Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defesa de Lula diz que 145 prefeitos foram eleitos com registro indeferido pela Justiça Eleitoral

Segundo levantamento, 70% conseguiram reverter a decisão depois do pleito e tomaram posse

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Marlene Bergamo/Folhapress

A defesa de Lula na área eleitoral fez um levantamento dos candidatos que concorreram com o registro indeferido pela Justiça Eleitoral. De 145 eleitos em 2016, 70% conseguiram reverter a decisão depois do pleito, foram diplomados e tomaram posse.

NA MESMA 

“Se tirar o Lula antes da disputa, a Justiça Eleitoral vai retirar dele a chance que deu a outros 145 candidatos em 2016. Terminada a eleição, vários indeferimentos se mostraram equivocados”, diz o advogado Luiz Fernando Pereira, que dá consultoria ao ex-presidente e ao PT.

NO CARGO

“Eles tomaram posse como prefeitos e hoje governam”, afirma Pereira, que visitou Lula na terça (3) junto com os advogados Cristiano Zanin e Eugênio Aragão. 

BOLSO 

O apresentador Luiz Datena, pré-candidato ao Senado pelo DEM, não colocará recursos próprios em sua campanha. “Deixei isso bem claro”, afirma ele. “Não vou colocar nada porque não quero tirar nada da política”, diz.

BOLSO 2 

Ele afirma ainda que pretende fazer uma campanha “com o mínimo de recursos possível”, que devem vir do fundo partidário. “Quero ter apenas um assessor pessoal. Quando o produto é bom, não precisa de muito marketing”, finaliza.

DESENHO 

A procuradora Monique Cheker, que responderá a reclamação disciplinar no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), disse em seu Twitter que não fez “menção a ministros do STF” quando escreveu que “os caras são vitalícios” e ainda “ganham por fora dos companheiros que beneficiam”. A postagem foi revelada pelo Painel, da Folha.

DESENHO 2

Falta convencer os próprios magistrados: a medida foi estimulada pelos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, que pediram providências ao órgão.

LEÃO 

O publicitário Átila Francucci será o diretor de criação da campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB-SP).  Ele trabalhou na eleição do tucano em 2014  e na de João Doria (PSDB-SP) a prefeito, em 2016. Acaba de ganhar um Leão de Bronze em Cannes por peças publicitárias da Prefeitura de SP.


 

EM AÇÃO

A 14ª edição da Verbo — Mostra de Performance Arte foi aberta na terça (3) na Galeria Vermelho. O diretor artístico do evento, Marcos Gallon, os artistas Edgard de Souza, Carmela Gross, Dora Longo Bahia e Mario Ramiro e a performer Julha Franz estiveram lá. 


LIGA 

A Prefeitura de SP e o Real Madrid planejam, para dezembro, um campeonato de futebol para alunos de até 14 anos matriculados na rede pública municipal de ensino.

CONSTELAÇÃO

Também serão realizadas clínicas da modalidade com ídolos da equipe espanhola capitaneados pelo ex-jogador Julio César, embaixador da Fundação Real Madrid no Brasil. 

CONSTELAÇÃO 2 

Segundo o governo municipal, o projeto deverá atender 480 crianças, e o torneio deverá ter times representando as 32 prefeituras regionais da capital paulista. Também está sendo estudada a realização de uma partida entre veteranos do Real Madrid e jogadores brasileiros.

LIMOEIRO 

Rodrigo Santoro se encontrou com Mauricio de Sousa e participará de filme da Turma da Mônica
Rodrigo Santoro se encontrou com Mauricio de Sousa e participará de filme da Turma da Mônica - Divulgação

Rodrigo Santoro fará uma participação especial, cujos detalhes ainda não foram revelados, no filme “Laços”, a primeira obra de live-action (interpretada por atores) da Turma da Mônica. O longa será dirigido por Daniel Rezende e produzido pela Biônica Filmes, Quintal Digital e Latina Estúdios.

NOTAS 

Paulinho da Viola e Criolo se apresentarão juntos em no dia 17 de agosto, no Espaço das Américas. A atração celebra os 95 anos da Portela, cuja velha guarda também participará do show.


REALIDADE VIRTUAL

A curadora Paula Perissinotto, a gerente geral do Centro Cultural Banco do Brasil, Sueli Voltarelli, e os artistas Ludmila Rodrigues e David Ahrstrom foram à abertura da exposição FILE, no Centro Cultural Fiesp, na terça (3). 


CURTO-CIRCUITO

O criador do polpettone da cantina Jardim de Napoli, Toninho Buonerba, será homenageado no lançamento do livro “Pizzarias que Contam a História de São Paulo”. Nesta quinta (5), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGIJOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.