Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT se surpreende com informação de que Toffoli não pautará ações sobre prisão em 2ª instância

Advogados ligados à legenda acreditavam que a questão poderia ser discutida e revista

O ministro do STF Dias Toffoli
O ministro do STF Dias Toffoli - Pedro Ladeira/Folhapress
São Paulo

Dirigentes do PT foram surpreendidos com a informação de que o ministro Dias Toffoli, que assumirá o comando do STF (Supremo Tribunal Federal) em setembro, já tomou a decisão de não pautar de imediato as ações que questionam a constitucionalidade da prisão depois de condenação em segunda instância.

ESPERANÇA

Apesar dos vários reveses na Justiça, diversos advogados ligados à legenda acreditavam que a questão poderia ser discutida e revista, possibilitando que Lula ganhasse a liberdade.

ESPERANÇA 2 

Além de descartar o debate do tema, Toffoli não deve atender a nenhum pedido de liminar que beneficie o petista caso assuma plantão da corte neste mês.

FAKE NEWS 

Apesar da disposição do magistrado, informações falsas se espalharam em redes sociais, até com declarações de personalidades jurídicas contrárias às supostas intenções dele de “soltar Lula”.

QUILÔMETROS

Ainda Toffoli: a possibilidade de ele contratar o jornalista Franklin Martins para comandar a secretaria de comunicação do STF, também aventada, não se concretizará. Os dois se estranharam quando ocuparam cargos no governo Lula.

OU EU OU ELE 

Como advogado-geral da União, Toffoli fez um parecer em 2009 contra a revisão da Lei da Anistia.

 

Franklin Martins, então ministro das Comunicações, chegou a dizer que pediria demissão do cargo caso a posição do governo não fosse alterada.

TUDO IGUAL 

Toffoli não mudou o parecer. Franklin Martins ficou no cargo. Mas os dois se distanciaram depois do episódio.

LONGA ESTRADA 

A advogada Esther Flesch, que deixou o Trench Rossi Watanabe no ano passado, na esteira das controvérsias envolvendo a delação da JBS, participou de um debate sobre ética corporativa com Gustavo Assed, professor da USP, e Pedro Moreira e Aline Braghini, da comissão de compliance da OAB de Ribeirão Preto.


PELO REFLEXO

A galeria Vermelho abriu na terça (17) a exposição “Rotações Infinitas”, de Ana Maria Tavares. Os artistas plásticos Regina Silveira e Artur Lescher, a fotógrafa Claudia Jaguaribe e a galerista Luciana Brito passaram por lá. 


EM SOLO 

A defesa de Raul Schmidt, operador acusado de pagar propinas para ex-diretores da Odebrecht, reage à possibilidade de a advogada-geral da União, Grace Mendonça, viajar a Portugal para tentar mais uma vez que ele seja extraditado e volte ao Brasil.

PRAZO

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro acusa o órgão de ter perdido o prazo para fazer o pedido. “E insiste em fazer viagens a Portugal e a gastar dinheiro do contribuinte”, diz.

LONGA PARCERIA 

O secretário municipal da Cultura, André Sturm, que assumiu a pasta na gestão de João Doria (PSDB-SP), está coordenando o programa da área na campanha do tucano ao governo.

PIXEL 

O MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia) fará em agosto uma mostra individual da artista Regina Silveira, com obras da década de 1970 até os dias de hoje. Ela criará, especialmente para a exposição, um trabalho em realidade virtual ou aumentada baseado em desenhos realizados há cerca de 40 anos.

RESGATE 

Em novembro, a instituição deve promover uma mostra de Burle Marx, que desenhou os jardins de sua sede.

 

O museu estuda a possibilidade de instalar temporariamente, na área externa, um mosaico de pedras portuguesas pensado inicialmente pelo paisagista para o espaço.

TELONA 

Jeferson De, destaque entre cineastas negros brasileiros, será o homenageado da 13ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de SP, que começa no dia 25. Seu filme “Correndo Atrás” terá pré-estreia nacional na abertura do evento, no Memorial da América Latina.


DE TODOS OS CANTOS

As cantoras Ângela Maria, Maria Alcina, Alaíde Costa, Cida Moreira, Virgínia Rosa e o cantor Filipe Catto se apresentaram em show homenageando os cem anos do nascimento de Dalva de Oliveira. O espetáculo foi realizado no sábado (14), no Sesc Pinheiros.


CURTO-CIRCUITO

O livro “O Carcereiro - O Japonês da Federal e os Presos da Lava Jato” terá sessão de autógrafos com o autor Luís Humberto Carrijo e com o policial Newton Ishii. Nesta quinta, às 19h, na Saraiva do shopping Pátio Higienópolis.

O Instituto Neymar Jr. promove leilão beneficente. Nesta quinta, às 19h, no hotel Unique. 

O Video Music Festival e a Spcine iniciam nesta quinta uma parceria em que videoclipes serão exibidos antes dos filmes em salas do circuito SPcine, como o Cine Olido. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.