Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Setor do cimento revisa projeções e admite que pode fechar o ano com queda

Ânimo durou até maio, quando greve dos caminhoneiros paralisou comercialização por dez dias

Fábrica de cimento no Paraná
Fábrica de cimento no Paraná - Julio Bittencourt

O setor do cimento, que esperava uma recuperação do mercado de até 2% em 2018, já está revisando a projeção. Agora, o setor admite que pode fechar o quarto ano consecutivo de queda nas vendas.

FREIO 

O ânimo durou até maio, quando a greve dos caminhoneiros paralisou a comercialização por dez dias. Houve recuperação no mês junho, mas ainda assim o bimestre fechou com queda de 3,8%.

TÚNEL 

Em geral, o segundo semestre é mais animador. Mas o baixo ritmo da atividade econômica no país também colabora com a reversão das expectativas.

ESPELHO 

Os advogados de Lula devem apresentar uma série de entrevistas de presidiários no recurso que levarão aos tribunais defendendo que ele poderia falar com a imprensa mesmo condenado e recolhido ao cárcere.

ESPELHO 2 

Além das já propaladas entrevistas concedidas a canais de televisão por Fernandinho Beira-Mar, Suzane von Richthofen e Marcinho VP, serão agregadas conversas do italiano Cesare Battisti com a imprensa quando estava preso, além de exemplos internacionais.

UMA COISA 

A ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), rejeita a comparação que está sendo feita na internet entre a decisão do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), de soltar Lula, e outra, tomada por ela em 2017, que evitou a volta do médico Roger Abdelmassih à prisão.

OUTRA COISA 

Como Favreto, Laurita Vaz estava no plantão em seu tribunal. 

 


A assessoria dela diz, no entanto, que a magistrada decidiu sobre questões processuais e não entrou no mérito de um caso já julgado, como fez o desembargador do TRF-4.

CHAMPANHE 

O banqueiro André Esteves comemorou duplamente na quinta (12). Além  de ter sido inocentado num processo de tentativa de obstrução da Justiça, ele completou 50 anos de idade. 


Flora Gil

GRANDE ENCONTRO 

O produtor Quincy Jones e os músicos Gilberto Gil e Mart’nália se abraçam no camarim do festival de Montreux, na Suíça, onde os brasileiros tocaram no sábado (7).


VAI TER COPA 

O jornalista paulistano Juca Kfouri e o escritor pernambucano Mário Rodrigues, autor do livro “A Cobrança”, participarão do debate A Taça do Mundo É Nossa?, organizado pelo Sesc, na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). A mesa, que discutirá a alegoria do futebol na representação do Brasil, 
está programada para o dia 27 deste mês. 

LOCAL 

E a Globo exibirá, em sua ocupação na Casa de Cultura de Paraty durante a Flip, uma série de minidocumentários que resultaram de uma oficina realizada com jovens da cidade no fim de maio. Os cinco filmes abordam histórias de moradores da região.

NA FAIXA 

Os catálogos históricos de exposições da Pinacoteca de São Paulo passaram a ser disponibilizados na íntegra na plataforma Getty Research Portal. O site, de acesso gratuito, reúne materiais digitalizados de instituições de arte de todo o mundo.

AGENDA VAZIA 

Representantes do Instituto Tomie Ohtake, da Bienal de SP, do Itaú Cultural, da SP-Arte, do Teatro Cultura Artística e da Pinacoteca do Estado foram ao gabinete do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, nesta quinta (12), para alertá-lo sobre o risco de cancelamento de grandes eventos culturais no país.

DÁ UM DESCONTO 

O motivo é a cobrança de taxas aeroportuárias de armazenamento de obras de arte, que passaram neste ano a ser calculadas pelo valor, e não mais pelo peso das peças. 

DESCONTO 2

O Masp já chegou a receber cobrança de R$ 4,5 milhões para armazenar 132 obras —na Justiça, baixou o valor para R$ 3 mil, baseado no peso delas e não em seu valor.

ROMARIA 

Os representantes das instituições se reunirão na próxima quinta (19) com o Ministério dos Transportes, a Anac e o MinC para discutir o tema.


NEGÓCIO FECHADO

O espetáculo “Pacto”, com direção de Zé Henrique de Paula e os atores Leandro Luna e André Loddi no elenco, estreou na quarta (11), no Teatro Porto Seguro. O diretor do espaço, Marco Griesi, o crítico de arte José Henrique Fabre Rolim, a atriz Lucy Ramos e o ator e diretor Elias Andreato assistiram à sessão.


CURTO-CIRCUITO

A cantora Fabiana Cozza e o músico Alessandro Penezzi fazem show com músicas de Dona Ivone Lara. Nesta sexta (13), às 21h30, na Tupi or Not Tupi. 

A peça “Noite de Reis” estreia no Complexo Cultural Funarte SP. Nesta sexta (13), às 21h.

A cantora Marcia Mah apresenta o show "Prismah". Nesta sexta (13), às 20h, no teatro do Centro Cultural Unibes. 

A banda Olympyc faz show com a cantora Tulipa Ruiz. Nesta sexta (13), às 22h, no Estrella Galicia Estação Rio Verde.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.