Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Ideia de negar liminarmente registro de candidatura de Lula perde força no TSE

Tribunal deve dar o prazo regulamentar para que o ex-presidente defenda a candidatura

O ex-presidente Lula durante entrevista
O ex-presidente Lula durante entrevista - Nelson Almeida - 1º.mar.18/AFP
 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve dar a Lula o prazo regulamentar para que ele defenda a própria candidatura presidencial, depois do pedido de registro, no dia 15 de agosto.

TEMPO

A ideia de negar liminarmente o registro começa a ser descartada mesmo por magistrados que chegaram a defendê-la.

TEMPO 2

Integrantes da corte ouvidos pela coluna afirmaram que o processo pode durar pelo menos 15 dias —ou até mais. “Podem criar todo tipo de incidente. A criatividade dos advogados é infinita”, diz um dos magistrados.

MELHOR ASSIM 

Ainda que dê alguma instabilidade ao início da campanha, a conclusão a que se está chegando é que o processo garantiria que a decisão final —de impedimento da candidatura, como é mais provável— não seja contestada.

A PERGUNTA

O grande debate será o que Lula poderá fazer no período de discussão do registro. Será a primeira vez na história que se definirá como, e se, um candidato a presidente preso participará de atos de campanha até que seu processo chegue ao fim.

REMÉDIO 

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), apresentou queixa-crime contra o promotor Fernando Krebs, do Ministério Público Estadual de Goiás. Em junho, ele disse que o magistrado era “o maior laxante do Brasil”, referindo-se aos habeas corpus que Mendes concede.

QUALIDADE

O ministro pede que Krebs seja condenado por injúria e difamação qualificada, cuja pena chega a dois anos de prisão, com afastamento do cargo. O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) já apura se o promotor cometeu infração disciplinar.

OUTRO LADO 

Krebs não foi encontrado até o fechamento da coluna para comentar.

PRANCHETA 

A PUC Minas está desenvolvendo uma pesquisa sobre os 50 anos da carreira do arquiteto mineiro Gustavo Penna. Sua obra será integralmente catalogada e publicada em uma coleção de livros que deve ser lançada em setembro, em São Paulo.


NO PLURAL

O espetáculo “Rio Diversidade”, que reúne cinco peças sobre sexualidade, estreou no Sesc Avenida Paulista na quarta (18). As atrizes Magô Tonhon, Gabriela Carneiro da Cunha, Cris Larin, Larissa Bracher, a drag queen Magenta Dawning e o diretor Guilherme Leme estiveram lá. 


NOVO DE NOVO 

A edição deste ano da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibirá pela primeira vez a cópia restaurada do filme “Central do Brasil” (1998), dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro. 

NA MEMÓRIA

A exibição ocorre no dia 30 de outubro, com a presença do diretor e do elenco. O longa foi restaurado com o apoio do Centro Nacional de Cinematografia francês e da coprodutora francesa MACT, com coordenação da Videofilmes. 

EMBARQUE 

O artista Melvin Edwards, 81, referência da arte afroamericana, virá ao Brasil para a abertura de sua exposição no Masp, em 23 de agosto. 

EMBARQUE 2 

A mostra, que se chama “Fragmentos Linchados”, é homônima de uma série de esculturas das quais 37 serão apresentadas no museu. 

 

A atração reunirá mais de cinco décadas da produção de Edwards.

NA BATIDA 

Bruno Covas se reuniu com os 32 prefeitos regionais da capital paulista para a apresentação de um projeto piloto realizado em Cidade Tiradentes para combater os bailes funk de rua, conhecidos como pancadões. 

NA BATIDA 2 

Segundo a prefeitura, a ação, batizada Operação Sono Tranquilo, aumentou a fiscalização, incrementou atividades culturais e reduziu de 40 para zero o número de eventos naquele distrito.

NA BATIDA 3

Na esteira da iniciativa, as incidências com armas de foto caíram 41%, segundo registros do hospital municipal de Cidade Tiradentes. A ideia é que a iniciativa seja estendida para as outras regiões da cidade.


VIDA DE CASAL

As atores Mariana Xavier e Paulo Mathias Jr. atuam na peça “O Último Capítulo”, que estreou no sábado (14), no Teatro Itália. A também atriz Fafy Siqueira e a produtora Bruna Dornellas assistiram à sessão. 


CURTO-CIRCUITO

A peça “Gente, a Lili Sumiu!” estreia nesta sexta. Às 21h30, no Teatro J. Safra. 

O grupo Época de Ouro se apresenta em show para celebrar os cem anos de Jacob do Bandolim. Nesta sexta, às 20h, no Sesc Pinheiros. 

Luiza Possi faz show nesta sexta ao lado de Enok Virgulino. Às 21h, no Teatro Bradesco, Enok Virgulino.

A Corello promove um almoço para o lançamento da Resort. Nesta sexta, às 12h30, no Ristorantino.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.