Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Campanha pelo fim do quinto constitucional gera ruído entre magistrados

Na Bahia, um desembargador se desfiliou de associação cujo presidente criticou reserva de vaga

Escultura que representa a Justiça em frente à sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília
Escultura que representa a Justiça em frente à sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília - Alan Marques/Folhapress

A campanha de entidades da magistratura pelo fim do quinto constitucional, em que advogados e procuradores preenchem vagas dos tribunais sem fazer concurso, já gera ruído em cortes do país. Ela foi disparada depois que o desembargador Rogério Favreto, indicado ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) pela regra, ordenou que Lula saísse da prisão.

FRACASSO 

Na Bahia, um desembargador se desfiliou da Anamages (Associação Nacional dos Magistrados Estaduais) depois que o presidente da entidade, Magid Láuar, afirmou que, com exceções, só advogados “fracassados” preenchem as vagas do quinto. 

DESCOMUNAL 

“Não sou um profissional fracassado de parcos conhecimentos jurídicos”, afirmou o desembargador Sérgio Cafezeiro em carta a Láuar. Ele acusa o dirigente de fazer “ofensa de descomunal gravidade” a todos os magistrados que “tiveram acesso aos tribunais” pela regra.

REFLITA 

Láuar diz que enviou carta ao colega. “Não estamos agredindo os atuais integrantes dos tribunais, pessoas dignas, honestas e que trabalham. Mas queremos que [o quinto] acabe, ponto. Ele nasceu fadado ao fracasso.”

LIVRO 

Láuar compara a situação dos magistrados do quinto à do “senador biônico, que não foi eleito e era nomeado pela ditadura. Quer ser juiz? Faça concurso!”.

ME DEIXA 

Lula tem demonstrado irritação com as pressões e apelos para que indique logo um candidato a presidente, desistindo de concorrer.

PREÇO 

Ele tem relatado a interlocutores diálogo que diz ter tido com integrantes do PCdoB. Eles teriam dito que a demora poderia fazer a situação ficar pior. “Pior para quem, gente?”, teria respondido o ex-presidente, que está preso há cem dias.

PREÇO 2 

“Querem que eu legitime o processo eleitoral sem a minha presença?”, seguiu. “Lula não quer sair de cena. Para ele é muito difícil, moralmente e politicamente”, diz um aliado que apoia a decisão.


 

Miro

​OUTROS TEMPOS

Marília Gabriela estará na peça “Casa de Bonecas - Parte 2”, que estreia em 11 de agosto no Sesc Consolação. A trama, escrita pelo dramaturgo Lucas Hnath, é uma continuação do texto clássico de Henrik Ibsen.


COFRE 

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, fez uma viagem para Genebra, na Suíça, do dia 7 ao dia 12 de julho que custou mais de R$ 50 mil só com passagens e diárias pagas para as três servidoras que o acompanharam. Em 2017, uma portaria assinada por Jardim suspendia “todas as viagens nacionais e internacionais devido a restrições orçamentárias”. 

TRABALHANDO  

A pasta diz que o documento era adequado à realidade daquele momento. E que o ministro “representou o Brasil na ONU, onde participou, a convite, da reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento”.

MERGULHO 

Bruno Covas (PSDB-SP) está participando de um programa de imersão em Nova York para 40 prefeitos de várias partes do mundo.

MERGULHO 2 

Financiado pela Bloomberg Philantropies, que pagou passagem, acomodação, transporte e alimentação, o curso aborda, segundo a assessoria do prefeito, a “expansão das habilidades de liderança” e a “troca de conhecimento em políticas públicas”, entre outros assuntos.

MULHERES 

O Coletivo #AgoraÉQueSãoElas promoverá, no dia 12 de agosto, a primeira edição do #FestivalAEQSE, na Unibes Cultural, em SP. O evento tem como tema o feminismo e terá debates, exposição de arte e uma mostra de filmes dirigidos por mulheres. 

FORTES 

A atração principal do encontro é a escritora inglesa Mary Beard, autora do livro “Mulheres e Poder: Um Manifesto”. Conversas com a filósofa Djamila Ribeiro, a autora Heloisa Buarque de Hollanda e a ativista Eliana Souza também integram a programação. A curadoria é de Antonia Pellegrino.


COMIDA BOA

A atriz Marcia Dailyn e o jornalista Pedro Bial compareceram ao evento Porco Mundi Brasil, na Casa do Porco. Thiago Castanho e Janaina Rueda fizeram parte do time de 31 chefs que cozinharam na segunda (23).


NEM MAIS UM MINUTO

O Farol Santander recebeu convidados na segunda (23) para o coquetel de abertura da exposição “Trem das Onze - Uma Viagem pelo Mundo de Adoniran”. O vice-presidente de comunicação do Santander, Marcos Madureira, o produtor Cao Quintas e o cineasta Pedro Serrano foram ao evento, que teve show de Carlinhos Vergueiro.


CURTO-CIRCUITO

A atriz e produtora Bruna Lombardi debate sobre empoderamento feminino, qualidade de vida e autoconhecimento em evento da PWN São Paulo. Nesta quarta (25), às 8h, na Aon Brasil. 

Taís Alvarenga acompanha os cantores Oswaldo Montenegro e Dani Black em show do projeto Quartas Musicais. Nesta quarta (25), às 20h, no Centro Cultural Fiesp.

O 8º Congresso Brasileiro de Sociedades de Advogados ocorre de 8 a 10 de agosto no hotel Tivoli, em São Paulo.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.