Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Álvaro Dias tenta marcar conversa com Joaquim Barbosa

Dias também voltou a conversar com lideranças do PSB para tentar costurar uma união

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa
O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa - REUTERS

A investida sobre Joaquim Barbosa não parte apenas do PSB. O presidenciável Álvaro Dias, do Podemos, também já procurou interlocutores do ex-ministro para tentar agendar uma conversa.

SEGUNDA VEZ 

Dias voltou a procurar lideranças do próprio PSB para tentar costurar uma união em torno de sua candidatura. Tentativas anteriores não prosperaram.

PORTA 

No PSB, a ideia de procurar Joaquim Barbosa partiu do grupo que aposta numa candidatura própria para barrar as pressões do PT por um apoio ao ex-presidente Lula, ou a quem ele indicar.

NA MESMA 

Outros nomes do partido, como o deputado Julio Delgado (PSB-MG) e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), não toparam desistir das respectivas campanhas ao parlamento para se lançar a presidente.

DEFESA 

O promotor Fernando Krebs, que chamou o ministro Gilmar Mendes, do STF, de “maior laxante do Brasil”, diz que vai convocar Joaquim Barbosa e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot como suas testemunhas. O ministro apresentou queixa-crime contra ele.

EM FRENTE 

Krebs afirma que seguirá exercendo o “direito à liberdade de expressão e crítica”. E afirma que o magistrado “deveria ser mais tolerante às críticas dos cidadãos do que em relação à concessão de habeas corpus, que foram por mim criticados”.

PENA 

O ministro argumenta, na queixa, que Krebs cometeu os crimes de injúria e difamação qualificada, cuja pena pode chegar a dois anos de prisão, com afastamento do cargo.

SOBRENOME 

A estação Liberdade do metrô terá novo nome: a partir desta terça (24), passa a se chamar Liberdade/Japão, conforme reivindicação antiga agora atendida pelo governador Márcio França (PSB-SP).

TER FORÇA 

Milton Nascimento vai lançar um videoclipe da música “Maria Maria”, que fez em parceria com Fernando Brant. O filme contará com as atrizes Zezé Motta, Maeve Jinkings e Jessica Ellen.


PALAVRA CANTADA

O musical “O Som e a Sílaba”, com Mirna Rubim e Alessandra Maestrini, estreou na sexta (20), no Teatro Vivo. O curador André Acioli, o jornalista Wilson Moherdaui, os empresários Deco Gedeon e Francisco Rizzo e Ana Maria Rizzo assistiram à apresentação.


VISITA 

Telas e peças do Museu do Ipiranga estão sendo transportadas para o Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo de São Paulo. Elas passarão a ser exibidas em uma mostra que será em breve aberta ao público.

VISITA 2 

O museu está fechado para reformas desde 2013, e as obras estavam até agora inacessíveis.

 


A maioria delas é de Benedito Calixto (1853-1927).

COVA... 

O Brasil é o país que contabilizou o maior número de assassinatos de defensores de direitos humanos e socioambientais em 2017. Os dados são do relatório anual da Global Witness, organização internacional fundada em 1993, que será lançado nesta terça (24). Segundo o levantamento, 207 ativistas foram mortos em cerca de 22 países.

...RASA 

No Brasil foram contabilizados 57 assassinatos. Nas Filipinas, segunda colocada, foram registradas as mortes de 48 pessoas, o maior número já documentado em um país asiático. O México e o Peru tiveram um aumento nos assassinatos com relação a 2017: de três para 15 e de dois para oito, respectivamente.

ME SALVA 

O Instituto de Arquitetos do Brasil e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo divulgarão carta aberta aos candidatos nas eleições deste ano com o título “Nossas Cidades Pedem Socorro!”. O documento pede uma reforma urbana que se contraponha “ao urbanismo que privatiza e fecha nossas cidades”.

BATUTA 

O maestro Julio  Medaglia assinará a direção musical da supersérie sobre Carlos Gomes, de Maria Adelaide Amaral. Ela deve ser exibida na TV Globo em 2019.


CABEÇA ATIVA

O ator Tonico Pereira estreou o monólogo “O Julgamento de Sócrates” no Teatro Nair Bello, no sábado (21). Os também atores Fernanda Lorenzoni e Fafy Siqueira e o cantor Zéu Britto assistiram à sessão.


CURTO-CIRCUITO

Izaías do Bandolim e o Cordão Assim É que É se apesentam no IMS Paulista. Nesta terça (24), às 20h30. 

A Emmathomas Galeria inaugura nesta terça (24) uma exposição inédita com 40 trabalhos do artista e ativista Mundano

O filme “Alguma Coisa Assim” tem pré-estreia nesta terça (24), às 21h, no Espaço Itaú Augusta. 

Será lançado nesta terça (24), às 20h, no Rio, o Movimento para Sobreviver, que visa a conscientização sobre a diabetes. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Erramos: o texto foi alterado

A nota "Palavra cantada" informou erroneamente que o espetáculo "O Som e a Sílaba" estreou no Teatro Porto Seguro. A peça foi apresentada no Teatro Vivo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.