia ser compensado com novos impostos para os que têm maior renda.

CONTA 

E a equipe de Ciro Gomes calcula que a campanha dele deve custar cerca de R$ 40 milhões.

CONECTADO 

O ex-presidente da Estônia Toomas Hendrik Ilves e Uri Levine, fundador do aplicativo Waze, participam do GovTech, fórum que discutirá projetos digitais para serviços governamentais.

 

O evento tem entre seus curadores o apresentador Luciano Huck e é organizado pela BrazilLAB, aceleradora de iniciativas para o setor público.


COM SOTAQUE

A atriz francesa radicada no Rio Claire Nativel apresenta em SP o musical “Brasil Mon Amour”, que estreia no dia 29 deste mês no Teatro Aliança Francesa, em que interpreta canções de músicos como Edith Piaf e Tom Jobim.


ASSINATURA

A Convenção de Minamata, tratado global para proteger a saúde humana e o ambiente dos efeitos adversos do mercúrio, aguarda a edição de um decreto do presidente Michel Temer para ter efeito no Brasil. 

 

O país passou a fazer parte da convenção em julho de 2017, quando o texto foi ratificado pelo Congresso Nacional.

ASSINATURA 2 

Sem esse decreto do presidente não começam a contar no país os prazos para o banimento de produtos com mercúrio como lâmpadas, baterias, pesticidas e amálgamas dentários. O Itamaraty diz que a última informação de que dispõe é a de que “a minuta de decreto está sob análise da Casa Civil da Presidência da República.” A assessoria de Michel Temer não se manifestou.

AULA 

O psicólogo português Carlos Fugas, que desenvolveu um novo tratamento para dependentes químicos, fará uma palestra para profissionais nesta segunda-feira (25), em São Paulo. Autor do livro “Terapia Sintónica” e professor da Universidade do Porto, em Portugal, ele vem para o Brasil a convite da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

PRAIA 

O pianista Marcelo Bratke e o dançarino Thiago Soares, primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, vão se apresentar juntos no Festival Vermelhos, em Ilhabela. A edição deste ano celebrará os 100 anos de Leonard Bernstein. Também estão confirmados shows com Nelson Ayres, Mônica Salmaso, Francis Hime, Guinga e a São Paulo Companhia de Dança. O festival acontece entre os dias 
4 e 18 de agosto.


INTERATIVIDADE

A Zipper Galeria inaugurou na semana passada a exposição “Iceberg”, que reúne obras do artista Fernando Velázquez. O curador Raphael Fonseca, a cônsul-geral adjunta do Uruguai, Melissa Rosano e o artista Randolpho Lamonier estiveram lá. O coordenador de tecnologias e artes do Sesc-SP, Rafael Munduruca, e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, também compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

A Amigos do Guri debate a música como instrumento de integração social no seminário For All: Juventude e Conexões Musicais. Desta segunda a quarta (27), no auditório do Masp. 

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais comemora dois anos. Hoje, às 14h30, no Instituto Tomie Ohtake.

O rabino Michel Schlesinger lança seu livro “Diálogos de um Rabino”. O evento terá debate com Mário Sérgio Cortella e show de Manu Lafer. Nesta segunda (25), às 19h, na Congregação Israelita Paulista.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.