Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo tem até terça para se defender em ação por morte de Bacuri na ditadura

O caso tramita desde 2011 na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Área Interna do prédio onde ocorreram torturas mortes de presos politicos na antiga sede da Operação Bandeirantes, conhecida também como DOI-CODI
Área Interna do prédio onde ocorreram torturas mortes de presos politicos na antiga sede da Operação Bandeirantes, conhecida também como DOI-CODI - Silva Junior/Folhapress

O governo brasileiro tem até esta terça (31) para se defender de uma ação que pede a responsabilização do Estado pela morte de Eduardo Collen Leite, o Bacuri. O caso tramita desde 2011 na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

EXEMPLO 

A ação foi movida pelo Centro pela Justiça e o Direito Internacional, a mesma ONG que atuou no caso de Vladimir Herzog. No começo do mês, o Estado brasileiro foi condenado pela tortura, prisão e morte do jornalista.

O TERROR 

Guerrilheiro da luta armada contra a ditadura militar, Bacuri é considerado o militante que mais tempo passou mas masmorras da repressão: foram 109 dias sendo torturado em instalações da Marinha, do Exército e pela equipe do delegado Sérgio Fleury.

O TERROR 2 

De acordo com relatos históricos, Bacuri já não movia as pernas quando foi morto. Ao ser reconhecido pela família, não tinha olhos, orelhas e língua.

VERSÃO OFICIAL 

“O Estado brasileiro nunca esclareceu as condições em que o Eduardo morreu”, diz Beatriz Affonso, diretora do Centro pela Justiça. Segundo os militares, ele foi abatido num tiroteio ao resistir à prisão. O Estado até hoje sustenta a tese na comissão internacional.

BORRACHA 

A expectativa é que a condenação do caso Herzog ajude no andamento do processo de Bacuri e de outros. Na sentença, a Corte Interamericana de Direitos Humanos considerou que a ditadura cometeu crimes contra a humanidade, que não prescrevem nem podem ser alcançados pela Lei da Anistia.

BOA NOVA 

A mortalidade infantil caiu em SP, de 11,3 para 11,1 por mil nascidos vivos.

CURVA 

Embora mais alta que em anos recentes, a queda está sendo comemorada pela equipe do prefeito Bruno Covas: ela ocorre em um momento em que a mortalidade infantil está crescendo no país.

CURVA 2 

Em 2016, a taxa, que vinha caindo em média 4,9% desde o começo da década de 90, voltou a subir pela primeira vez em 26 anos.


 

Adriane Galisteu na rua Oscar Freire, em São Paulo
Adriane Galisteu na rua Oscar Freire, em São Paulo - João Miguel Junior/Globo

MAS OS MEUS CABELOS...

Adriane Galisteu ficou morena para interpretar a estilista Zelda na novela “O Tempo Não Para”; o folhetim estreia nesta terça (31), na Globo, no horário das 19h.


DE VOLTA 

A réplica da Arca da Aliança, em que teriam sido guardados os dez mandamentos, está voltando para São Paulo. Construída pela Igreja Universal do Reino de Deus para a inauguração do Templo de Salomão, em 2014, ela viajou por todas as capitais do país e chegou a ser vista por 240 mil pessoas, segundo a instituição.

EM CASA 

A Arca chegará no templo nesta terça (31), em um carro do Corpo de Bombeiros. Um cortejo percorrerá o trajeto do aeroporto de Congonhas até o bairro do Brás.

EM CASA 2 

Ela estará exposta ao público no domingo, 5, na celebração do quarto aniversário do Templo de Salomão.


MARTELO BATIDO

A peça “O Julgamento Secreto de Joana d’Arc”, que tem os atores Silmara Deon e Rubens Caribé no elenco e texto de Aimar Labaki, estreou na quinta (26). O escritor Gabriel Chalita assistiu ao espetáculo, no Teatro Oficina. 


 TUDO... 

O longa “Pureza”, que conta a história de Pureza Lopes Loiola, trabalhadora rural maranhense que pressionou autoridades pelo combate ao trabalho escravo, teve as filmagens finalizadas no domingo (22) no Palácio do Itamaraty. O ex-ministro Paulo Paiva representou a si mesmo na cena em que é assinada a portaria que, em 1995, criou o Grupo Especial de Fiscalização Móvel, que liberta pessoas em situação de trabalho escravo.

...VERDADE 

Dira Paes interpreta Pureza, que se envolveu na causa após encontrar um filho desaparecido trabalhando como escravo em uma fazenda. A mesa utilizada na filmagem foi a mesma sobre a qual a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, hoje guardada no Itamaraty. O filme é dirigido por Renato Barbieri.

MICROFONE 

O advogado Luiz Flávio D’Urso vai comandar um programa de entrevistas na RedeTV!. ‘Data Venia’ terá como primeiro entrevistado o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. A estreia será no dia 8 de agosto.


ÚLTIMOS DIAS

O filme “O Nome da Morte”, de Henrique Goldman, com Marco Pigossi e Fabiula Nascimento, teve pré-estreia na quarta (25), no shopping Pátio Paulista. O cineasta Carlos Nader compareceu ao evento.


CURTO-CIRCUITO

O bate-papo “A Inquietante Obra de Wesley Duke Lee” ocorre hoje. Às 19h, na Verve Galeria.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, encerra hoje, no Teatro Santander, um circuito de capacitação sobre o incentivo fiscal federal.

O médico Nairo Sumita participa da reunião do International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine e do World Association of Societies of Pathology and Laboratory Medicine. Hoje, em Chicago. 

COM BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.