Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Favreto será defendido por Marcelo Nobre em processos por decisão de soltar Lula

Advogado tentará unificar as investigações no CNJ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O desembargador Rogério Favreto, do TRF-4
O desembargador Rogério Favreto, do TRF-4 - Sylvio Sirangelo/TRF4

O desembargador Rogério Favreto, do TRF-4 (Tribunal Regional da 4ª Região), escolheu o advogado Marcelo Nobre para defendê-lo nos processos em que terá que explicar sua decisão de libertar Lula, no dia 8 de julho.

JUSTA CAUSA

Nobre tentará unificar as investigações no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que abriu a primeira investigação contra Favreto. A linha de defesa será a de que decisão judicial não pode ser analisada por órgão administrativo.

SEGURANÇA 

“O Judiciário só age provocado. Houve provocação. Ele era obrigado a decidir. Era o juiz competente e decidiu conforme sua compreensão”, questiona o advogado. “Vão puni-lo porque fez o que cabe a um juiz fazer? Assim os juízes não terão segurança nem para aplicar a lei conforme suas interpretações.”

QUARTA VIA 

A possibilidade de Lula esticar a corda na Justiça até 7 de outubro, dia da eleição, e não indicar outro candidato para substituí-lo ganha adeptos no PT. 

DELÍRIO REAL 

De acordo com um dos conselheiros do partido na área jurídica, a ideia saiu do plano “do delírio” para o da possibilidade a ser estudada.

MEMÓRIA 

Em posicionamentos recentes, a defesa do ex-presidente já vem esgrimindo dados que mostram que, em 2016, 145 prefeitos se elegeram sem o registro deferido —70% acabaram revertendo a inelegibilidade e hoje governam suas cidades.

NOVOS ARES 

O Instituto Inhotim passará a exibir em setembro, em seus três pavilhões de mostras temporárias, obras históricas dos artistas Yayoi Kusama, David Lamelas, Robert Irwin e Paul Pfeiffer. O instituto abriu novas atrações temporárias pela última vez em 2016.

FRANCO DEBATE 

A senadora Laurence Cohen, do partido comunista francês, reuniu-se com 11 representantes de movimentos negros e feministas em SP, na terça (17),  para conversar sobre leis de assédio e violência contra as mulheres. A escritora Amara Moira, que é travesti, a militante Amelinha Teles, a documentarista Paula Sacchetta e Jupiara Castro, do Núcleo de Consciência Negra da USP, participaram.


Pai de Neymar diz que críticas 'só fortalecem a imagem dele'

“E sobre o instituto, não vai perguntar nada?”, questionou Neymar Santos a um repórter que o indagou sobre as críticas e piadas envolvendo seu filho, Neymar Jr., durante a Copa do Mundo. 

 

“Ele [Neymar Jr.] se diverte. A gente também. É engraçado”, disse ele à coluna, referindo-se aos memes da internet. “Já passou. Acabou. Hoje estamos aqui para comemorar.”

 

Circulando pelo salão do hotel Unique, em São Paulo, antes do jantar do leilão beneficente do Instituto Neymar Jr., realizado na quinta (19), o também empresário do camisa dez da seleção brasileira foi bastante requisitado para selfies e para receber presentes. 

 

Questionado se a imagem do filho ficou prejudicada pelas críticas, ele devolve: “Você acredita nisso? De modo algum. Isso só fortalece a imagem dele. É daí que os ídolos permanecem.” 

 

“Se for tudo flores, meu! É que nem batimento cardíaco. Imagina um coração assim [ele traça no ar uma linha horizontal constante]. Significa que a gente morreu.” 

 

Neymar Jr. e Bruna Marquezine foram direto à zona onde repórteres se acotovelavam para conseguir entrevistá-los. Ali, o jogador do Paris Saint-Germain (PSG) reforçou o discurso de que leva tudo na brincadeira, que ficou chateado por não ter conquistado o hexacampeonato e confirmou que não vai deixar o time francês pelo Real Madrid. 

 

Segundo Neymar pai, a história da transferência entre os clubes não passou de boatos. “O que vocês [imprensa] fazem? Especulam. Não teve proposta”, disse, reforçando que o presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, estava no evento. Durante o leilão, o dirigente se sentou ao lado de Neymar Jr. em uma mesa VIP com 23 lugares que reuniu a família do jogador, a de Marquezine e convidados. 

 

O leilão, que teve as presenças de celebridades como a apresentadora Sabrina Sato, as atrizes Juliana Paes e Isis Valverde e a modelo Fernanda Motta, começa por volta das 20 horas.

 

“Eu sei que xeques adoram mulher”, disse ao microfone Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos e uma das apresentadoras do pregão. Ela se dirigia a Al-Khelaïfi, empresário do Qatar e proprietário do PSG, antes de dar início à venda de uma selfie com a modelo Gisele Bündchen. 

 

“Sheik, you have to meet Silvio Santos. He is the best in Brazil [Xeque, você precisa conhecer o Silvio Santos, ele é o melhor no Brasil]”, afirmou Patrícia ao vender um encontro com seu próprio pai no SBT. Tentando incentivar os presentes a aumentarem suas propostas, ela chegou a dizer que “nos estúdios [da emissora] tem um hall da fama que tem o Silvio Santos embalsa… Sabe, tipo assim, um museu? 
É um clássico”.

 

O pacote foi comprado pela apresentadora da Globo Gloria Maria. “Meu sonho é conhecer o seu pai”, disse a global a Patrícia. 

 

Gloria discorda das críticas feitas a Neymar Jr. “Falam: ‘Ah, o Brasil não ganhou a Copa. Ah, o Neymar caiu no chão’. Ele caiu como eu caio toda hora. Moro numa casa que tem escadas”, disse Gloria. 

 

“As pessoas são muito cruéis. O cara caiu e tá fazendo uma performance? Ele é um puta jogador, não precisa disso.”

 

O leilão arrecadou R$ 3,5 milhões, quantia superior aos R$ 2,5 milhões levantados na primeira edição do evento, em 2017.


CURTO-CIRCUITO

O cantor Rael interpreta músicas compostas por Vinicius de Moraes. Neste sábado (21), às 22h, na Casa Natura Musical. 

Estreia neste sábado (21) o documentário “25 de Março: A Memória do Mundo Árabe”, dirigido por Gustavo Brandão. Às 15h, no CineSesc.

A banda Olho de Vidro celebra 20 anos com o lançamento de disco. Neste sábado (21), às 20h, na Funarte SP.

A cantora Samira Regina e o violonista Tiago André homenageiam Miúcha. Neste domingo (22), às 13h, no bar C. do Padre.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.