Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Intenção de consumo em São Paulo cai em junho

Fecomercio-SP diz que paralisação dos caminhoneiros foi decisiva para a queda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Movimento de consumidores na rua 25 de março em dezembro de 2017
Movimento de consumidores na rua 25 de março em dezembro de 2017 - Marlene Bergamo/Folhapress

Os paulistanos estão menos confiantes e devem pensar duas vezes antes de gastar. Pesquisa feita pela Fecomercio-SP mostra que o índice de ICF (Intenção de Consumo das Famílias) caiu de 91,8 pontos em maio para 89,7 em junho.

NA BOLEIA 

A entidade afirma que a paralisação dos caminhoneiros foi decisiva para a queda do indicador, agravada pela demora do governo em fechar negociação com eles. A insatisfação com Michel Temer também teria contribuído.

MURO 

A Fecomercio-SP acredita que o índice oscilará perto dos 90 pontos (abaixo de cem, ele indica insatisfação quanto às condições de consumo) “graças às poucas vagas de emprego que estão sendo geradas” e ao período de julho a setembro, que tradicionalmente é de queda nas vendas.

LADO BOM 

Apesar das oscilações negativas, a situação melhorou em relação a junho de 2017, quando o ICF foi de 77,7 pontos.

OUTRA COISA 

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), diz que o problema da corte não é pressão interna, como declaram alguns magistrados. “É juiz que faz favor e acha que o poder existe, não para fazer o bem e a justiça, mas para proteger os amigos e perseguir os inimigos”, afirma.

CARA A CARA 

Fernando Haddad passará a atuar como advogado em processos de Lula. Com isso o ex-prefeito terá acesso livre ao ex-presidente na prisão.

E OS OUTROS? 

O PT pode propor uma ação direta de inconstitucionalidade contra artigo da lei eleitoral que “deu o monopólio de anúncios de candidatos na internet para o Facebook e o Google”, diz o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). 

ESTRADA 

Ele e o vereador Eduardo Suplicy vão sugerir ao partido caminhos jurídicos para tentar mudar a situação.

OI, AMIGO 

E Suplicy pretende escrever uma carta a Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, manifestando preocupação em relação à falta de transparência dos gastos de pré-candidatos na rede. Ele deve acionar também o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 


GELADO

A temporada paulistana de “O Leão no Inverno”, com Camila dos Anjos, Regina Duarte, Leopoldo Pacheco e Caio Paduan (da esq. para a dir.), chega ao fim neste mês. A peça pode ser vista até dia 29, no Teatro Porto Seguro.


VOU DE TÁXI 

Haitianos compõem a maioria dos refugiados que se cadastraram no aplicativo 99 para trabalhar como motoristas do serviço em cidades do Brasil. Venezuelanos e bolivianos ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar. 

BABEL 

Ao todo, 73 estrangeiros se inscreveram na plataforma nos primeiros sete dias desde que a 99 abriu o credenciamento para eles, na quarta (20), data em que é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. Na lista ainda há peruanos, nigerianos, ganenses e libaneses.

VEM, GENTE 

A empresa espera aumento de mais de 170% na demanda nas próximas semanas, conforme esses estrangeiros regularizem a documentação necessária para poder dirigir. 

IMORTAL 

O músico e escritor Zuza Homem de Mello foi eleito para a APL (Academia Paulista de Letras). Ele ocupará a vaga aberta com a morte de Massaud Moisés.

FALA 

O Museu da Língua Portuguesa levará à Flip a exposição “A Língua Portuguesa em Nós”, que tem parte do conteúdo da instituição, fechada desde o incêndio ocorrido em 2015. Na mostra, haverá uma “cápsula dos falares” em que visitantes poderão gravar depoimentos que passarão a integrar o acervo do espaço.


MENTES CRIATIVAS

O empresário Johnny Saad, o ator Ricardo Corte Real, o editor Antoninho Rossini, o publicitário Luiz Lara e o consultor de marketing José Francisco Queiroz foram à comemoração dos 20 anos do Clube dos 100 Amigos, na quinta (28), no Conjunto Nacional. O evento lançou o livro “É o que Parece!”.


CURTO-CIRCUITO

O historiador Leandro Karnal e o rabino Ruben Sternschein debatem nesta segunda (2) na palestra Assuntos Contemporâneos e Judaísmo. Às 20h, na Unibes Cultural.

O Graacc promove a palestra com o filósofo e colunista da Folha Luiz Felipe Pondé. Nesta segunda (2), às 20h, no Teatro das Artes. 

O bar Pátio SP exibe o jogo do Brasil contra o México. A partir das 10h, na Vila Madalena. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.