Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TRF-4 homologa delação de ex-diretor do DER do Paraná que acusa Beto Richa

Nelson Leal foi preso na 48ª fase da Operação Lava Jato

Beto Richa, ex-governador do Paraná, durante show do Coldplay, no Alianz Parque
Beto Richa, ex-governador do Paraná, durante show do Coldplay, no Alianz Parque - Zanone Fraissat/Folhapress

O ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, Nelson Leal Júnior, teve seu acordo de colaboração premiada homologado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Ele foi preso na 48ª fase da Operação Lava Jato

Leal diz em seu acordo que operava um esquema de propina para o ex-governador Beto Richa (PSDB-PR). Ele afirma que era o responsável por repassar valores pagos por empresas concessionárias das rodovias para a cúpula do governo paranaense e alguns deputados estaduais. 

Ele também disse que foi indicado ao cargo pelo irmão de Richa, José Richa Filho, secretário de Infraestrutura e Logística do Estado. Leal ficou preso por três meses na Custódia da Polícia Federal, em Curitiba. Ele está há um mês em prisão domiciliar.

Na segunda (11), o juiz Sergio Moro aceitou parcialmente o pedido das defesas dos acusados nessa operação e admitiu que não tem competência para julgar o processo, que foi redistribuído para outra vara.

  A ação penal agora ficará a cargo do juiz Paulo Sergio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba, assim como qualquer processo conexo, como mandados de prisão e quebras de sigilo.

Veja as decisões:

PETIÇÃO (SEÇÃO) Nº 5019872-34.2018.4.04.0000/RS

Termo de Acordo de Colaboração Premiada

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.