Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cármen Lúcia se reunirá com filho de Herzog para discutir investigação sobre a morte do jornalista

Segundo Ivo Herzog, a ministra se dispôs a encontrar caminhos para que ela siga adiante

A presidente do STF, Cármen Lúcia
A presidente do STF, Cármen Lúcia - Pedro Ladeira/Folhapress
São Paulo

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, marcou um encontro com Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, na próxima semana, em São Paulo. Em pauta, a investigação da morte do jornalista, que foi torturado e morto pela ditadura militar.

MURALHA 

As tentativas de esclarecer o assassinato e responsabilizar os culpados sempre foi barrada por causa da Lei da Anistia. 

 

No mês passado, no entanto, o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, e o caso foi reaberto pelo MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo).

CAMINHOS 

Segundo Herzog, a ministra se dispôs a discutir caminhos para que a investigação siga adiante. A família teme que alguma corte superior volte a barrar o inquérito agora reaberto.

EM MÃOS 

Herzog, o diretor do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili, e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) entregaram a sentença da corte a Cármen Lúcia no mês passado. 

CADA CASO 

Na ocasião, a magistrada disse que a Lei da Anistia não permite que se abra uma investigação ampla e irrestrita sobre a ditadura. “Mas afirmou entender que, em casos específicos, como o de Herzog, ela pode ocorrer”, diz Teixeira.

NA ESTRADA 

O ex-ministro José Dirceu vai rodar o Brasil de motorhome para lançar sua autobiografia. A primeira parada será no Rio de Janeiro.

NA RUA 

E Dirceu se misturou à militância e participou da marcha para inscrever a candidatura de Lula no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na quinta (15).

QUERIDO PRESIDENTE 

O ex-ministro Gilberto Carvalho, um dos mais próximos de Lula, escreveu uma carta a ele manifestando preocupação com a explicitação de Fernando Haddad como provável plano B do PT na campanha presidencial. Lula ainda não respondeu.


 

Retrato de Gal Costa feito por Bob Wolfenson
Retrato de Gal Costa feito por Bob Wolfenson - Bob Wolfenson

CABELOS AO VENTO

O fotógrafo Bob Wolfenson utilizou um véu como anteparo para o retrato de Gal Costa que estampa a capa de “A Pele do Futuro”, disco que a cantora lança em 21 de setembro; a imagem final que ilustrará o álbum terá intervenção artística de Fábio Arruda.


PODE 

A Uber vai lançar na terça (21) uma cartilha para orientar autoridades sobre a forma mais eficaz de solicitar o compartilhamento de dados à empresa —e explicando o que ela pode fornecer. 

PODE 2 

O documento aponta quais dados estão protegidos por lei (como itinerário de viagem) e que só podem ser obtidos via decisão judicial.

FAZENDO... 

“Ai Weiwei Raiz” será o nome da exposição do artista chinês Ai Weiwei que abre no dia 20 de outubro, na Oca, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

...ARTE 

Entre os trabalhos à mostra estarão moldes em porcelana de elementos brasileiros como fruta do conde, ostra, dendê e abacaxi —cujas letas iniciais formam a palavra que batiza a série, 
“Foda”. Eles serão vendidos pela ArtEEDições Galeria.


AGORA É QUE SÃO ELAS

A historiadora Maria Lucia Segall e as artistas Karen Lamassonne, Lenora de Barros e Teresinha Soares |7| participaram do coquetel para convidados da exposição “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960-1985”, na Pinacoteca, na quinta-feira (16). A empresária Neidinha Moraes e as galeristas Eliana Finkelstein e Jaqueline Martins |6| também compareceram.


FOME DE QUÊ 

A Fundação Bienal promove no dia 3 de setembro um jantar com visita guiada pela 33ª edição da mostra, que será aberta ao público no dia 7 do mesmo mês. Os ingressos custam 
R$ 3.500 e dão direito ao passeio conduzido pelos curadores da exposição. 

TROFÉU 

O filme “Ara Pyau – A Primavera Guarani” recebeu o prêmio Rigoberta Menchu, do festival Présence Autochtone – Montreal First People, no Canadá. O longa-metragem do diretor Carlos Eduardo Magalhães retrata a luta dos Guarani, moradores do pico do Jaraguá, em SP, para retomar a demarcação de uma área de 512 hectares na região entre agosto e setembro de 2017.

TROFÉU 2 

Na época, os índios alcançaram as antenas de telecomunicações localizadas no pico e deixaram 600 mil pessoas sem televisão.


POLÍTICA E RELIGIÃO

O deputado estadual Carlos Bezerra Jr. lançou o seu livro “Fé Cidadã”, na Saraiva do shopping Pátio Higienópolis, na semana passada. O candidato a deputado federal Roberto Freire, a vereadora Patrícia Bezerra e o defensor público-geral de SP, Davi  Depiné, passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A Orquestra Sinfônica de Jerusalém faz apresentações beneficentes na Sala São Paulo. Nesta segunda (20) e na terça (21), às 21h.

Será lançado nesta segunda (20) o livro “Toriba - Ensaios Fotográficos”, no JK Iguatemi.

A Rosa Chá lança sua coleção de verão 2019. Nesta segunda (20), às 20h, no Farol Santander. 

As advogadas Maria Beatriz Tilkian e Paula Santone dão workshop sobre a terceirização do trabalho. Na terça (21), às 8h30, na Sindusfarma. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.