Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Gilmar diz que Jungmann tem que se pronunciar sobre atuação da PF em universidade

A investigação é sobre um professor de jornalismo da UFSC por supostas críticas a uma delegada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para celebrar os 57 anos da universidade, uma cerimônia foi realizada no hall da reitoria. A solenidade teve início com a apresentação da Orquestra de câmara e madrigal da UFSC
Para celebrar os 57 anos da universidade, uma cerimônia foi realizada no hall da reitoria. A solenidade teve início com a apresentação da Orquestra de câmara e madrigal da UFSC - Reprodução

A investigação da Polícia Federal sobre um professor de jornalismo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) por supostas críticas a uma delegada que comandou operações da Lava Jato já gera reação no STF (Supremo Tribunal Federal) e em outros meios jurídicos.

ESPANTO  

“O ministro Raul Jungmann [da Segurança Pública] tem que se pronunciar”, diz o ministro Gilmar Mendes, do STF. “Um bom legado dele será instalar o Estado de Direito na PF.”

ESPANTO 2 

“Eles [PF] não têm nenhum cuidado com a honra alheia e são tão cuidadosos quando criticam os seus”, segue Gilmar. “É de assombrar”, disse outro magistrado.

PALAVRAS 

A PF abriu a investigação contra Aureo Mafra Moraes, chefe de gabinete da reitoria, depois de tomar conhecimento de um vídeo com entrevistas dadas por ele num evento da universidade. 

CARTAZES 

O professor não faz referência à PF. Mas cartazes atrás dele criticavam a Operação Ouvidos Moucos e “agentes públicos que praticaram abuso de poder contra a UFSC e levaram ao suicídio do reitor” Luiz Cancellier. Preso no ano passado, ele acabou se matando.

CARTAZES 2 

Moraes passou a ser investigado sob suspeita de atentado contra a honra da delegada Erika Mialik Marena, que ordenou a prisão de Cancellier.

ÍMPAR 

A reportagem da Folha circulou também em grupos de advogados. “Não bastasse a truculência da operação que levou à prisão e, posteriormente, por conta dela, à morte do reitor, agora querem sufocar a liberdade de crítica numa demonstração ímpar de autoritarismo”, diz o criminalista Alberto Toron.

OUTRO LADO 

O ministro Jungmann não se manifestou. A PF de SC diz que recebeu representação “encaminhada por servidores públicos federais que se sentiram vítimas de possíveis crimes contra a honra em face de uso de faixas nas dependências da UFSC. Como em todos os inquéritos conduzidos pela PF, é pertinente esclarecer que são investigados fatos e não pessoas”.


QUATRO POR QUATRO

O quarteto de samba e choro Dedo de Moça se apresenta neste domingo (29), às 16h, no térreo do IMS Paulista; o grupo é formado por Ana Elisa Colomar, Ana Claudia César, Rosana Bergamasco e Cintia Zanco.


CLAQUETE 

Um edital da Spcine para selecionar filmes inéditos recebeu 301 inscrições. O concurso foi lançado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a TV Cultura. Serão escolhidos 36 longas-metragens para serem exibidos na emissora paulista. 

CLAQUETE 2 

“O número de inscritos mostra a quantidade de filmes brasileiros inéditos na televisão”, diz André Sturm, secretário da pasta.

PÁGINAS 

O ex-presidente Lula assinou uma dedicatória agradecendo aos organizadores da obra “Lula Livre/Lula Livro” por ter recebido uma cópia da publicação. A obra, idealizada pelos escritores Ademir Assunção e Marcelino Freire, reúne textos inéditos de mais de 80 autores como Chico Buarque e Raduan Nassar. 

PÁGINAS 2 

O livro teve metade de sua tiragem inicial de 200 exemplares perdida por estar em um carro que os traria de SP a Paraty, mas foi roubado.

 

 A obra terá pré-lançamento neste sábado (28), na Flip, e será distribuído gratuitamente. 


SEGUNDO CAPÍTULO

O jornalista Zeca Camargo, o ex-ministro Renato Janine Ribeiro, a filósofa Djamila Ribeiro e o editor Luiz Schwarcz foram à festa que a Companhia das Letras na quinta (26) na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). O escritor Alain Mabanckou e o colunista da Folha Ruy Castro também passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O Baile do Dennis, festa carioca de funk, terá neste sábado (28) sua versão paulistana. A partir das 17h, no Anhembi.

A escritora Helena Cerello lança seu primeiro romance, “Ninguém Abandona o Paraíso Pela Porta da Frente”. Neste sábado (28), às 15h, na Casa da Porta da Porta Amarela, em Paraty.

O filme “Fôlego” estreia no domingo (29) no Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo. Às 20h15 no CineSesc. 

A cantora Paula Lima apresenta o show “Voz e Piano”, ao lado do pianista Naldo Ramos. Neste sábado, às 21h, no Auditório Ibirapuera.

COM BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.